A campanha de combate a queimadas e incêndios florestais integram o plano de ações do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos
O período proibitivo das queimadas já começou e segue até o dia 31/10, quando o uso do fogo para limpeza ou manejo de áreas rurais fica proibido, conforme o decreto 259 de 05/05/2023. Nessa época do ano, a umidade relativa do ar baixa severamente, as temperaturas se elevam e aumentam os ventos, condições que propiciam o acometimento de incêndios florestais no estado. De acordo com as autoridades, os incêndios, em sua maioria, são causados pelo próprio homem, de forma acidental ou intencional.
Uma reunião na tarde dessa terça-feira, 04/07, no gabinete do prefeito municipal de Sorriso, Ari Lafin marcou a abertura oficial da Temporada de Incêndios Florestais, onde estiveram presentes diversas autoridades e lideranças municipais que compõe o Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos. Na ocasião foi feito o lançamento do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF 2023).
Estiveram presentes o comandante do Comando Regional III do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Jean Oliveira, o secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão de Fogo, ligado a SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, coronel Dércio Santos, o comandante da 10ª CIBM de Bombeiros Militares de Sorriso, capitão Daniel Alves, o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella, secretário de Administração, Estevam Húngaro Calvo, secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, o vereador Celso Kozak, secretário adjunto de Saúde, Silvio Stolfo, o coordenador da Defesa Civil, sargento Alberto Santos, além de bombeiros militares e brigadistas contratados.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, este foi um ato simbólico, mas as ações já começaram na prática: “Hoje é um marco histórico, mas já estamos realizando ações efetivas há algum tempo, já fizemos várias reuniões com empreendedores, com pequenos produtores no Assentamento Jonas Pinheiro, e vamos nos reunir também com os Agricultores no Sindicato Rural. A proposta é que todos saibam das responsabilidades e dos perigos que temos nesse período, de temperaturas elevadas, com o tempo muito seco, com a umidade do ar muito baixa e consequentemente com grandes riscos de queimadas. O poder público tem feito a sua parte, com a Jornada Voluntária, para que possamos aumentar o efetivo do Corpo de bombeiros, temos investido fortemente em caminhões-pipa e outros equipamentos para dar auxilio ao Corpo de Bombeiros, enfim, todas ações que são possíveis de fazer, estamos fazendo”.
Esteve presente à reunião, o cel. Dércio Santos da Silva- secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, vinculado à SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Segundo ele, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti indicou uma representação do Comitê de Gestão do Fogo, colegiado este que conta com mais de 40 instituições que fomentam a prevenção, resposta e responsabilização frente a este delito ambiental. “O governo vem fazendo ativamente sua parte, potencializando as ações de fiscalização, com investimento na ordem de 77 milhões auxiliando as instituições para atuar de forma potente e integrada para minimizar os danos ambientais, materiais e humanos”.
Jornada Voluntária
De acordo com o comandante da Regional III, tenente coronel Jean Oliveira, a Jornada Voluntária ajuda no aumento do efetivo. “O Corpo de Bombeiros tem atuado em todas as regiões do estado. A Regional III abrange 22 municípios e está com 11 instrumentos de resposta. Em Sorriso este ano a gente vem com um incremento maior no efetivo de militares, graças a Jornada Delegada, onde o militar em seu período de folga, após o descanso necessário retorna para a corporação para equipar novas viaturas. Em Sorriso estamos com 4 instrumentos de respostas, entre Corpo de Bombeiros, brigadistas e Defesa Civil.
Penalidades
O coronel Jean disse que as penalidades são pesadas. “Nas zonas rurais, nós do Corpo de Bombeiro fazemos o monitoramento por geoprocessamento e por satélite de forma permanente. As pessoas que cometem crimes ambientais pelo uso indevido do fogo, ou desmatamento não passam despercebidas. É encaminhado um alerta para nossa central de monitoramento e depois é realizada a operação integrada ‘Abafa’, em que militares da regional e da capital vem e autuam aquelas áreas que cometeram crimes”.
União de forças de diversas entidades
O Comitê Integrado de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais e Urbanos reúne diversas instituições como o Sindicato Rural, o Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), a Aprosoja, o Corpo de Bombeiros Militar (BM), a Defesa Civil, a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), associações empresariais e concessionárias de rodovias. O comitê é presidido pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln e foi dividido em vários grupos de trabalho para atuar tanto na prevenção, conscientização e no combate a possíveis ocorrências de incêndio.
Base Aérea de Combate a Incêndios
Sorriso é a sede da primeira Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia, localizada no Aeroporto Regional Adolino Bedin. A base é o ponto de partida das aeronaves que poderão auxiliar no controle e combate a incêndios em toda a região norte do Mato Grosso, incluindo Sorriso, Sinop, Lucas e Mutum.
Todos contra os trotes
O comandante da 10ª CIBM de Bombeiros Militares de Sorriso, capitão Daniel Alves alerta a população sobre a importância da colaboração no sentido de evitar trotes, o que atrapalha muito o tralho dos bombeiros. Quando ocorre um trote, bombeiros militares são mobilizados e em se tratando de uma falsa ocorrência, gasta-se tempo e dinheiro público. “Recebemos uma ligação informando sobre um incêndio em residência; mobilizamos todos os militares que estavam no quartel para atendimento e ao chegar ao local, constatamos que era um trote e isso pode acarretar no atraso ou suspensão de uma ocorrência real e urgente de atendimento”.
Ligações sobre ocorrências falsas podem gerar um Auto de Infração por Trote Telefônico com todas as informações da ligação e inclusive com instauração de processo administrativo para aplicação da multa. Para coibir trotes, o Comando Regional III está em fase de implantação do atendimento via WhatsApp com inteligência artificial. Pelo aplicativo, uma central realizará o primeiro atendimento e manterá o usuário na linha até que um militar ou auxiliar de regulação esteja disponível para atendê-lo. O modelo de inteligência artificial será implantado nas unidades de Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, por meio de parceria com a empresa Mundo dos Boots.
Sobre o CAT Sorriso
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação CAT Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]