Compartilhe nas redes sociais

CAT Sorriso é parceiro em Mostra Científica, Cultural e Tecnológica do Colégio São José

 

No último sábado (11/11), estudantes, professores, coordenadores e diretores do CEBSJ – Centro de Educação Básica São José estiveram envolvidos na  Mostra Científica, Cultural e Tecnológica 2023, com apresentações de trabalhos com os resultados de seus projetos desenvolvidos ao longo do ano, abordando a temática da sustentabilidade.

O objetivo foi sistematizar o conhecimento construído em sala de aula e nos laboratórios ao longo do ano letivo, consolidando a metodologia de trabalho da instituição educacional, que é pautada na interação entre a teoria e a prática para a resolução de problemáticas do cotidiano.

A MOCTEC (Mostra Científica, Cultural e Tecnológica), reuniu estudantes, familiares, professores, coordenadores e diretores, bem como parceiros como o CAT – Clube Amigos da Terra, e outras empresas parceiras como a Buriti Destilaria, TOTVs, Águas de Sorriso e a Prefeitura Municipal, com o programa ECOPONTO.

A programação da Mostra contou com apresentação de diversos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Nos corredores e em cada sala, uma estrutura foi montada para as exposições, traçando uma verdadeira trilha do conhecimento. Os alunos estavam preparados e afinados para explicar e demonstrar aos visitantes os resultados obtidos e compartilhar suas descobertas e conclusões, a cerca dos assuntos pesquisados.

 

 

 

Por meio da demonstração de experimentos interativos, várias disciplinas como biologia, física, química e matemática se interconectaram nos trabalhos para oferecer uma visão mais abrangente da pesquisa, que vai além da teoria aplicada em sala de aula, com aplicações práticas do conhecimento. Os projetos podem se transformar em empreendimentos reais, que visam resolver desde problemas simples, aos mais complexos da sociedade, além de despertar a curiosidade entre os alunos que podem se tornar futuros cientistas.

 

 

 

SUSTENTABILIDADE COMO TEMA PRINCIPAL

A Mostra como um todo envolveu o conceito de sustentabilidade, abordando as boas práticas de reciclagem e reutilização de embalagens, a arquitetura sustentável, a reutilização do óleo de cozinha para a confecção de sabonetes e sabões, a reciclagem de papel, os 8 R’S da sustentabilidade (Refletir; Reduzir; Reutilizar; Reciclar; Respeitar; Reparar; Repassar  e Responsabilizar-se ), bem como um estudo aprofundado sobre aquecimento global e créditos de carbono, por exemplo.

Os projetos desenvolvidos pelo CAT Sorriso foram destacados em vários trabalhos apresentados na Mostra, entre eles, o projeto “Sustentabilidade Nascentes Vivas”, tendo como base de estudo o projeto  “Águas do Lira”, com a recuperação de nascentes do Rio Lira, no qual os estudantes do 6º ano fizeram uma visita técnica à nascente de numero 43, localizada no sítio Barriga Verde, que está passando pelo processo de revitalização pelo CAT Sorriso.

 

      

 

 

“O CAT fica muito feliz em fazer parte dessa mostra desenvolvida pelos alunos e professores do Colégio São José, porque o impacto de uma mostra científica como essa, não se limita ao evento em si. As ideias aqui demonstradas e compartilhadas, os contatos feitos durante esses encontros podem futuramente resultar em colaborações alongo prazo, resultar em avanços científicos e até mesmo, em mudanças na nossa sociedade, desenvolvendo uma consciência maior sobre preservação e sobre desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou Cristina Delicato, diretora de Eventos e Projetos do CAT Sorriso.

 

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados.

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

 

Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

 

 

 

 

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.