O projeto Gente Que Produz e Preserva tem como objetivo mobilizar agricultores a aderirem ao processo de certificação de soja e milho, visando um sistema de produção sustentável em prol da proteção da biodiversidade no estado do Mato Grosso
A certificação das propriedades é feita por meio da RTRS (Roud Table Soy Association – Associação de Soja Responsável), uma organização global multissetorial pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja e do milho como produtores, fornecedores, fabricantes, indústria, varejistas, comércio, finanças e organizações da sociedade civil.
O projeto Gente Que Produz e Preserva teve início em 2013, quando foi criado o primeiro grupo de produtores rurais de Sorriso certificados. O CAT Sorriso é membro da RTRS colaborando para que produtores de Sorriso e de outros municípios desenvolvam um sistema de produção de soja e milho sustentável por meio da certificação de soja e milho.
A ideia é fazer com que Sorriso e outros municípios da região passem a produzir soja, respeitando todas as normas de trabalho e regras ambientais, que vão resultar na certificação da produção, e assim aumentar a eficiência na gestão da propriedade, demonstrar a conformidade legal, social e ambiental da produção, abrir portas para novos mercados e aumentar a competitividade nos que são mais exigentes e promover a boa imagem do produtor e da empresa.
O projeto conta atualmente com 44 fazendas certificadas ou em processo de certificação, representando 245 mil hectares de áreas certificadas. O projeto está aberto para a adesão de novos produtores que tenham interesse em certificar suas propriedades.
Vantagens
Os produtores que fazem parte do projeto e produzem soja e milho dentro do padrão RTRS tem vantagens ambientais, sociais, administrativas e econômicas, pois, além de cumprir com as normas da Legislação Brasileira também atendem a 106 indicadores de cumprimentos como as boas práticas agrícolas e comerciais, condições de trabalho responsáveis, relações responsáveis com a comunidade, ou seja, produzem de forma social, e ambiental correta.
Além de o produtor ter um ganho expressivo com a gestão da propriedade, também recebe um incentivo financeiro por cada tonelada de grão produzido que equivale a um crédito, que é comercializado na plataforma da RTRS e repassado o valor total ao produtor. Já foram pagos mais de 3 milhões de dólares em bonificação aos produtores certificados, resultados da venda de créditos.
Saiba mais sobre o projeto e como certificar sua propriedade. Entre em contato com o CAT Sorriso pelo: (66)3544-3379 ou [email protected].
Conheça as propriedades rurais com a certificação RTRS.
Somos uma instituição sem fins lucrativos, privada, criada por Produtores Rurais que prima pelo desenvolvimento tecnológico do Agronegócio de...