MENU

Imagem Texto ILPF cana hidrolisada e sal mineral caseiro

Sistema ILPF – técnicas de implantação, manejo e gestão em relação a taxa de retorno sobre investimento

Compartilhe nas redes sociais

No dia 11 de dezembro, agricultores familiares se reuniram na propriedade de José Reis e Ana Catarina para discutir sobre as vantagens de instalar o sistema ILPF para o manejo mais adequado do gado – leiteiro ou de corte. O tema foi tratado pelo consultor Jair Kotz, CT/IDH, e os Engenheiros Agrônomos Alessander e Natalia, que abordaram sobre o conforto térmico dos animais e a consequente maior ingestão de proteínas com a devida qualidade da pastagem. Ainda foram discutidos os aspectos inerentes a qualidade da água consumida pelos animais, seja por sua potabilidade ou temperatura.

Também foram apresentadas duas técnicas para aumentar o rendimento nutricional de silagem e, assim, a redução dos custos de produção. A primeira foi a hidrólise da cana-de-açúcar com cal – virgem ou hidratada. Neste caso, foi apresentada a preparação dos materiais e a utilização da cal e, com isso, os agricultores puderam observar in loco, a transformação desses materiais e seus benefícios, como a longevidade da utilização do material, que conserva o valor nutricional em até 60 horas após a hidrólise, e a digestibilidade por parte dos animais. Em seguida, se tratou da adição da mandioca e do feno com a cana hidrolisada para a formação de silagem e um composto alimentar mais completo.

A segunda técnica abordada foi a elaboração de sal mineral caseiro para a bovinocultura de corte e leite, demonstrando o benefício da redução de custos em função dos preços extremamente elevados do sal mineral. Assim, utilizando-se a mistura do sal branco, enxofre, farinha de ostra, erva mate e alho se obtém o sal mineral caseiro, que pela sua composição ainda auxilia no controle de endo e ectoparasitas (vermes, carrapatos, berne e parasitas).