Compartilhe nas redes sociais

VII Fórum Mulheres do Campo – Construindo um Futuro Melhor – Edição Regional é sucesso de público

O VII Fórum Mulheres do Campo – edição regional – realizado pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) e entidades parceiras, na tarde dessa quarta-feira, 28/11, foi um sucesso de público, com a participação de mais de 180 mulheres do campo e da cidade, dos munícipios de Sorriso, Nova Mutum, Nova Ubiratã (Cedro Rosa), Campo Novo do Parecis, Ipiranga do Norte, Alta Floresta e Sinop (Gleba Mercedes).

No auditório do Sindicato Rural estavam reunidas mulheres empreendedoras, mulheres donas-de-casa, mães, avós, educadoras, profissionais liberais, empresárias, consumidoras, enfim mulheres de todas as classes sociais que promoveram trocas de informações e experiências.

Prestigiaram o evento, autoridades como o prefeito Ari Lafin, vereadora Silvana Faccio, Cecília Crestani, da comissão técnica do CAT, Volmir Contreira gerente regional Sebrae de Sinop e Marcelo Alexandre, analista técnico do Sebrae Sorriso, Silvia Gazolla, representante do Sindicato Rural de Sorriso.

Foram proferidas palestras e apresentados cases de sucesso. A historiadora, líder comunitária, consultora do Sebrae, de Areia-PB, Luciana Balbino de Souza palestrou sobre o tema “Empreendedorismo e Cooperação”, em que relatou caso de sucesso de comunidade de Chã de Jardim, na Paraíba, com empreendedorismo que transformou a realidade local através de de atividades voltadas ao turismo rural e turismo de experiência, valorizando produtos da agricultura familiar, o artesanato e a culinária, explorando a natureza de forma organizada e sustentável. Através do cooperativismo, a comunidade gera 44 empregos diretos e gera renda para mais de 200 famílias de forma indireta. “A gente se alegra e vê que é possível que as mulheres aqui da região de Sorriso possam também dar as mãos, empreender e gerar renda para ela e para a comunidade e desenvolver as pessoas e a cidade como um todo”.

Também foram apresentados vários cases de sucesso: Com o tema: “Associação Encontrando Soluções” – Ana Catarina Tibaldi dos Reis, presidente da Associação Mulheres Produtivas Assentamento Jonas Pinheiro; Com o tema: “Sustentabilidade Agrícola, a Força da Mulher no Campo”, Janete Missio – proprietária da Fazenda São Felipe, produtora rural e engenheira agrônoma; Com o tema: “Projeto Sentinelas da Terra” – Dulce Ciocheta, proprietária Fazenda Morena, produtora rural e administradora; Com o tema: “Iniciativa que Deu Certo na Pequena Propriedade”; Marcilene Nunes Medeiros da Silva, proprietária do Sítio Santo Antônio – Alta Floresta/MT; Com o tema: Persistência e Superação: Cleonice Gomes da Silva Maynart – Turismóloga, Chefe Dep. de Cultura e Turismo de Nova Ubiratã/MT – Interlocutora Regional do Portal do Agronegócio.

A produtora Dulce Ciocheta ressaltou a importância do fórum para o empoderamento da mulher “Esse evento é mais uma oportunidade das mulheres se reposicionarem na atividade rural, ao longo dos anos esse empoderamento da mulher tem crescido muito. A mulher tem um olhar mais delicado, de atenção e isso tem melhorado muito a gestão das propriedades rurais, isso quem ganha é o setor como um todo e o país como um todo”.

Marcilene Nunes da Silva, de Alta Floresta falou sobre os resultados do trabalho da associação “Trabalhamos com a produção e comercialização de plantas medicinais e hortifrúti orgânicos, livre de agrotóxicos, além da produção de hortifrúti, produzimos plantas medicinais, que são utilizadas na bioenergética e a gente vem vendo que a procura vem crescendo”.

O evento contou com a parceria do Sindicato Rural de Sorriso, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sebrae, Associação Mulheres Produtivas Assentamento Jonas Pinheiro e Aqua Fit Dance. E o patrocínio da Esteio Agrícola, Acrismat/MT, Sicredi, RD Rossato, Delmoro Supermercados, Casa Aurora e Centro Móveis

Houve sorteio de brindes, oferecidos pelas seguintes empresas: Cacau Show, O Boticário, Orquidário Parecis, Associação dos Orquidófilos de Sorriso; Erva Mate Cor e Sabor; Papelaria Caça e Pesca Confiança; Grupo Frâncio /Colonizadora Feliz; Chique Dog; Sitio Vila Láctea; Disk Mensagem Radical; Viveiro Sorriso; Artesãs da Gleba Mercedes; CAPS e Centro Móveis. Ao final foi apresentado um espetáculo de jazz e balé pela academia de dança Acqua Fit Dance.

O CAT estende os agradecimentos a toda imprensa pela brilhante divulgação e a todas as parcerias que tornaram o VII Fórum das Mulheres um grande sucesso.

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.