MENU

Search
Close this search box.
WhatsApp Image 2023-10-05 at 15.21.15 (1)

Representantes do CAT Sorriso farão participação em Live no canal de Ronaldo Trecenti, com o tema: Educação Ambiental

Compartilhe nas redes sociais

Com o slogam, “”Gerar Riquezas, Preservando a Vida”, o  Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso completou em 2013, 21 anos de atuação no município de Sorriso. Sempre com foco na preservação do meio ambiente e defendendo as boas práticas no campo para uma produção sustentável. Com o desenvolvimento de vários projetos, como o Projeto Sorriso Vivo, Projeto Gente que Produz e Preserva, Projeto Mulheres do Campo, Projeto o Agro na Escola, Projeto Águas do Lira , Projeto Cultivando Vida Sustentável.

O CAT é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais, que buscam o desenvolvimento tecnológico com foco na preservação do meio ambiente, valorização da família do campo e consolidação de resultados por meio de uma produção sustentável.

 

No próximo dia 11 de outubro, representantes do Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso vão participar da Live no canal de Ronaldo Trecenti, com o tema: Educação ambiental: da Ciência à Prática. O objetivo será falar sobre as ações do CAT para apresentar os desafios e os resultados dos trabalhos com Educação Ambiental desenvolvidos pela associação, com foco nos trabalhos com crianças do Ensino Fundamental, envolvendo diversos atores com Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público, entre outros parceiros.

Irão participar da live, a presidente do Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso, a produtora rural Dudy Paiva, também com o diretor técnico do CAT o engenheiro agrônomo Alfeo Trecenti e com o mestre em economia agrária, doutor em administração, escritor, comentarista e articulista- ele que é o embaixador do CAT, Xico Graziano.

A mediação será feita por Ronaldo Trecenti, que é engenheiro agrônomo e consultor em agricultura sustentável e faz consultoria agroambiental internacional. O link para acompanhar a live é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=iIS6UpDCulE

Apresentar os desafios e os resultados obtidos pelo CAT Sorriso com a educação ambiental. O CAT tem obtido resultados notáveis nessa empreitada, através de programas como o “Sorriso Vivo”, as visitas técnicas às Vitrines Tecnológicas de Reposição Florestal e o projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro!”

Através de diversos projetos, o CAT Sorriso consegue envolver ativamente as crianças no aprendizado prático sobre o meio ambiente e práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, a colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público fortalece o compromisso das instituições com a educação ambiental, contribuindo para a conscientização e a promoção de valores ambientais nas escolas de Sorriso-MT.

Serão apresentados os desafios e os resultados dos trabalhos voltados à Educação Ambiental do Clube Amigos da Terra – CAT de Sorriso-MT, com foco nos trabalhos com crianças do Ensino Fundamental, envolvendo diversos atores com a Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público e outros parceiros como SEBRAE, INDEA, IFMT, entre outros. O CAT realiza a distribuição de cartilhas informativas, por meio do “Projeto Sorriso Vivo”, que já está na sétima edição, tendo uma publicação também em inglês, que traz de forma lúdica, informações sobre boas práticas no campo e na cidade que ensinam a criança a preservar a fauna, a flora, as fontes de água, a dar a destinação correta para o lixo. O CAT também promove o plantio de mudas de árvores, a conscientização de incentivo à reciclagem, reutilização de materiais ou fazer um consumo consciente.

O projeto “O Agro na Escola” leva educação agroambiental para alunos de escolas de Sorriso e região, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Idh, Cargill e IFMT, com palestras, visitas a vitrines tecnológicas de reflorestamento, plantios de mudas de espécies nativa. Estamos com um concurso de videocast – “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro”, com o tema “Seja amigo das Nascentes”.

O CAT também desenvolve trabalhos de apoio à construção e manutenção de hortas nas escolas, projetos de compostagem com o uso de cascas de frutas e verduras que sobram da merenda escolar.

Todos contra o fogo – O CAT Sorriso realiza também um trabalho de conscientização e combate às queimadas, tendo desenvolvido junto ao batalhão do Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Secretarias e a Defesa Civil um comitê de combate às queimadas, com o objetivo de promover uma conscientização das pessoas na cidade e no campo para evitar essa prática que traz muitos malefícios para o meio ambiente e para a população, especialmente crianças, idosos e pessoas doentes.

O envolvimento das mulheres do agronegócio também tem sido um pilar fundamental, uma vez que elas desempenham um papel fundamental na adoção de práticas sustentáveis do setor, tanto na agricultura em larga escala como na agricultura familiar. Por meio do projeto “Mulheres do Campo”, o CAT também trabalha com mulheres do Agro, e apoio a pequenos produtores da Agricultura Familiar em diversas cadeias produtivas como hortifrúti, piscicultura, avicultura, cadeia do mel, cadeia leiteira, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, EMPAER, INDEA e outros parceiros. Em novembro será realizado mais uma edição do Fórum Mulheres do Campo, levando temas de interesse das mulheres do campo e da cidade, com palestras, mesas redondas, debates e oficinas, além de promover a valorização da mulher do campo.

O CAT desenvolve um projeto voltado a proteção e recuperação de nascentes intitulado “Águas  do Lira – Seja Amigo das Nascentes” com a revitalização de nascentes com o plantio de mudas de espécies nascentes para recuperação das matas ciliares

O Rio Lira é um rio que nasce e deságua dentro do município de Sorriso, com 86,65 km de extensão o Rio Lira deságua no rio Teles Pires. Foi feito um mapeamento e verificado que muitas nascentes precisam ser recuperadas. A legislação cobra um raio de 50 metros em torno das nascentes com vegetação nativa.

O projeto “Cultivando Vida Sustentável” entrou neste ano de 2023 em sua segunda fase, em parceria com a Cargill e a Idh. O CAT  é um dos signatários do pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir e é uma das lideranças do pacto em Mato Grosso. As ações têm como base desafios de produzir com respeito ao meio ambiente e com responsabilidade social. Com o objetivo de conservar, promover a recuperação de áreas degradadas, implantação de sistemas consorciados de lavoura-pecuária-floresta, além da difusão de práticas agroecológicas, com incentivo de produção orgânica, e inclusão de pequenos produtores familiares com assistência técnica, acesso ao crédito, pesquisa e inovação e prática de produção e consumo sustentável.

Projeto certificação RTRS – O projeto para certificação de propriedades produtivas de soja já comemora bons resultados, tendo alcançado mais de 150 mil hectares de área certificada RTRS, mostrando ao produtor rural que é possível cultivar com responsabilidade. E soja certificada é sinônimo de qualidade. O padrão de Certificação RTRS para a produção de soja sustentável garante que a soja provém de um processo de produção responsável, sustentável, socialmente justo e economicamente viável. E o produtor recebe um valor pela venda dos créditos de soja sustentável, que são comercializados em uma plataforma digital, mostrando que quem cuida, também prospera.

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]