Compartilhe nas redes sociais

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

 

Membros da Estratégia PCI, representantes do Governo, de ONGs atuantes no Mato Grosso, do setor produtivo e do setor empresarial se reuniram em Cuiabá/MT.

 

 

Representantes de Sorriso marcaram presença no Workshop PCI MT – Pactos, Metas e Mercados, que contou com a participação de membros signatários da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir, entre eles, o CAT – Clube Amigos da Terra, a Prefeitura de Sorriso e a Aprocel – Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio Celeste. A reunião aconteceu na última terça-feira (16.04), em Cuiabá.

O que é a Estratégia PCI ?

Em dezembro de 2015, durante a Convenção do Clima em Paris (COP 21), o Governo de Mato Grosso lançou a Estratégia PCI: Produzir, Conservar e Incluir. A iniciativa do Governo do Estado faz pacto com várias instituições de diferentes setores da sociedade, envolvendo entes públicos e privados, com o objetivo de viabilizar acordos e parcerias locais, agregar mercados para valorizar os produtos e elevar a produtividade das principais cadeias produtivas de cada região, melhorar os meios de subsistência, com apoio ao pequeno produtor e respeito às aptidões locais, com foco na proteção e conservação de florestas.

A estratégia agora conhecida como Instituto PCI reuniu representantes de todos os Pactos Regionais firmados pelo PCI (“Regional Compacts”) idealizados pelo IDH, que estão alinhados às metas da Estratégia Estadual. Atualmente, as ações apoiadas pela IDH ocorrem em quatro regiões de Mato Grosso: Pacto Sorriso, Pacto Juruena, Pacto Barra do Garças e o Pacto Tangará da Serra.

 

 

 

 

A visão do PCI para Mato Grosso é alcançar o desenvolvimento social e econômico através do uso sustentável da terra, no intuito de mostrar que o estado produz com sustentabilidade, com a preservação do meio ambiente e inclusão socioprodutiva.

O Workshop teve como objetivo alinhar as metas de cada estratégia na sua região, os desafios para o ano de 2024, definir estratégias de governança, levantar os projetos em comum, projetos que estão funcionando em alguns municípios para que possam ser aplicados nos demais municípios.

 

 

 

RTRS é uma das ferramentas da Estratégia PCI

Para o consultor externo da RTRS no Brasil, Cid Ferreira Sanches, que também faz parte do Pacto, a reunião dos pactos do PCI foi importantíssima para os pactos regionais atingirem seus objetivos: “Foi um momento importante para todos conhecerem, saberem quais são as lideranças regionais, entenderem o que está dando certo em uma região para as demais fazerem igual, ou o que está dando errado para as outras se ajudarem. Foi uma reunião excelente, para que os pactos cada vez mais possam atingir seus objetivos de apoio à agricultura familiar, da questão do CAR e da sustentabilidade. Isso serviu para criar uma sinergia e a partir de agora serão realizadas reuniões periódicas entre os membros participantes dos pactos”.

 

Participação do CAT Sorriso

A coordenadora de eventos do CAT Sorriso, Cristina Delicato avaliou sua participação no evento. “Foi uma oportunidade excelente que tivemos de conhecer o que cada pacto está fazendo em sua região, vale ressaltar cada iniciativa deve estar respaldada pelo poder público e a gente nota que onde o poder público está junto é onde tem mais sucesso nas ações”.

A estratégia tem o objetivo que é unificar os projetos de sustentabilidade, os processos de desenvolvimento em todos os pilares, da produção, conservação e da inclusão de comunidades de agricultores familiares, povos indígenas, da conservação, da recuperação de áreas degradadas (APPs), e da produção de culturas de média e larga escala, como soja, milho, algodão, bem como campanhas de certificação.

Cristina apresentou as ações desenvolvidas em apoio aos produtores de soja certificada, pequenos agricultores familiares e também projetos de Educação Ambiental nas escolas. E destacou que foram apresentados os projetos de sucesso de cada pacto regional: “Vale ressaltar que regiões como o Vale do Juruena apresentou projetos de sucesso implementados na região, através do PCI, como a produção do cacau e um exemplo muito bacana da produção de castanha, que já conta com um nicho de mercado. Em Diamantino, tem um projeto da agricultura familiar de coleta de sementes, que já estão encaminhando para as Sementes do Xingu”.

 

 

Programa Cultivando Vida Sustentável

 

 

Entre os projetos desenvolvidos pelo CAT Sorriso, está o Programa Cultivando Vida Sustentável, cujo objetivo é promover a produção responsável de soja, fomentar a restauração e regeneração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica aos pequenos agricultores. As atividades do projeto serão desenvolvidas pelo CAT. O projeto almeja atingir uma área de 180.000 hectares de soja, totalizando aproximadamente 540.000 toneladas de grãos por ano produzidos de forma responsável, de acordo com as diretrizes da RTRS. O CAT desenvolve outros projetos como o “Águas do Lira”, para recuperação de nascentes da bacia do Rio Lira, o Projeto “O Agro na Escola”, o Gente que Produz e Preserva e o “Sorriso Vivo”.

 

 

 

Compromisso de Sorriso

Em Sorriso, o Pacto Regional PCI foi estabelecido em 2019. A Prefeitura de Sorriso junto com a estratégia PCI em parceria com entidades de classe do setor privado, foi assinado um memorando de entendimento, tendo como objetivo estabelecer a cooperação e realizar os esforços necessários entre os parceiros para promover desenvolvimento econômico sustentável através da estratégia PCI no Município. O acordo é de cinco anos e previsto para durar até este ano de 2024. Em Sorriso, o Pacto envolve 13 membros signatários do setor público (estadual e municipal), setor privado, sociedade civil e produtores.

 

 

O engenheiro agrônomo Bruno Maia participou do workshop como representante da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, da Prefeitura de Sorriso. Segundo Bruno, o evento foi bem proveitoso: “É muito bom vermos tantos resultados de uma maneira complementar e saber que estamos contribuindo. Existem perspectivas de se fazer mais investimentos e estamos otimistas para os novos projetos que virão. Nós como parceiros da iniciativa, juntamente com vários outros membros signatários, estamos abertos para as coisas que podem ser boas para o município de Sorriso, para os agricultores familiares e para os agricultores do agronegócio”.

Ele salientou alguns projetos que chamaram a atenção, que estão sendo desenvolvidos em outras regiões. “Alguns municípios, como Tangará da Serra, se fala do “Bezerro Verde” que é um programa de produção sustentável de bezerros, onde os produtores recebem incentivos para adotar práticas sustentáveis na pecuária de corte. O objetivo é conseguir valorizar a produção por conta do manejo do gado, com práticas sustentáveis. Em sorriso, podemos destacar projetos desenvolvidos pelo CAT, por meio da certificação RTRS e o projeto ‘Nascentes do Rio Lira’”.

Bruno Maia destacou a participação do poder público em Sorriso: “Pela Prefeitura de Sorriso, existem iniciativas da parte da regularização fundiária, junto ao INCRA e outros órgãos na busca de derrubar o embargo ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro, e fazer a entrega de títulos das áreas, tudo isso geraria pontos de inclusão dos produtores que estão lá”.

 

 

                     

 

Inclusão da Agricultura Familiar

O Workshop também contou com representantes da agricultura familiar. Ana Catarina Tibaldi, secretária da diretoria da Aprocel – Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio Celeste comentou sobre a importância da participação no encontro: “Foi maravilhoso participar do workshop do PCI – Produzir, Conservar e Incluir – são três verbos muito importantes para que sejam incluídos em todas as cadeias, tanto pelos pequenos, médios como os grandes produtores. Esse pacto que foi firmado em Sorriso serve para lembrarmo-nos das coisas que fazemos, do jeito que a gente produz, como a gente faz para conservar a natureza, como podemos incluir os pequenos nas nossas atividades de maneira que eles cresçam  e aprendam também a partilhar. O PCI é uma ideia de vanguarda, que está a frente do seu tempo, porque a gente senta, discute, conversa. Sem falar nas capacitações sobre gestão, governança, sobre captação de recursos, desenvolvimento de talentos existentes para que seja lucrativo, mas de preservação e cuidado com o meio ambiente em que vivemos”.

Sobre a IDH

A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.

Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.

O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas

Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e LinkedIn.

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

 

27/04/2024

CAT e parceiros realizam visitas técnicas do projeto de Sistemas Agroflorestais

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.