O projeto “Horta na Escola”, desenvolvido na Escola Mário Spinelli, ganhou um novo reforço: a convite do CAT Sorriso, um professor do IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Sorriso, vai passar a orientar professores e alunos que desenvolvem o projeto a respeito das culturas produzidas na horticultura e o correto manejo para alcançar melhor produtividade. O projeto é orientado pela equipe formada pelos professores Marcos Antônio Aguiar, Patrícia Andreia Blanco e o diretor Alex Medeiros dos Reis. E coordenado pela professora Silvana Lima Rossatti.
São 120 alunos, divididos em oito turmas, que trabalham fazendo os canteiros, plantando e cuidando das hortaliças. O professor Marcos Antônio Aguiar destacou a importância com IFMT e com o CAT para o desenvolvimento do projeto. “Para nós da escola Mário Spinelli é muito importante essa parceria, porque não temos muita experiência com a horticultura, e trazendo esses profissionais que tem conhecimento técnico sobre as culturas de horta é fundamental tanto para nós enquanto professores, quanto para os alunos. Tenho certeza que os alunos vão aprender muito com esse profissional. Essa parceria com o IFMT e com o CAT, que intermedia isso, é fundamental para o sucesso da nossa horta”.
Todos os alimentos que serão produzidos na escola, serão destinados para a merenda escolar e o excedente poderá ser distribuído para a comunidade. “Temos uma parceria junto ao MPE e o promotor Marcio Florestan enfatizou sobre a importância da segurança alimentar dos nossos alunos, tanto na escola como em suas residências. A escola vai doar parte desses legumes para as famílias dos alunos que também precisam se alimentar em suas casas”.
O professor do IFMT, Matheus Marangon Debastiani estará prestando consultoria ao projeto, dando assistência técnica aos alunos e professores na área de fruticultura e horticultura. “É uma parceria nova, eu como professor do IFMT vou entrar com a assistência técnica para passar ao pessoal que nunca teve essa vivência de horta, de campo, como são os manejos para fazer esse cultivo. É interessante que os alunos que estão envolvidos, consigam produzir, para no final eles usufruírem desses alimentos na merenda escolar”.
Ele explicou sobre os conhecimentos que serão repassados: “Será principalmente sobre a escolha das cultivares e os ciclos delas, para eles saberem quais as culturas escolher, para que, e o período propício para plantar, são conhecimentos práticos para o melhor cultivo. Cada cultura tem suas exigências climáticas, por exemplo a melancia, por exemplo se for plantada na época da chuva ela pode rachar, porque absorve muita água, a alface, o tomate, cada um tem suas especificidades, por isso, é necessário saber qual o período melhor para se produzir mais e melhor”.
O professor Matheus também ressaltou sobre a parceria com o CAT Sorriso. “Essa parceria é interessante, o CAT me convidou para esta parceria e eu aceitei, também fui aluno da Escola Mário Spinelli e é interessante voltar para cá e eles precisavam de alguém que instruísse eles. Essa assistência será bem importante para o sucesso da horta e quem sabe o sucesso daqui migre para outras escolas, e possamos ter um horto-escola, uma área onde os professores e alunos possam manejar para obter a alimentação própria. É uma forma de devolver para a sociedade todo conhecimento que eu obtive um dia aqui nessa instituição”.
A escola recebeu recentemente um sistema moderno de irrigação por gotejamento, entregue pela empresa Netafim, para que possam alcançar maiores produtividades com economia de água e energia elétrica. A área servirá como vitrine demonstrativa para produtores da Agricultura Familiar.
As atividades são apoiadas pelo CAT Sorriso por meio do “Projeto Cultivando Vida Sustentável”, desenvolvido em parceria com IDH e a Cargill.
Leia também:
CAT Sorriso é parceiro do MPE em projeto que apoia a implantação de hortas comunitárias em escolas públicas
Sobre o CAT Sorriso
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]