Compartilhe nas redes sociais

Programa Vitamel celebra novas parcerias, inovação e crescimento em Sorriso

CAT Sorriso é um dos parceiros do programa Vitamel na realização de cursos, capacitações e eventos.

 

Criado em 2019, o Programa VitaMel + uma iniciativa da Prefeitura de Sorriso, por meio da SEMASA – Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, tem como objetivo o incentivo aos produtores na criação de abelhas, produção de mel e seus derivados, como própolis e outros subprodutos, fortalecendo a apicultura como atividade econômica sustentável, preservando o meio ambiente e priorizando a agricultura familiar, em harmonia com o agronegócio.

Graças ao compromisso e dedicação da equipe técnica e dos produtores, o programa alcançou um marco importante no melhoramento genético das abelhas Apis melífera e na seleção de colmeias, elevando a produção de mel a novos patamares em Sorriso.

 

Produção de cerca de 30 toneladas de mel por ano

De acordo com Nick Nelson, coordenador do programa Vitamel +, os apicultores que fazem parte do projeto, contam com um volume de cerca de 1500 caixas de abelhas ativas no município de Sorriso, sendo que cada caixa produz aproximadamente 20 kg em média. Então à estimativa de colheita por ano é de aproximadamente 30 toneladas de mel.

Três anos de Parcerias

Uma história de sucesso, dedicação e que vislumbra um futuro promissor para a apicultura. O programa Vitamel+ vai completar cinco anos de existência em 2024, e três anos de uma nova gestão visando inovação e crescimento. Atualmente, o Vitamel conta com um total de 57 produtores que são assistidos pelo programa, que teve nas parcerias um dos motivos do sucesso:

“O programa Vitamel + existe desde 2019, quando foi implantado pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, em Sorriso. A partir da nova gestão, implantada em 2021, novas parcerias foram firmadas como o CAT, o IFMT, a Embrapa, ente outros parceiros, que só somaram no trabalho com novos projetos, cursos, encontros, tudo isso visando o crescimento da atividade em Sorriso”, afirma Nick Nelson.

 

Curso Avançado de Produção de Abelha Rainha, realizado em parceria com o CAT Sorriso.

 

Cursos e eventos realizados

Os produtores que integram o programa Vitamel + recebem assistência técnica e aprendem sobre manejo, resgate, captura e remoção de enxames de abelhas, participam de cursos de formação, encontros de apicultura e participam de visitas técnicas a aviários e meliponários.

Como demonstração deste sucesso, está a realização do curso Avançado de Produção de Abelha Rainha, promovido pelo CAT Sorriso, em parceria com a Prefeitura de Sorriso e a SEMASA, e o Programa Vitamel, que contou com a participação de mais de vinte apicultores de Sorriso e região, transformando a teoria em prática e fomentando a cadeia produtiva de mel no Município.

Outro evento de sucesso foi o 1° Encontro de Apicultura de Sorriso, que reuniu apicultores, autoridades, especialistas e demais interessados na área, para discutir e compartilhar conhecimentos, trocar experiências e saber mais sobre as boas práticas relacionadas à apicultura e, inovações no setor apícula, além de fomentar a troca de informações e fortalecer os laços entre os profissionais do ramo.

 

1° Encontro de Apicultura de Sorriso, que reuniu palestrantes, especialistas técnicos e apicultores.

 

Também foi realizada a Primeira Oficina em Apicultura e o Dia de Campo em Meliponicultura. Na ocasião, foram realizados debates e dinâmicas técnicas de manejo e povoamento de colmeias, que possibilitaram aos presentes as mais variadas trocas de experiências.

 

Importância das abelhas

Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas estima-se que 90% das plantações de flores silvestres dependem da polinização, assim como 75% de alimentos e 35% das terras aráveis do mundo. Sem as abelhas, tanto a renovação das matas e florestas, como a produção mundial de frutas e grãos ficariam comprometidas.

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.