Compartilhe nas redes sociais

Workshop apresentará resultados de pesquisas sobre ILP e Plantio Direto na Palha

Evento será nos dias 23 e 24 de maio na sede da Embrapa em Sinop e também contará com uma visita técnica 

Será realizado nos dias 23 e 24 de maio, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril o Workshop Integração Lavoura-Pecuária. O evento é promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT ) por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, em parceria com as instituições envolvidas no projeto de pesquisa.

O evento apresentará os resultados da implantação dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária envolvendo a Integração lavoura pecuária (ILP) e o Plantio Direto na Palha. Os trabalhos são resultados de três anos agrícolas de pesquisas com uso de consórcios de segunda safra em sistemas produtivos com soja em plantio direto na palha e em ILP.

Os experimentos foram desenvolvidos na Fazenda Santana, em Sorriso, pela equipe da Embrapa e da UFMT por meio de um projeto financiado pelo REM Mato Grosso.

Inscrições gratuitas

As inscrições para o workshop são gratuitas,  porém as vagas para acompanhamento presencial são limitadas, por isso,  devem ser feitas antecipadamente no link https://catsorriso.org.br/eventos/whorkshop-integracao-lavoura-pecuaria/

 O evento acontecerá de modo híbrido e terá também transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube e pelo canal Vida Rural MT.

 

 

Programação:

A programação do workshop será feita em três momentos. Em dois deles, serão feitas apresentações de resultados das pesquisas no auditório. E o terceiro, será uma visita técnica à vitrine tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril.

No primeiro dia, na parte da manhã e à tarde, serão apresentados os resultados obtidos nos experimentos de sistema de Plantio Direto na Palha. Também serão abordados os resultados relacionados à produção de palhada, química, física e microbiologia do solo, carbono e perfil estrutural do solo, incidência de nematoides, doenças e pragas, bem como qualidade dos grãos e resultados financeiros.

A visita técnica será realizada no dia 23, no final da tarde, quando os participantes poderão ver no campo os consórcios discutidos na plenária.

A programação segue na sexta-feira, dia 24, pela manhã com a apresentação de resultados e discussões sobre o desempenho dos consórcios focados na ILP – Integração Lavoura-Pecuária. Serão abordados resultados zootécnicos, atributos químicos, físicos e microbiológicos do solo, sanidade da soja e indicadores econômicos.

Para finalizar a programação, haverá um painel com discussão sobre dois estudos de casos de ILP na região médio-norte de Mato Grosso.

 

Parcerias

O Workshop de Integração Lavoura-Pecuária é promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) por meio do programa Cultivando Vida Sustentável, em parceria com Fazenda Santana, UFMT e Embrapa Agrossilvipastoril.  Conta ainda com parceria com a Rede ILPF, consultoria Simbiagro e Laboratório Solos & Plantas. Conta também com apoio do IDH, da Bioma e da Soesp.

Pesquisador Embrapa Agrossilvipastoril, Flavio Jesus Wruck faz um convite a todos os produtores, pesquisadores, estudantes e demais interessados em participar do evento que é totalmente gratuito. ” Gostaria de convidar a todos em nome da Embrapa, do CAT Sorriso, do programa REM MT, da UFM e demais parceiros, para participar desse workshop Integração Lavoura e Pecuária onde vamos mostrar os resultados de três anos de pesquisa realizados na fazenda Santana em Sorriso, envolvendo consórcios de segunda safra voltados para Integração Lavoura e Pecuária e voltados para o Plantio Direto. Vamos falar dos benefícios e serviços desse consórcios aos nossos sistemas de produção. Será nos dias 23 e 24 de maio, um evento hibrido, com transmissão direta pelo canal da Vida Rural MT e pelo canal da EMBRAPA no Youtube e também presencial. São oferecidas 150 vagas. Ainda temos algumas vagas disponíveis,  é só entrar no site do CAT e fazer sua inscrição”.

Ele falou um pouco sobre a programação: “São dois dias , no primeiro dia vamos nos dedicar aos consórcios voltados ao Plantio Direto, com apresentações de resultados em auditório e a tarde vamos até a vitrine para ver alguns resultados na prática. No segundo dia vamos apresentar os resultados voltados à Lavoura e Pecuária. Todos os experimentos foram feitos na Fazenda Santana, em Sorriso”.

O engenheiro Luciano Alves, que presta consultoria agronômica para a Fazenda Santana, ressaltou  os resultados alcançados na propriedade por meio do projeto: “Trabalhamos com a fazenda Santana há bastante tempo e participamos arduamente na implantação do projeto da Embrapa, com o CAT, projeto REM e outros órgãos de pesquisa para tentar trazer para nossa região melhoras no sistema agrícola. Lá foram feitos vários tipos de coberturas, na parte de Plantio Direto e vários tipos de cobertura na parte de Integração Lavoura e Pecuária, visando rentabilidade e retorno financeiro e também a parte de restruturação de solo, retenção de carbono e outras informações. Nesse período a gente cresceu bastante a gente viu bastante evolução nas áreas onde foi implantado o projeto, tanto na produtividade de soja, como de milho. São práticas que não tem como não estar utilizando na propriedade,  nós já estamos implementando em outras áreas nossas. E esse evento vai demonstrar com dados que foram coletados no período do projeto para formatar e provar a parte de estruturação do solo e rentabilidade do sistema de Plantio Direto e Integração Lavoura e Pecuária”.

A diretora de projetos do CAT, Cristina Delicato também reforça o convite: Acesse o nosso portal, faça sua inscrição e esteja conosco conhecendo os resultados do trabalho de pesquisas realizadas durante três anos na Fazenda Santana , mostrando as práticas do sistema de Plantio Direto, coberturas, Integração Lavoura e Pecuária. No primeiro dia, o período da manhã e parte da tarde serão destinados à apresentação de resultados obtidos nos experimentos de sistema de plantio direto na palha. A visita técnica ocorrerá no fim da tarde do dia 23 e os participantes poderão ver no campo os consórcios discutidos na plenária. Na sexta-feira, dia 24, a programação no auditório será retomada pela manhã com apresentação de resultados e discussões sobre o desempenho dos consórcios focados na integração lavoura-pecuária. Faça sua inscrição e esteja conosco participando desse importante evento”.

 

 

 

Confira os consórcios que serão apresentados:

Consórcios de SPD

Milho + Brachiaria ruziziensis

Milho + Brachiaria ruziziensis + C. spectabilis

Sorgo granífero BRS 373 + Estilosantes BRS Bela

Brachiaria ruziziensis + C. spectabilis

Sorgo BSR Ponta Negra + C. spectabilis

Brachiaria ruziziensis + Gergelim + C. spectabilis + Niger + Nabo forrageiro + Trigo mourisco

 

Consórcios de ILP

Brachiaria brizantha cv. Piatã + feijão caupi

Piatã + Sorgo pastejo

Piatã + Nabo forrageiro

Piatã + Guandu Iapar 43 + Trigo mourisco + Girassol

Piatã + Coracana + Guandu  + Estilosantes BRS Bela + Trigo mourisco + Nabo forrageiro

 

Sobre a IDH

A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.

Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.

O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas

Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e LinkedIn.

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

12/06/2024

CAT e parceiros promovem oficinas e visitas técnicas para Agricultura Familiar de Sorriso e região

09/06/2024

IFMT e CAT reativam viveiro de mudas nativas

07/06/2024

Apesar dos benefícios, Sistema do Plantio Direto ainda é pouco utilizado em MT

06/06/2024

Sustentabilidade: venda de créditos certificados traz rentabilidade para produtores rurais

03/06/2024

Palestra apresenta como funcionam os Sistemas Agroflorestais (SAF)

31/05/2024

CAT lança Selo de Origem da Agricultura Familiar e livro didático sobre o Agro e o Desenvolvimento de Mato Grosso

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.