Em dez anos, o grupo que começou com nove produtores certificados saltou para 54, buscando a produção sustentável e a manutenção da biodiversidade do estado
Produtores rurais de 54 fazendas que integram a Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) receberam a certificação da safra de soja 2024/2025 pela Associação Internacional de Soja Responsável – RTRS (sigla em inglês para Round Table on Responsible Soy). O selo é uma referência global em sustentabilidade na produção agrícola.
“A certificação RTRS é reconhecida internacionalmente e atesta que a soja produzida segue padrões rigorosos de responsabilidade ambiental e social, atendendo às exigências de mercados cada vez mais conscientes e exigentes”, destacou a gestora de Certificação do CAT Sorriso, Júlia Ferreira.
Na safra 2023/2024, eram 44 propriedades rurais certificadas. Agora, com a inclusão de mais 10 fazendas, a produção certificada atinge 684 mil toneladas de soja na safra 2024/2025. O processo de auditoria, conduzido por uma certificadora independente, ocorreu entre maio e junho deste ano e foi finalizado neste mês.
O CAT Sorriso tem papel essencial nesse processo, sendo responsável pela gestão dos dois grupos de produtores, consultoria e assessoria técnica, organização documental, busca de mercado para a venda dos créditos e administração na plataforma.
Os produtores precisam atender a 108 indicadores que comprovam o cumprimento de boas práticas agrícolas e empresariais, condições de trabalho responsáveis, relacionamento com a comunidade e responsabilidade ambiental. A cada tonelada de soja produzida é gerado um crédito. Esses créditos são comercializados na plataforma RTRS e adquiridos por empresas brasileiras ou estrangeiras como forma de compensação ambiental. No caso da safra 2024/2025, as comercializações já começaram com países como Argentina, Holanda e Alemanha.
“Continuamos empenhados em promover práticas agrícolas responsáveis, contribuindo para o fortalecimento da imagem do agronegócio brasileiro junto aos mercados nacional e internacional”, reforça Júlia Ferreira.
CAT Sorriso lidera a expansão da soja responsável certificada
Os produtores associados ao CAT Sorriso são responsáveis por mais de 9% de toda a soja certificada pela RTRS no mundo. Nesta semana, o CAT recebeu a visita dos representantes da RTRS no Brasil, Cid Sanches, e da RTRS na Argentina, Marina Muscolo. Eles também estiveram reunidos com diretores da Associação Clube Amigos da Terra e destacaram a atuação da coordenadora do CAT Sorriso, Cristina Delicato, como membro do Comitê Diretivo da RTRS, na representação da constituinte dos produtores rurais.
A Mesa Redonda da Soja Responsável (RTRS, na sigla em inglês) é uma associação internacional, sem fins lucrativos, fundada em 2006 em Zurique, na Suíça. A entidade promove o crescimento da produção, do comércio e do uso da soja responsável.
Crop AgroComunicação – Assessoria de Imprensa do CAT Sorriso