Compartilhe nas redes sociais

Nova Diretoria do CAT Sorriso assume gestão 2025–2027 com foco em inovação, sustentabilidade e união entre produtores

Com 23 anos de atuação, a instituição vem ajudando na valorização do setor agrícola, de pequenas a grandes propriedades

A Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) tem uma nova diretoria, que foi eleita para o mandato de dois anos, com vigência até setembro de 2027. A nova gestão assume com o compromisso de fortalecer ainda mais os projetos da instituição, que promovem a  sustentabilidade no campo, unindo inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental à produção agrícola.

A nova presidente é a produtora rural Márcia Becker Paiva, que assume ao lado de uma diretoria composta por produtores experientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da agricultura no médio-norte e norte de Mato Grosso. “É uma grande honra e também uma enorme responsabilidade estar à frente dessa maravilhosa associação. O CAT tem uma história importante na nossa cidade, região e Estado, representando produtores, tanto das pequenas propriedades, quanto de médio e grande porte, fortalecendo a agricultura sustentável e buscando sempre o equilíbrio entre produtividade e respeito ao meio ambiente”, disse Márcia Becker Paiva.

Fundada por produtores rurais de Sorriso, município que é o maior produtor individual de soja do mundo, a associação reúne hoje 80 associados em 15 municípios mato-grossenses. A instituição privada e sem fins lucrativos, o CAT Sorriso tem 23 anos de atuação, sendo referência nacional em agricultura responsável.

O ex-presidente Júnior Ferrarin, que esteve à frente da associação por oito anos, em gestões distintas, celebra os avanços obtidos e reforça a importância do trabalho realizado em defesa do agronegócio brasileiro. “O CAT surgiu em um momento de muita crítica ao setor. Assumimos o desafio de mostrar ao Brasil e ao mundo que somos parte da solução. Criamos o projeto Gente que Produz e Preserva e consolidamos o maior grupo de produtores com certificação da soja responsável do mundo, pela RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável)”, disse Júnior Ferrarin.

Atualmente 54 propriedades rurais, de associados do CAT, estão certificadas ou em processo de certificação, totalizando 290 mil hectares. Em 2024, este grupo produziu 690 mil toneladas de soja certificada, o que representa 9,06% de toda a produção mundial com o selo RTRS. Em menos de 10 anos, os produtores ligados ao CAT receberam  mais  de 11 milhões de reais, em bonificação. “A gente precisa agora seguir nesse caminho e fortalecer cada vez mais”, afirma o ex-presidente do CAT Sorriso.

23 anos de história: produção com responsabilidade

Com um histórico consolidado, o CAT Sorriso promove ainda práticas como o Sistema de Plantio Direto, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs). Entre as ações ambientais está a revitalização de nascentes da Bacia do Rio Tenente Lira, curso d’água com mais de 58 km de extensão. Quatro nascentes já foram revitalizadas e outras quatro estão em processo de recuperação.

Pensando no futuro, o CAT desenvolve atividades educativas voltadas à preservação ambiental com os estudantes, ao longo dos anos contribui com conhecimento para mais de 160 mil crianças.

Nestes 23 anos, a associação prestou apoio a mais de 270 pequenas propriedades rurais. Desenvolveu o Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar no Coração de Mato Grosso, que, além de atestar as boas práticas agrícolas, ajuda numa maior visibilidade e comercialização dos produtos.

A prioridade da nova gestão, segundo Márcia Becker Paiva, é fortalecer ainda mais a associação, promovendo a união entre os produtores rurais, e buscar soluções conjuntas para os desafios do setor. “Vamos investir em projetos que valorizem a inovação tecnológica, a sustentabilidade e a representatividade do produtor rural. Também queremos estreitar o diálogo com a sociedade em geral, poder público e outras entidades, mostrando a importância da agricultura para o desenvolvimento econômico e social da nossa região”, ressalta a nova presidente da diretoria executiva do CAT Sorriso.

Diretoria Executiva CAT Sorriso  – Gestão 2025/2027

  • Presidente: Márcia Salete Becker Paiva
  • Vice-Presidente: Darci Getulio Ferrarin
  • 1º Secretário: Valdecir de Rossi
  • 2º Secretário: Cleiton Skeiki Tessaro
  • 1º Tesoureiro: Janete Missio
  • 2º Tesoureiro: Marcos de Rossi

Conselho Fiscal Efetivo: Rafael Gatto, Cristiano Ricardo Copini, Gustavo Vigano Picolli
Conselho Fiscal Suplente: Cecilia Crestani, Alfeo Augusto Trecenti, Luis Fernando Paiva

 Crop AgroComunicação – Assessoria de Imprensa do CAT Sorriso

Galeria de Fotos

28/08/2025

Mulheres do campo semeiam ações para agricultura cada vez mais sustentável

26/08/2025

Mulheres transformam o agro no médio-norte do estado com tecnologia e inovação

20/08/2025

Do sítio ao supermercado: o selo que valoriza a agricultura familiar com origem e tecnologia

13/08/2025

Jovens do Ensino Médio conhecem na prática os caminhos da produção agrícola sustentável

06/08/2025

Cartilha “Amigos da Terra” ensina alunos da rede pública sobre preservação do meio ambiente e produção sustentável

30/07/2025

Painelistas do XII Fórum Regional Mulheres no Campo em Ação vão inspirar com histórias de superação e inovação

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.