MENU

Search
Close this search box.
HORTA 4

CAT Sorriso é parceiro do MPE em projeto que apoia a implantação de hortas comunitárias em escolas públicas

Compartilhe nas redes sociais

 O CAT Sorriso, em parceria com a empresa Netafim, realizou a entrega de um equipamento de irrigação para a horta da Escola Mário Spinelli

 

O CAT Sorriso presta apoio ao projeto “Cibus”, desenvolvido pelo MPE/MT, através da 3ª Promotoria de Justiça Civil de Sorriso. O projeto é idealizado pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar, e está entre as prioridades do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) do Ministério Público, com o objetivo de apoiar a implantação de hortas comunitárias em escolas públicas dos municípios, contribuindo para que estudantes e cidadãos como um todo, tenham uma alimentação adequada e saudável, traçando estratégias para a preservação da segurança alimentar, o fortalecimento da agricultura familiar e a produção sustentável.

Segundo a 3ª Promotoria Civil de Sorriso os trabalhos já iniciaram na Escola Estadual Mário Spinelli e, os alunos, com orientações dos professores, já montaram os canteiros, já estão preparando a terra, receberam do MPE os, insumos, materiais como carrinhos, plaquinhas, regadores, a Prefeitura doou substratos para os canteiros e a escola foi contemplada por uma empresa com o sistema de irrigação. Os alunos começaram a fazer o plantio das hortaliças e já havia na unidade escolar outras plantas como bananeiras e moranguinhos. Os alimentos que serão produzidos na horta da unidade escolar serão utilizados na própria merenda escolar. E, caso haja excedentes na produção, a escola poderá promover a doação para outras instituições do município, ou até mesmo distribuir aos familiares dos estudantes.

O promotor de Justiça, Márcio Florestan Berestinas salientou a importância do projeto:  “A implantação dessas hortas, possibilita com que haja uma interação entre professores, alunos e demais envolvidos no processo de aprendizagem, oportunizando com que os professores possam trabalhar o assunto de forma interdisciplinar. E para nós do MPE é de suma importância poder contribuir com esse projeto da Escola Mário Spinelli, apoiando as hortas comunitárias e escolares e estimulando a produção sustentável, livre do emprego de defensivos, em prol da segurança alimentar dos estudantes”.

 

    

    

 

Parceria do CAT Sorriso

Nesse contexto, o MPE buscou a parceria e apoio do CAT Sorriso, por meio do projeto “O Agro na Escola – Um Sorriso Para o Agro”, que é desenvolvido pelo CAT, com o objetivo de levar conhecimento às comunidades escolares das redes públicas e particulares sobre as boas práticas agrícolas, reforçando a importância dos cuidados com o meio ambiente, através de ações interdisciplinares, visando o desenvolvimento sustentável.

O projeto O Agro na Escola conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e apoio do IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da IDH, uma organização global que atua para transformar os mercados, para geração de empregos, rendas e um meio ambiente melhor.

A coordenadora de Projetos e Eventos do CAT Sorriso, Cristina Delicato, disse que CAT apoia todos os projetos que visem destacar a importância do agronegócio na vida das pessoas, e que o agro pode ser desenvolvido de maneira sustentável. Um sistema de irrigação, com tecnologia israelense, que utiliza o sistema de gotejamento foi doado pela empresa Netafim ao CAT Sorriso, que por sua vez decidiu repassar o sistema aos alunos e professores da Escola Mário Spinelli no desenvolvimento da horta escolar. “Fomos procurados pelo promotor Márcio Florestan para sermos parceiros do Ministério Público nesse projeto. E, em parceria com a Netafim, fizemos a entrega de um kit de irrigação e vamos entregar outros equipamentos para a escola, vamos ministrar palestras para que os alunos aprendam como fazer uma horta de maneira sustentável”.

 

     

   

 

Doação do kit de irrigação

Vagner Sordi, representante da Netafim Brasil Sistemas e equipamentos de irrigação falou sobre a doação do equipamento para a escola Mário Spinelli. “Nós doamos esse sistema de irrigação diferenciado e sustentável para a Escola Mário Spinelli, no cumprimento do nosso papel social. A iniciativa surgiu a partir do momento em que nós entramos em contato com o CAT, que já desenvolve esse trabalho junto aos pequenos agricultores no município de Sorriso. E para nós é muito gratificante poder contribuir com a produção de alimentos para a merenda escolar.”

Segundo a fabricante, o kit não necessita de energia elétrica para a utilização, pois funciona à base de energia fotovoltaica, através de bombas, drivers, baterias e painéis solares que abastecem os reservatórios de água e poderá ajudar os alunos e professores a ter maior produtividade na produção de hortifruti. “O sistema já está pronto para ser utilizado na horta da escola, para que os alunos possam cultivar fazer a irrigação dos canteiros de hortaliças. Através desse kit podem-se alcançar grandes produtividades e conseguir grande economia de água, pois é um sistema por gotejamento com 100% de eficiência”.

Na Escola Mário Spinelli, o projeto “Horta na Escola” é orientado pela equipe formada pelos professores Marcos Antônio Aguiar, Patrícia Andreia Blanco e o diretor Alex Medeiros dos Reis. E coordenado pela professora Silvana Lima Rossatti, que explicou que o projeto está sendo trabalhado com oito turmas, no total de 120 alunos. Ela destacou a parceria do CAT, que contribuiu para que o projeto pudesse ser desenvolvido nesse ano. “A escola, com recursos próprios, adquiriu os materiais para fazer os canteiros e também comprou as sementes e mudas. Mas toda estrutura e suporte fornecidos pelo CAT Sorriso possibilitou o engajamento de alunos e professores de diversas disciplinas (biologia, inglês, química, geografia, história) que são trabalhadas no projeto, pensando em ações que possam estimular e motivar o protagonismo dos alunos”.

A coordenadora ressaltou a importância da implantação da horta para a melhoria da merenda escolar e também conscientização dos estudantes sobre produção sustentável.  “Foi pensando na segurança alimentar dos nossos alunos e, sobretudo, na conscientização dos nutrientes contidos nos legumes e verduras, que surgiu a necessidade de desenvolver o projeto “Horta na Escola”. A horta possibilita gerar conhecimentos, que vão desde a preparação do solo, a semeadura até o cuidado com o manejo correto. Além de, extrapolar os muros da escola, no envolvimento da comunidade em sua construção, de maneira sustentável”.

 

 

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

 

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]