MENU

Search
Close this search box.
lslsls

Reunião apresenta avanços e busca atrair novos produtores para o programa “Nosso Leite”

Compartilhe nas redes sociais

Produtores de leite do assentamento Jonas Pinheiro e parceiros do programa Nosso Leite (CAT Sorriso, Sebrae-MT, Empaer e Prefeitura Municipal) se reuniram na manhã da última sexta-feira, 13/04, para uma reunião no sítio São Caetano, no próprio assentamento.

A intenção era mostrar os resultados obtidos em mais de três anos do programa em Sorriso e atrair novos produtores.

O sítio de 18 hectares, onde foi realizada a reunião, pertence ao casal Valdeci e Vera Coconcelli. No programa desde o início, eles comemoram o avanço na produção leiteira. Em 2015 eram 8 vacas e a produção diária da propriedade não passava de 60 litros. Hoje, com 18 animais são 340 litros/dia.

A situação também melhorou muito para o produtor Pedro Abraão. Ele conta que chegou a vender 4 vacas para comprar comida para as outras 14 que formavam o rebanho. Atualmente são 24 animais e a produção é de 380 litros/dia. “A meta é chegar aos 500 litros somente com melhoramento e preparo adequado do pasto”, disse animado o produtor.

O manejo intensivo de pastagens para produzir de maneira eficiente e lucrativa é apenas uma das técnicas levadas aos produtores através da assistência técnica disponibilizada mensalmente. Seguir as orientações é uma das obrigações dos produtores que se dispõe a fazer parte do programa.

Nas visitas, além de orientar, os consultores e técnicos também acompanham de perto a rotina de quem decidiu se dedicar a cadeia produtiva. São traçadas metas para melhorar as condições de trabalho, aumentar a produtividade de leite e reduzir custos. “O melhor parceiro do programa são os próprios produtores. O sucesso, depende de vocês”, afirmou o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, que também esteve na reunião.

Para este ano o objetivo é ampliar o número de produtores. “Os integrantes do programa recebem toda a assistência técnica sem custo. É uma excelente oportunidade que deve ser aproveitada. Estamos de portas abertas para quem quer conhecer o sistema e investir na cadeia leiteira”, reforçou a secretária executiva do CAT, Lenira Arsego.

A produtora Sílvia Martha Lebach, manifestou interesse. Ela acompanhou a reunião e achou viável entrar no programa. “Tenho muito interesse em aumentar a produção e claro, o meu lucro”, afirmou a produtora.

Os interessados em fazer parte do programa devem procurar o Clube Amigos da Terra, na sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso.

Informações também podem ser obtidas no telefone (66) 3544-3379.