Compartilhe nas redes sociais

Trabalho de consultoria vai auxiliar cooperativa no Diagnóstico de Gestão e Produção

O CAT Sorriso acredita que o cooperativismo desempenha um papel extremamente importante no crescimento econômico e social das cidades, estados e do País, por permitir o desenvolvimento sustentável das comunidades e auxiliar no fortalecimento das economias locais.

Em Sorriso, a Agricultura Familiar é representada por cooperativas e associações, que produzem e fornecem diversos produtos para feiras, mercados, merenda escolar e para a população em geral. Mesmo estando organizadas, precisam de apoio para sua consolidação, através de um plano de negócio para que alcancem o sucesso.

Diante disso, foi assinado um termo de parceria entre o CAT  e a Cooperriso  – Cooperativa dos Produtores Hortifrutigranjeiros de Sorriso, para a realização de um diagnóstico de gestão na cooperativa. O Cat Sorriso contratou o técnico em cooperativismo, Carlos Alberto Tabatelli (Carlão), que possui vasta experiência em consultoria, pesquisa, gestão e assessoria de cooperativas e associações para fazer um trabalho de consultoria na gestão da Cooperriso.  O trabalho atende a demanda do Projeto Cultivando Vida Sustentável, programa desenvolvido pelo Cat, em parceria com a Idh.

 

     

 

O modelo de negócio de Cooperativas

Segundo o consultor, nesta primeira fase, o trabalho será concentrado em fazer um diagnóstico da cooperativa e, posteriormente, traçar um modelo de negócio e um plano de trabalho junto aos cooperados. “Essa consultoria consiste em dar suporte e orientações as cooperativas de Sorriso. A proposta inicialmente é fazer um diagnóstico nesta primeira semana e a partir daí fazer uma análise e propor melhorias na gestão dessa cooperativa”.

O presidente da COOPERRISO, Ivaldino Han falou o que significa para a cooperativa poder contar com essa parceria do CAT,  ” Para nós essa parceria com o CAT é uma iniciativa transformadora, que só vem para agregar valor e fortalecer a nossa cooperativa.  Esse projeto de consultoria, com foco no diagnóstico da gestão e produção será primordial para que possamos identificar as oportunidades de melhorias e implementar soluções eficazes, que visam impulsionar as operações da cooperativa, com eficiência e sustentabilidade. O diferencial desta parceria está na inclusão dos pequenos produtores, fortalecendo os laços dentro da comunidade agrícola, para que todos possam superar os desafios do mercado, com confiança e resiliência, para assim, juntos construirmos um futuro mais promissor”.

E completou dizendo: “O suporte especializado do Cat, através do professor Carlos Alberto Tabarelli (Carlão), a Cooperriso estará posicionada, não apenas para alcançar novos patamares de sucesso, mas também para cultivar uma cultura de colaboração e sustentabilidade, que beneficie a todos os envolvidos, desde os membros da cooperativa até os consumidores finais”.

Identificar Forças e Fraquezas

Carlão reforça que serão verificados quais são os principais gargalos, ou seja, os pontos fracos enfrentados pelos cooperados. “Vamos procurar identificar os pontos fortes, os pontos fracos, procurar identificar as falhas no processo da gestão, falhas no processo operacional e analisar a questão de mercado. Porque hoje o grande gargalo é onde vender o produto, e vender o produto bem”.

Aumentar a produção para conseguir atender o mercado

O consultor diz que é necessário identificar e analisar o que o mercado precisa e de que maneira ele precisa.  “A gente sabe que existe um nicho no mercado, temos dados de que o estado de Mato Grosso no ano passado acabou importando cerca de um bilhão de reais em produtos hortifrutigranjeiros. Mas hoje a gente observa que o agricultor familiar não consegue cumprir em alguns itens da cadeia produtiva algumas prerrogativas pra atender o mercado. Esse mercado precisa de segurança. Que tipo de segurança? De que o agricultor familiar terá produtos não só hoje, ou amanhã, mas o ano inteiro. Quando a gente pensa em atender esses filões do mercado, que existe principalmente na nossa região, o primeiro quesito que a gente tem que analisar é se nós teremos condições de dar segurança pra que esse mercado possa optar em comprar de A ou B ou comprar a nossa produção”.

 

Receptividade

Segundo Carlão, está havendo uma boa receptividade por parte dos cooperados em participar desse diagnóstico. “Está sendo excelente, pois a nossa proposta não é criticar ninguém e sim apresentar melhorias. Mas essas mudanças, não será o CAT e nem o consultor que irá promover,  porque eu vou propor as mudanças, mas quem vai realizar essas mudanças será a cooperativa, e quando falamos em cooperativa são todos os cooperados, por isso todos tem que estar imbuídos nessa transformação. Uma cooperativa só terá sucesso se todos participarem ativamente da vida societária da cooperativa, que é uma empresa e tem que dar bons resultados. O cooperado precisa participar ativamente das tomadas de decisão, no planejamento e na atuação”.

                                 

Para a coordenadora de projetos da agricultura familiar do CAT, a zootecnista Andreia Sousa, “A parceria entre o CAT e a Cooperriso é fundamental para impulsionar o cooperativismo em Sorriso. A proposta de trabalho apresentada à cooperativa visa inovação e reestruturação, promovendo o desenvolvimento de suas atividades e objetivos, fortalecendo a agricultura familiar e abrindo novos nichos de mercado”.

 

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

 

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.