MENU

Search
Close this search box.
WhatsApp Image 2024-01-18 at 17.05.58

Projeto Águas do Lira contempla revitalização de nascente localizada na área urbana de Sorriso

Compartilhe nas redes sociais

 

A nascente Número 50, conhecida como Nascente Ipês, localizada no Loteamento Jardim dos Ipês, está sendo revitalizada pelo CAT Sorriso e parceiros através do Projeto Águas do Lira.

 

Conhecida como a Capital do Agronegócio, a cidade de Sorriso cresce em torno de 20% ao ano. Com uma população de mais de 110 mil habitantes (IBGE), a área urbana do município se expande, para poder abrigar indústrias, comércios e moradias. Esse crescimento acelerado faz com que surjam a todo o momento novos loteamentos e condomínios, alavancando o mercado imobiliário. Mas, para evitar os problemas urbanos provocados por um crescimento desordenado, é preciso que se faça um planejamento e se pense em alternativas para conter dificuldades de mobilidade urbana, problemas sociais e os danos ambientais, que podem trazer consequências como enchentes ou a escassez de água, por exemplo.

Um dos pontos essenciais a serem observados é a preservação das fontes de água e nascentes. As bacias hidrográficas, principalmente as de cabeceiras, devem ser tratadas como algo de mais importante dentro de uma propriedade, pois são elas as responsáveis pela existência das nascentes que, por sua vez, são fontes de água imprescindíveis para a vida humana.

O que são as nascentes?

As nascentes são fontes de água que surgem na superfície do solo, é o local onde se inicia um curso de água (seja um rio, ribeirão, ou córrego). Também conhecidas como olho d’água, mina d’água, cabeceira ou fonte, as nascentes são especialmente encontradas no meio rural, mas também existem em áreas urbanas.

Cuidados especiais precisam ser tomados, especialmente nas APP – Áreas de Preservação Permanente, para preservação ou recuperação das nascentes, como o controle da erosão do solo, por meio de barreiras vegetais, com o plantio de mudas de espécies nativas, minimização de impactos provocados por meio da contaminação química e biológica, entre outras ações.

Projeto Águas do Lira

Neste sentido, o CAT Sorriso tem demonstrado sua preocupação e reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, através do Projeto “Águas do Lira – Seja Amigo das Nascentes”, que está sendo desenvolvido com o apoio de instituições e empresas parceiras. Um trabalho de revitalização das nascentes do Rio Lira e de todo ecossistema em sua volta, está sendo realizado para garantir água para gerações futuras e fortalecer a biodiversidade.

 

 

   

 

 

Nascente 50 (Ipês)

Um plantio de 3.166 mudas de árvores de espécies nativas marcou a inclusão oficial de uma nova nascente ao projeto: a Nascente 50, chamada de Nascente Ipês. Para realizar este trabalho de revitalização, o CAT Sorriso conta com a ajuda de parceiros como o IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Sorriso e com o patrocínio da Colgate/Palmolive, da Earthworm e da Fix Urbanismo.

 

 

Uma nascente urbana

Com 58,33 km de extensão, o Rio Lira possui ao todo 106 nascentes que contribuem para a sua existência e a 60 delas precisam ser restauradas. A Nascente 50 (Ipês) encontra-se na área urbana de Sorriso, no Loteamento Jardim dos Ipês, na Av. Blumenau, um ponto da cidade que está em amplo desenvolvimento e está localizado às margens de uma Área de Preservação Permanente. Com a incorporação da nascente 50 ao projeto, já se somam quatro nascentes em processo de revitalização pela equipe do CAT Sorriso.

Parcerias

 

IFMT

O professor do IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Everton também destacou a importância da parceria do Instituto com o CAT “Nós estamos realizando o plantio de mudas de espécies nativas no entorno da APP de uma nascente de um afluente do Rio Lira que está dentro da área urbana de Sorriso. Estamos aproveitando o período de chuvas para fazer o plantio, e vamos fazer um trabalho de controle da erosão. Esse projeto é muito importante porque a gente sabe que o Rio Lira é um rio do município de Sorriso e nosso intuito é em pouco tempo  ter  a vegetação nativa restabelecida”.

Earthworm Foundation

O gerente de Projetos da Earthworm Foundation , João Carlos B. Silva, destaca a parceria com o Cat Sorriso. “Esta é uma iniciativa transformadora, que exerce uma grande influencia na sustentabilidade. Pra nós é uma grande satisfação poder colaborar com este projeto de revitalização das nascentes, que também traz impactos positivos para as práticas agrícolas sustentáveis”.

Fix Urbanismo

Para a FIX Urbanismo, o trabalho visa contribuir para a conservação e preservação de áreas de proteção permanente, prevenindo situações de má urbanização, degradação, acúmulo de lixo e desmatamento. “Nesse sentido, a FIX Urbanismo assinou um termo de parceria para unir-se ao CAT em prol de corrigir os problemas existentes e sensibilizar os moradores para que a Nascente 50 (Ipês)  seja revitalizada e protegida de forma contínua e permanente. Que esta parceria seja o pontapé inicial para um trabalho integrado entre a iniciativa privada e as organizações da sociedade civil em prol de espaços urbanos sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente constituídos”.

 

 

      

 

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]