Compartilhe nas redes sociais

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

A Field Trip tem a finalidade de mostrar aos visitantes que a produção nas propriedades certificadas acontece de maneira sustentável, seguindo as boas práticas agrícolas, sociais, econômicas e ambientais. 

 

Representantes da Holanda, da Bélgica e de outras regiões do Brasil estiveram em Sorriso para participar da Field Trip 2024, para saber mais sobre a produção sustentável de soja e milho no município de Sorriso, conhecido como a Capital Nacional do Agronegócio. O objetivo da Field Trip, que aconteceu nos dias 03 e 04 de abril, foi apresentar à equipe internacional da Idh a realidade da cadeia da soja e a abordagem dos Pactos PCI em Sorriso, mostrando a sustentabilidade na produção da soja certificada e o apoio aos pequenos produtores familiares, aliada à proteção florestal e restauro de áreas.

A Field Trip contou com a presença de integrantes da Idh Holanda: Beatriz Richard: gerente do programa de mercados; Olatz Armengod, supervisora de projetos; da integrante da Idh Bélgica: Rommy Sterckx, supervisora de projetos SourceUp e representante da Idh Brasil: Daniela Torezzan, gerente de Comunicação e Relações Públicas; Alex Schmidt, gerente de Implementação de Políticas Públicas; Luiz de Almeida, gerente do Programa de Investimento em Territórios.

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar duas fazendas certificadas: a Jaborandi e a Querência, que associadas ao CAT Sorriso, que produzem soja, milho, algodão e outras culturas  para conhecer mais de perto os produtores parceiros do projeto de certificação RTRS, do qual o CAT Sorriso é signatário. A RTRS é uma das ferramentas da Estratégia PCI para promover a produção, processamento e comercialização de soja responsável em escala global.

A comitiva da Idh pôde conhecer um pouco sobre como ocorre todo processo de certificação, sobre os benefícios administrativos, econômicos, sociais e ambientais, além de ter um bate-papo com os produtores do cenário atual e futuro do agronegócio, em especial em Sorriso, que é uma referência absoluta na produção de grãos no Brasil e é considerado o maior produtor de soja do mundo.

O CAT Sorriso – Clube Amigos da Terra de Sorriso foi o anfitrião do grupo e do evento Field Trip, sendo guiados pela engenheira agrônoma do CAT, Julia Ferreira. Ao longo de 21 anos de atuação, o CAT Sorriso – Associação Amigos da Terra tem trabalhado em iniciativas voltadas a reconhecer e valorizar o produtor que exerce as boas práticas agrícolas, que promove a transferência de tecnologias e que está fazendo a transição para a agricultura sustentável através do plantio direto para proteger o solo, além da implantação do padrão de certificação internacional da RTRS em fazendas de médio e grande porte.

Além disso, o CAT oferece assistência técnica a pequenos produtores de produtos orgânicos e laticínios, estimula as crianças a preservar o ambiente por meio de projetos de educação ambiental e promove a participação das mulheres no meio rural.

A primeira fazenda visitada pela comitiva foi a Fazenda Jaborandi, onde foram recebidos pelo Frederico. A propriedade é certificada desde 2016. Os proprietários chegaram a Sorriso em julho de 19 94. Hoje plantam soja e milho.

 

Visita à Fazenda Jaborandi, que está no processo de certificação desde 2016.

 

Depois, os participantes seguiram para a Fazenda Querência, onde foram recebidos pela produtora Milene Arndt e seus pais Armando e Loiri Arndt. No projeto de certificação desde o ano passado, a propriedade iniciou o cultivo da soja, ingressando assim a migração da pecuária para a agricultura na propriedade. Hoje a área é utilizada para plantio de soja, milho e feijão, sendo parte dela contando com sistema de irrigação e sempre buscando atender aos requisitos de proteção ambiental e boas práticas agrícolas.

 

Visita à Fazenda Querência, que iniciou no projeto de certificação em 2023.

 

 

O grupo também viu de perto o trabalho do CAT em apoio à Agricultura Familiar e como é o relacionamento com as comunidades locais, numa visita ao Sítio Villa Láctea, da produtora de queijos Rita Hashiya, produtora de bovinocultura, onde produz leite e queijo.

 

   

 

Os visitantes puderam acompanhar também um pouco sobre os projetos desenvolvidos pelo CAT Sorriso e suas atividades, através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, com ações voltadas à sustentabilidade do Agro e preservação do meio ambiente. Também foi realizada uma visita na Unidade Demonstrativa de Reflorestamento na Fazenda Santa Maria da Amazônia, de propriedade do produtor rural Darcy Ferrarin.

Ferrarin explicou um pouco sobre o programa de educação ambiental Sorriso Vivo, envolvendo alunos de escolas públicas e particulares de Sorriso.

 

Visita à Unidade Demonstrativa de Reflorestamento do Projeto Sorriso Vivo, na Fazenda Santa Maria da Amazônia, do produtor Darcy Ferrarin.

 

A finalidade dessa Visita de Campo é poder mostrar o que está sendo feito na região para a produção de soja e a produção agrícola em geral e verificar como os setores público e privado se integram em ações concretas para atingir os objetivos de sustentabilidade que coincidem com a demanda dos mercados internacionais.

A Field Trip faz parte das iniciativas multisetoriais da parceria do CAT com a Idh, para reunir os diferentes atores da cadeia produtiva da soja e gerar conexões e espaços de diálogo, conforme ressalta a gerente de comunicação e relações públicas da Idh, Daniela Torezzan: “Para nós é extremamente importante mostrar a realidade em campo, conectando o internacional com o local. Por meio dessas visitas, proporcionamos diálogos diretos e abertos, dando uma dimensão real dos desafios e também das oportunidades. Isso valoriza ainda mais os esforços dos atores e parceiros envolvidos nas atividades. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas queremos valorizar os resultados gerados para a inclusão socioeconômica e sustentabilidade produtiva”.

Para a engenheira agrônoma do CAT, Júlia Ferreira, que é gerente do Grupo de Certificação RTRS, é de extrema importância a realização de eventos de campo. Ela reforçou que todo roteiro foi cumprido. “As visitas começaram pelo sitio da Rita, lá foi falado sobre o trabalho dela, os produtos produzidos com base no bem-estar animal. E também foi falado sobre a importância do pacto PCI na região, e a parceria da Idh, o CAT consegue auxiliar na parte de assistência técnica”.

Julia acrescentou que foram mostrados níveis diferentes das fazendas certificadas, como a fazenda Querência, que está em seu primeiro ano de certificação, lá o grupo foi recepcionado pelos proprietários Milene Arndt e seus pais Armando e Loiri Arndt, que puderam mostrar a propriedade e contar como está sendo o processo de certificação até o momento. Lá foram compartilhadas informações sobre como acontece todo processo de produção de soja certificada pelo padrão RTRS e seus impactos econômicos, sociais e ambientais.

 

Na Fazenda Jaborandi, que já está desde o ano de 2016 no projeto de certificação, considerada num processo avançado de certificação, puderam relatar sobre a importância da certificação para a fazenda e falar sobre as perspectivas de mercado.

Foi feita a visita na área de restauro da fazenda Santa Maria da Amazônia, onde o proprietário seu Darcy Ferrarin, que é o fundador do CAT falou sobre o trabalho do CAT, sobre o projeto Sorriso Vivo,  que iniciou em 2005, com o reflorestamento da área. Também falou sobre a importância da certificação da propriedade e perspectiva de mercado.

Após a visita ao município de Sorriso, a comitiva segue para uma visita para verificar de perto o trabalho da IDH desenvolvido na região de Balsas, no Maranhão.

 

Sobre a IDH

A IDH é uma organização global que atua para transformar os mercados. A IDH coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.

Com sede na Holanda, a IDH tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, IDH gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.

O trabalho da IDH é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas

Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e LinkedIn.

 

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

27/04/2024

CAT e parceiros realizam visitas técnicas do projeto de Sistemas Agroflorestais

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.