Compartilhe nas redes sociais

CAT Sorriso contribui para organização e crescimento da agricultura familiar

Consultorias em associativismo e cooperativismo têm profissionalizado agricultores e estimulado novos empreendimentos

O apoio da Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) aos pequenos produtores rurais da região Médio-Norte, por meio de consultorias em associativismo e cooperativismo, tem resultado na melhoria da gestão e impulsionado o desenvolvimento e o crescimento dos negócios. Os agricultores familiares também recebem capacitações que aumentam a produtividade e fortalecem a sustentabilidade no campo.

“Conseguimos organizar 70% e melhorar nosso trabalho”, informou o presidente da Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Sorriso (Cooperriso), Ivaldino Hahn. Com 53 cooperados de oito municípios da região, Hahn comemora a ativação de um ponto de venda direta de produtos da agricultura familiar para o consumidor, inaugurado em setembro deste ano. A Horti Fruti Cooperriso funciona no Centro de Abastecimento e Comercialização (Ceasa), no setor Industrial do município. No local, são encontrados ovos, legumes, frutas e verduras frescas e de qualidade.

Os agricultores ligados à cooperativa fornecem alimentos para a merenda escolar de cinco municípios. No ano que vem, serão incluídas mais duas cidades: Sinop e Lucas do Rio Verde. A produção também é comercializada em feiras e para outros mercados. “A cooperativa se destaca por essa união de esforços”, disse o presidente Ivaldino Hahn. Ele explica que a ação coletiva permite negociações mais favoráveis, tanto na venda da produção, que ganha volume, quanto na compra de insumos, já que maiores quantidades geram melhores preços.

O trabalho de consultoria junto à Cooperriso é realizado pelo especialista Carlos Tabareli há quase dois anos, por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, realizado pelo CAT Sorriso, com apoio da organização IDH e da empresa Cargill. Nesse período, foram realizados diagnóstico, definição do modelo de negócio e plano de trabalho junto aos cooperados. “Percebe-se um fortalecimento na governança cooperativa e tem-se observado também a implementação de processos mais eficientes e transparentes”, comenta o consultor Carlos Tabarelli.

O advogado e produtor rural Emerson Rozendo Portolan, atualmente membro do conselho fiscal da Cooperriso, avalia que o trabalho de consultoria foi um “divisor de águas” na instituição. “O consultor indicou o caminho correto, a adequação de procedimentos, e a cooperativa se tornou um exemplo a ser seguido”, afirma.

Em 2025, foram constatados novos avanços. “Houve, por parte da consultoria e do CAT, apoio na elaboração de projetos para captação de recursos, o que resultou em propostas aprovadas, recursos captados e um avanço muito positivo para essa cooperativa de agricultores familiares”, constata Carlos Tabarelli.

Para o próximo ano, a Cooperriso já tem dois novos núcleos para expansão dos negócios: piscicultura e laticínio. “Ano passado, visitamos os produtores de leite e vimos as dificuldades que eles enfrentam no campo, porque o laticínio é muito distante; um deles fica em Terra Nova do Norte”, explica Ivaldino Hahn. A proposta é que a cooperativa construa um laticínio em 2026 e, para isso, vem buscando apoio junto aos órgãos governamentais municipal, estadual e federal. “Agora estamos só esperando a documentação se concretizar para termos o recurso e começarmos a construção do laticínio”, disse.

Fortalecimento do associativismo impulsiona novas perspectivas

A Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio Celeste (Aprocel) é outra instituição que recebe suporte do CAT por meio de consultoria em associativismo, além de capacitações e orientações técnicas. Atualmente, são 90 associados ativos, agricultores que moram no assentamento Jonas Pinheiro, com áreas em Sorriso e Vera. “Verificamos uma melhora muito grande nos processos de gestão, em que se percebeu aumento da eficiência operacional dentro da própria associação, implementação de um sistema de gestão de qualidade, com planilhas de custo, prestação de contas e uma preocupação significativa em ampliar a visibilidade da associação junto aos associados”, destaca o consultor Carlos Tabarelli.

O presidente da Aprocel, Lindomar Ferraz, celebra a parceria e projeta os planos para 2026. “Estamos buscando financiamentos para a construção de casas e também para a produção de hortaliças, criação de gado leiteiro e expansão da produção de queijos e outros derivados do leite”, conta.

A assistente de projetos do CAT, Andreia Sousa, explica que, desde o início do trabalho com as instituições, o foco foi a inovação, a reestruturação e a profissionalização dos cooperados e associados. A proposta foi promover melhorias estratégicas, fortalecer a organização e trazer maior eficiência às práticas de gestão. “Observamos uma grande evolução com a consultoria feita pelo especialista Carlos Tabarelli, que trouxe uma visão técnica e moderna, contribuindo para a qualificação dos agricultores organização dos processos internos e o desenvolvimento de novas práticas voltadas à sustentabilidade e ao crescimento da Cooperriso e da Aprocel”, destaca Andreia Sousa.

Crop AgroComunicação – Assessoria de Imprensa do CAT Sorriso

 

23/12/2025

Projeto Águas do Lira já plantou mais de 17 mil mudas para recuperar nascentes em Sorriso

05/12/2025

Comunicadores conhecem modelo de produção agrícola sustentável no médio-norte de Mato Grosso

27/11/2025

Moradores retiram mais 800 quilos de lixo e ajudam na revitalização de nascentes do rio Lira

19/11/2025

Vivência agroambiental aproxima estudantes da rede municipal da produção sustentável em Sorriso

12/11/2025

Dia de Campo apresenta resultados de Sistema Agroflorestal em Sorriso

05/11/2025

Semeando sustentabilidade: produtores rurais de Mato Grosso tem reconhecimento internacional com soja certificada

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.