MENU

Search
Close this search box.

Compartilhe nas redes sociais

Projeto Gente que Produz e Preserva surpreende representantes da WWF Internacional

Depois dos franceses foi à vez dos representantes da WWF Holanda, Inglaterra e Estados Unidos conhecerem de perto as ações desenvolvidas pelo projeto Gente que Produz e Preserva, do Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso).

Emma Keller, Kate Schaffner e Sandra Mulder, integram o grupo de trabalho da soja, da WWF. Elas visitaram na capital Nacional do Agronegócio, propriedades rurais certificadas e viram com os próprios olhos o que já conheciam no papel. “Nós achamos que é um projeto maravilhoso, porque realmente engajou os produtores e é isso que precisamos fazer”, afirmou Sandra Mulder.

Conhecer a realidade da agricultura de grande escala também deixou Emma Keller impressionada. “O projeto realmente está ajudando os produtores a melhorarem suas práticas de produção. Na propriedade que visitamos, o agricultor Vilson Graebin, estava muito orgulhoso e interessado em nos mostrar o que mudou e o que está fazendo para adequar a fazenda às exigências do projeto”, contou Keller.

Emma Keller disse ainda que sentiu a confiança dos produtores no CAT. “Na minha perspectiva a abertura e a honestidade que encontramos nos produtores não é só mérito dos produtores, mas também mérito do CAT, que realmente construiu um programa baseado na confiança e isso é extremamente necessário quando vamos dividir o caminho que leva em direção a uma soja sustentável”, concluiu.

Pelo terceiro ano, A WWF França assim como a WWF Brasil são parceiros do CAT no projeto Gente que Produz e Preserva. Tudo começou com uma conversa informal com uma empresa de laticínios francesa, que atua em nível mundial, a Bel. O grupo identificou o potencial produtivo de Sorriso e junto com o CAT apostou na produção sustentável. Hoje temos nove propriedades certificadas no padrão internacional RTRS, que comprova que o agricultor produz, mas também se preocupa com o meio ambiente. Outras 18 estão em processo de certificação.

Para o CAT foi mais uma oportunidade de mostrar os resultados do projeto e também se colocar como uma organização que atua, de forma efetiva, nessa área. A diretora de sustentabilidade do CAT, Cynthia Moleta Cominesi, garante que o projeto tem mostrando um caminho para os produtores rurais de Sorriso e região. “Quem entrou no projeto percebe a cada dia que é possível adequar a produção com a questão ambiental e ainda ter uma série de benefícios”.

No início deste ano, os produtores certificados de Sorriso receberam mais de meio milhão com a venda dos bônus da soja certificada. O pagamento encerrou o primeiro ciclo da certificação e representa um compromisso que os produtores assumiram com o projeto: Produzir e Preservar.

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

05/04/2024

Plataforma digital de monitoramento do projeto Chove-Chuva será lançada em Sorriso no dia 08 de abril

02/04/2024

Sorriso receberá representantes de outras regiões do Brasil e da Holanda na Field Trip 2024