Compartilhe nas redes sociais

PROJETO DO CAT/IDH CULTIVADO VIDA SUSTENTÁVEL RETOMA ATIVIDADES PRESENCIAIS


O Cat Sorriso está retomando as atividades presenciais das oficinas do Programa Cultivando Vida Sustentável. Após um período de nove meses com as atividades ocorrendo de forma online, mediante um protocolo de segurança, o programa agora retoma o cronograma de atividades presenciais, que estava paralisado anteriormente em função da pandemia da COVID-19.

Segundo a presidente do Cat, Dudy Paiva, no período de restrições foram desenvolvidas atividades à distância, como reuniões estratégicas com os stakeholders do projeto, bem como foi implementado um conjunto de capacitações online abordando diversas temáticas de interesse dos agricultores familiares e parceiros.

O programa tem em sua essência metodológica a construção participativa das ações e o aprimoramento das atividades já em execução. E neste sentido, os diálogos presenciais são fundamentais para, de um lado ouvir os pontos de melhoria e de outro, determinar as ações futuras em consonância com os anseios, desejos e sonhos da comunidade.  
Cristina Delicato, coordenadora de projetos do Cat Sorriso, enfatiza que as oficinas neste momento também estão enfocando as cadeias produtivas, inicialmente as do Frango Caipira e da Fruticultura, bem como na organização e participação da comunidade através de suas associações e cooperativas.

Além das oficinas que estão sendo realizadas com os agricultores, está sendo concluído um levantamento socioeconômico preliminar, que tem como objetivo determinar o número de produtores familiares com a caracterização de suas propriedades, do grupo familiar e atividades produtivas, que será complementado em 2021 com a discussão e construção dos planos de negócios para cada propriedade.

Dudy ressaltou que o projeto caminha par e passo com as iniciativas da Prefeitura Municipal e procura colaborar na solução de gargalos já identificados junto aos agricultores familiares, como por exemplo, a dificuldade de acesso a crédito e à assistência técnica.
Os diálogos com as comunidades e o público alvo do projeto estão sendo realizados por uma equipe técnica contratada pelo CAT/IDH, formada pelo consultor Jair Kotz, que assessora o Cat na execução do projeto, a assistente social, Leane Horn e o o consultor ambiental Décio Siebert, que cotidianamente tem se reunido com os agricultores, para em conjunto debater, construir e cultivar uma vida mais sustentável.

Além das atividades voltadas para a agricultura familiar, o projeto também contempla atividades de restauração de áreas degradadas e a certificação RTRS, soja responsável e sustentável e que, segundo Cristina Delicato, é uma tendência crescente nas exigências do mercado, o que por sua vez, além da referida adequação gera créditos e bonificações aos agricultores.

O programa Cultivando Vida Sustentável é desenvolvido numa parceria entre a Idh – Iniciativa para o Comércio Sustentável e o CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso e tem por objetivo o apoio ao pacto do PCI – Produzir, Conservar e Incluir.

Instituições que ainda não estejam participando, sejam associações, instituições de ensino, de pesquisa, empresas que tenham atuação no agronegócio, ou voltadas aos pequenos agricultores interessadas em participar como parceiras do projeto podem procurar o Cat Sorriso.

Mais informações sobre o projeto Cultivando Vida Sustentável pelo telefone (66) 3544-3379 ou direto no CAT – Clube amigos da Terra fica na Av. marginal esquerda, 1415 em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso.

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h30 | 13h30 às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.