Visitas monitoradas são realizadas por meio de uma parceria entre o CAT Sorriso e o Fundo Social da Cresol
Alunos da rede municipal de Sorriso tiveram aulas ao ar livre bem diferentes neste mês. Eles foram conhecer de perto a produção sustentável em pequenas propriedades rurais do município, que possuem o Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar, uma iniciativa da Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso).
Uma das paradas da turma do ensino fundamental da Escola Municipal São Domingo foi no sítio Vila Láctea, no Assentamento Jonas Pinheiro. Os alunos acompanharam como é feita a produção do queijo artesanal, premiado em diversos eventos do país, e receberam informações sobre práticas de bem-estar animal. “Os alunos ficaram muito à vontade para perguntar, tirar dúvidas e entender. Eles se encantaram com as vaquinhas, observaram de perto o manejo e ficaram impressionados com o cuidado na produção do leite de qualidade que dá origem aos queijos tão saborosos”, contou a assistente de projetos do CAT Sorriso, Andreia Sousa.
As crianças também descobriram de onde vêm as hortaliças que abastecem a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e das cooperativas. No sítio Sagrado Coração de Jesus, puderam aprender sobre a produção de hortaliças em sistema hidropônico.
“O que chamou atenção foi o brilho nos olhos das crianças durante toda a visita. A conexão com o campo e o interesse genuíno pelos processos ali realizados mostraram o quanto a experiência fez sentido. Foi uma visita muito rica e positiva em todos os aspectos”, destacou Andreia Sousa.
As ações de educação ambiental do CAT com alunos da rede municipal de ensino foram ampliadas por meio de uma parceria com o Fundo Social da Cresol. As visitas monitoradas dos estudantes serão realizadas nas propriedades da agricultura familiar e em áreas de restauração de nascentes de rios, como forma de incentivar a conscientização sobre sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.
Em outubro, os alunos visitaram o Viveiro de Mudas “Cultivando Vida Sustentável”, instalado no IFMT Campus Sorriso. No local, são produzidas mudas para a recuperação das nascentes da Bacia do Rio Lira, considerada patrimônio histórico, cultural, ecológico e turístico do município. Seis nascentes já foram revitalizadas e outras quatro estão em processo, por meio do projeto “Águas do Lira – Seja Amigo das Nascentes, idealizado pelo CAT. Desde junho do ano passado,foram produzidas mais de 17 mil mudas de espécies como jatobá, ipê-amarelo, copaíba, ingá e açaí. “Os alunos também irão visitar essas nascentes revitalizadas, pra conhecerem o que é um olho d ‘água, uma nascente. Cada trabalho que é feito de revitalização de uma nascente, o resultado é visto lá na frente com o aumento do volume d ‘água. É um trabalho muito gratificante”, comentou a coordenadora do CAT Sorriso, Cristina Delicato.