MENU

Search
Close this search box.
WhatsApp Image 2023-08-30 at 17.41.02

Prefeito de Sorriso, Ari Lafin destaca projetos desenvolvidos em parceria com o CAT ao longo desses 21 anos

Compartilhe nas redes sociais

O CAT Sorriso atua em várias frentes de trabalho, com eventos tecnológicos, apoio à agricultura familiar, revitalização de áreas de Preservação, valorização da participação da mulher, educação ambiental junto à rede escolar e à comunidade em geral

 

O prefeito Ari Lafin concedeu uma entrevista para falar sobre a importância do Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso, que neste ano, completou 21 anos de atuação no município de Sorriso, com diversos projetos voltados a sustentabilidade, com a preservação do meio ambiente, comprometido com a conscientização das futuras gerações, apoio aos pequenos produtores da Agricultura Familiar e com foco na produção sustentável, por meio da certificação da soja produzida de forma social, econômica e ambientalmente responsável. “O CAT é uma instituição extremamente séria e comprometida com o desenvolvimento econômico, ambiental e social do nosso município, o qual tem tido uma participação fundamental nos grandes debates, trazendo apoio aos pequenos, médios e grandes produtores rurais, com iniciativas como o Plantio Direto, que é um fator marcante para o nosso município, pra nossa região e o estado de Mato Grosso”.

 

 

Projetos em parceria

Ari Lafin se pronunciou a respeito da parceria entre a Prefeitura de Sorriso e o CAT em diversos projetos que contribuem para promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente na capital nacional do agronegócio. Entre os projetos desenvolvidos pelo CAT destaca-se o “Cultivando Vida Sustentável”, que está em sua segunda fase; o projeto “O Agro na Escola”; o projeto “Águas do Lira – Seja um Amigo das Nascentes”; o projeto “Gente que Produz e Preserva”, com apoio à Agricultura Familiar; projetos de apoio às mulheres do campo e o projeto de certificação de propriedades rurais por meio da RTRS.  “O CAT tem uma linha direta com a nossa Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e também com a nossa Secretaria de Educação e estamos trabalhando já a longas datas, levando informações, principalmente aos nossos alunos através de cartilhas produzidas pelo CAT  Sorriso que mostram a importância da preservação ambiental, a preservação de animais silvestres e a conservação e manutenção de fontes de água e acima de tudo mostrando aos nossos alunos a responsabilidade que nós temos  com o mundo no fator de produzir alimentos, com a responsabilidade de manter preservada a natureza”.

 

   

 

 

Impactos positivos 

Sendo reconhecido como a Capital Nacional do Agronegócio, Sorriso é um município essencialmente agrícola. Ari disse como a colaboração do CAT tem impactado positivamente tanto para os produtores rurais em larga escala, como para os produtores da Agricultura Familiar. Com exemplos concretos de como o agronegócio tem se beneficiado das ações voltadas para a sustentabilidade. “O CAT tem feito um trabalho com a Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, em parceria com o SEBRAE levando informações para que as nossas feiras locais possam ter alimentos saudáveis e a manutenção para que as feiras possam ter alimentos o ano todo, nossos produtores da agricultura familiar recebem orientações do CAT também. E uma parceria direta nossa para com o Clube Amigos da Terra faz com que os empresários do Agronegócio também possam receber informações sobre certificação e selos de sustentabilidade , pois o agro do município de Sorriso abastece os mercados internacionais da Europa, da Ásia, enfim, são praticamente os cinco continentes abastecidos com alimentos do nosso município e o CAT tem trazido informações importantes para que possamos entender que para vender nossos produtos, quem compra quer saber sobre a origem e pra isso que o Clube Amigos da Terra tem um trabalho fundamental de orientação aos agricultores e isso fortalece e mantem as vendas dos nossos produtos não só no Brasil, mas no mundo todo”.

 

Consolidação da parceria

Nesses 21 anos do CAT, o prefeito revelou quais são os planos do Poder Executivo, em longo prazo, para fortalecer ainda mais a colaboração entre a Prefeitura, o Clube Amigos da terra e os produtores rurais, visando um crescimento sustentável e responsável. “Temos vários convênios com o Clube Amigos da Terra, sempre aprovados pela Câmara de Vereadores e dentro do possível, vamos procurar mantê-los, sempre respeitando também a atuação do Sindicato Rural, que também é uma instituição importantíssima para o nosso município e a gente sempre busca fazer com que o CAT e o Sindicato Rural possam estar alinhados para que a Prefeitura possa dar todo apoio necessário ao setor do agro que é tão importante, a nossa cidade é praticamente mantida pelo agronegócio, é a força que move a nossa indústria e o nosso comércio e dentro do possível, sempre terá o nosso apoio”.

Lafin destacou como o sucesso dessas ações em Sorriso pode servir como exemplo inspirador para outras regiões que buscam equilibrar o agronegócio com a conservação do meio ambiente. “Os cases de sucesso no município de Sorriso graças à participação da iniciativa privada, associações, ONGs, o Sindicato Rural, que são instituições comprometidas são modelos para o estado de Mato Grosso e para o Brasil. Aqui há uma organização muito forte por parte do setor do agronegócio e nós, do setor público, em especial o Poder Executivo se sente parte efetiva disso e com certeza busca sempre fazer parcerias e dar apoio a essas entidades”.

 

           

 

Mensagem pelos 21 anos

Por fim, deixou uma mensagem pelos 21 anos do CAT Sorriso. “Quero agradecer e parabenizar o CAT, a atual diretoria em nome do Junior Ferrarin que vem desenvolvendo um trabalho muito importante, a Dudy que está na vice-diretoria e o seu Darcy Ferrarin que iniciou est trabalho e que implantou o CAT em Sorriso, meus parabéns, que continuem acreditando e tenho certeza que o município de Sorriso, que é reconhecido como a Capital Nacional do Agronegócio, também possa ser reconhecido pela sua sustentabilidade e responsabilidade ambiental”.

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]