CAT Sorriso 20 anos

O Agro na Escola

Um Sorriso para o Agro!

agro_na_escola_logomarca_correta

O Programa de Educação Ambiental Sorriso Vivo está inserido na aprendizagem dos alunos da rede escolar do município de Sorriso-MT desde 2006, quando foi lançado. Através dele, a escola tem um espaço para a realização de visitas técnicas nas Vitrines Tecnológicas de Reposição Florestal implantadas pelo CAT Sorriso na fazenda Santa Maria da Amazônia, na Fazenda Santana e em outras propriedades rurais abertas às visitas. Nestas áreas, os alunos podem aprender na prática sobre o meio ambiente, estudando e observando os recursos naturais como o ar, água, solo, fauna e flora, e as boas práticas agrícolas, podendo relacioná-las com a sociedade e com a produção de alimentos de maneira sustentável.

Sobre o Projeto

Criado em 2022, o projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro! – Produzindo alimentos com responsabilidade”, tem como objetivo sensibilizar as unidades escolares sobre os cuidados com o meio ambiente através de ações interdisciplinares, como boas práticas agrícolas, reciclagem e recuperação de áreas degradadas. No lançamento do programa, Xico Graziano ministrará a palestra “O agro na nossa vida. Sorria!”.

O projeto conta um concurso de desenho para alunos dos sextos e sétimos anos, com o tema “Como o agro produz o alimento que chega a nossa mesa”. A ideia é produzir um novo conteúdo para a entrega das cartilhas “Amigos da Terra” nas escolas, formando cidadãos conscientes sobre os cuidados com o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida das pessoas e da unidade escolar. Um aplicativo de interação entre crianças envolvidas no Projeto em Sorriso com demais localidades intermunicipais também será desenvolvido.

As ações e a metodologia do projeto reforçam o papel dos atores sociais do território, essenciais para o sucesso da iniciativa, estabelecendo parcerias com a Prefeitura, além de alianças com o setor privado. O propósito de educar, considerando atividades sustentáveis, é buscar valores e atitudes que possibilitem uma convivência harmoniosa do ser humano com as demais espécies do planeta, os auxiliando a compreender e analisar criticamente a participação do homem no meio ambiente.

Voltado para professores, alunos, colaboradores da rede escolar e interessados no tema.

O projeto será desenvolvido junto a rede escolar durante o ano de 2022 e 2023. Neste período será realizado o concurso de desenho – o material com instruções didáticas sobre boas práticas agrícolas deve ser acessado pelo link: X –, bem como o acompanhamento das atividades e orientações aos professores, alunos e os demais colaboradores das escolas.

Os alunos ainda receberão informações acerca da produção agrícola e o cotidiano das fazendas responsáveis por produzir os alimentos, além de visitas às propriedades para que possam obter subsídios para o desenvolvimento do desenho alvo do concurso.

No fim do ano de 2022, será realizada uma mostra com os desenhos desenvolvidos e escolhidos e os alunos serão premiados em 3 categorias. Espera-se que as escolas também ampliem seus trabalhos voltados à preservação do meio ambiente.

  • Preservação do meio ambiente;
  • Divulgação de boas práticas agrícolas.
A criação, impressão e publicação da sétima edição da Cartilha Amigos da Terra, com tiragem de 20.000 exemplares, além da sensibilização do público envolvido.

Materiais sobre o projeto

Baixe os materiais informativos sobre o projeto.

Orientações para produção dos desenhos da cartilha