Compartilhe nas redes sociais

Representantes do CAT Sorriso participaram da Conferência Internacional da RTRS 2024, em Ghent, na Bélgica

A Conferência Internacional da RTRS reuniu em Ghent, na Bélgica, representantes de toda cadeia produtiva da soja, unindo cada elo da cadeia de valor — do campo à mesa — gerando diálogo, soluções e impactos positivos para o meio ambiente.

 

A Conferência Internacional RTRS 2024 “Rumo a uma Transição Regenerativa” foi realizada nos dias 19 e 20 de novembro, em Ghent, na Bélgica e contou com a presença de representantes-chaves de toda cadeia de valor da soja. O objetivo da conferência foi gerar discussões para avançar em uma visão compartilhada de um futuro sustentável e regenerativo, gerando diálogo, soluções e impacto positivo nas mudanças climáticas.

Promovido pela RTRS (Mesa Redonda de Soja Responsável), uma associação internacional que promove o crescimento da produção, do comércio e do uso de soja responsável, atendendo aos mais altos padrões de sustentabilidade, com foco na proteção das florestas, da biodiversidade, da saúde do solo e da saúde humana, para que todos tenham um futuro sustentável. A Associação opera por meio da cooperação entre os atores ligados à cadeia de valor da soja, desde a sua produção até o consumo.

O CAT Sorriso é membro da RTRS desde 2015 e foi patrocinador do evento pela primeira vez. A associação colabora para que produtores de Sorriso e região possam produzir de maneira economicamente viável, com competitividade no mercado e tenham a preocupação de produzir de maneira ambientalmente correta, socialmente justa e com eficiência na gestão de suas propriedades.

 

A coordenadora do CAT, Cristina Delicato, que é membro do Comitê Diretivo da RTRS, abordou o tema: “Agricultores de Mato Grosso comprometidos com a RTRS e a sustentabilidade”.

 

A coordenadora da Associação Clube Amigos da Terra –  CAT Sorriso, Cristina Delicato, acompanhada do consultor Mauricio Nicocelli Neto realizaram apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo CAT. Em sua apresentação, Cristina Delicato, que é membro do Comitê Diretivo da RTRS, abordou o tema: “Agricultores de Mato Grosso comprometidos com a RTRS e a sustentabilidade”. A palestra destacou o compromisso do CAT Sorriso com práticas sustentáveis e inovações tecnológicas.

 “Para nós, a certificação RTRS é o selo de compromisso com o futuro; cada propriedade certificada é um modelo vivo de sustentabilidade que garante uma produção de soja e milho ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. O CAT gera milhões de toneladas de soja e milho em suas mais de 45 propriedades, que totalizam cerca de 250 mil hectares que certificam com nosso apoio”, acrescenta Delicato.

 

 

A participação do CAT foi viabilizada pelo projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com o IDH e a Cargill. A produtora rural Janete Missio e o produtor Clayton Tessaro, que integram o Grupo  de certificação do CAT “Gente que Produz e Preserva”, também marcaram presença, fortalecendo a representatividade mato-grossense no evento.

A produtora Janete Missio contou como foi sua participação no evento. “Nós, participantes do programa de certificação da soja responsável, desenvolvido pelo CAT, temos um grande interesse em adotar práticas que devolvem o equilíbrio natural ao ambiente de cultivo. Neste encontro anual da RTRS, foram apresentados vários painéis envolvendo o rumo da agricultura, das certificações, tecnologias, apresentação de casos de sucesso envolvendo a Agricultura Regenerativa. O CAT também fez uma belíssima apresentação, mostrando o trabalho realizado junto aos agricultores, comunidades e escolas”, frisou.

Clayton Tessaro também faz parte do grupo de certificação do CAT e ressaltou a importância de estar presente na conferência internacional. “Para nós produtores brasileiros, é muito importante, pois há vários anos já estamos praticando uma agricultura sustentável, desde a implantação do plantio direto e creio que a grande maioria dos produtores brasileiros aplicam essa prática sustentável. Eu pude observar que a preocupação da Europa em geral é quanto ao desmatamento por parte dos produtores brasileiros, mas sabemos que essa prática não se aplica à grande maioria dos produtores conscientes. Todos sabem que o Brasil é o único país no mundo onde existem áreas a serem expandidas, como áreas de pastagem degradada, com isso cria-se uma ponte social e econômica que é o grande anseio da população mundial. Então foi mostrado aos europeus que os produtores brasileiros estão aplicando uma agricultura regenerativa, através das tecnologias existentes em cada estado do Brasil. Nenhum produtor tem intenção de degenerar ou degradar sua propriedade e sim cuidar e produzir cada vem mais alimento para o mundo”, avaliou Tessaro.

A conferência foi um importante momento de visibilizar e compartilhar entre os participantes as atividades e iniciativas desenvolvidas pelo CAT Sorriso. Na oportunidade foram apresentados alguns dos projetos desenvolvidos da instituição:

  • Projeto Cultivando Vida Sustentável: Selo de compromisso com o futuro, atuando em propriedades de larga escala de soja e milho e na agricultura familiar, gerando milhões de toneladas em 45 propriedades.
  • Projeto Águas do Lira: Focado na conservação, revitalizando nascentes urbanas e rurais, e mantendo um viveiro de mudas nativas, utilizando técnicas inovadoras de restauração florestal.
  • Projeto Agro na Escola: Promove a educação ambiental, alcançando mais de 150 mil crianças por meio de cartilhas educativas.

 

O consultor Maurício Nicocelli Neto apresentou dados sobre a certificação RTRS entre os produtores associados do CAT.

 

O consultor Maurício Nicocelli Neto também palestrou durante a mesa redonda e apresentou dados sobre a certificação RTRS entre os produtores associados do CAT, demonstrando os benefícios alcançados pelos produtores por meio da certificação, para que a produção de soja e milho ocorra de forma responsável e com menor impacto ambiental e social, trazendo retorno econômico aos pequenos, médios e grandes produtores.

“Esta foi uma excelente oportunidade para apresentarmos a um público de cerca de 150 pessoas que o trabalho desenvolvido pelo CAT Sorriso está avançando em sustentabilidade, destacando as inovações e tecnologias aplicadas nas propriedades agrícolas. Além disso, as discussões enriquecedoras nos permitiram compartilhar dados e informações de maneira construtiva. Quanto mais trocamos informações e abordamos temas em conjunto, mais fortalecemos nossas conexões, inclusive como neste caso, com players internacionais. Tivemos a oportunidade de mostrar parte das iniciativas do Clube Amigos da Terra, além de apresentar Mato Grosso ao público internacional, destacando a singularidade e inovação do nosso trabalho”, destacou Maurício.

No âmbito da conferência também foi realizada uma visita a campo, o evento foi organizado pela RTRS em parceria com a Associação Belga de Rações (BFA – Belgian Feed Association) para explorar instalações-chave em Gante e Waregem.

O objetivo da atividade foi aprofundar o conhecimento sobre o processamento de soja, a manipulação, distribuição e armazenamento de grãos, oleaginosas e seus derivados, além de compreender melhor as necessidades específicas do mercado europeu.

Sobre a IDH

A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.

Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.

O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas. Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @idh.br no Twitter e Linkedin.

Sobre a Cargill

Cargill oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo.

Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ajuda as pessoas a prosperar com a aplicação de nossas ideias há mais de 155 anos. Tem 155.000 funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atua.

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

Confira fotos do evento: 

 

 

 

06/12/2024

CAT Sorriso em parceria com Prefeitura, IFMT e Embrapa implantam unidades demonstrativas de SAFs no Assentamento Jonas Pinheiro

05/12/2024

CAT celebra adesão de 15 produtores ao Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar 

02/12/2024

Cooperriso comemora resultados positivos alcançados em 2024 com consultoria viabilizada pelo CAT

21/11/2024

CAT Sorriso leva caravana de mulheres para encontro “Inteiras para Liderar” promovido pelo SEBRAE em Cuiabá

19/11/2024

Mulheres de Sinop e Sorriso são destaques em seus negócios e inspiram novas empreendedoras

19/11/2024

CAT Sorriso participa de conferência da IDH na Bélgica visando o desenvolvimento sustentável no Agronegócio

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.