Compartilhe nas redes sociais

Pesquisadores franceses visitam estação meteorológica instalada na Fazenda Santana em Sorriso

A estação meteorológica, instalada no ano de 2017, na Fazenda Santana, Em Sorriso-MT com o objetivo de estudar os fenômenos meteorológicos, a partir de observações da temperatura, da umidade relativa do ar, da velocidade do vento e do nível pluviométrico da região, recebeu a visita dos pesquisadores franceses Beatriz Damian e Vicent Dubreuil, que desenvolvem uma pesquisa sobre “Os Impactos das Mudanças Climáticas na Biodiversidade Brasileira”. Os cientistas foram recepcionados pela produtora rural Dudy Paiva e Luis Fernando Paiva, proprietários da fazenda.

Os dados, tão importantes para o desenvolvimento da agricultura, passaram a ser registrados a partir de então, graças ao equipamento que foi doado, por meio do projeto europeu ODYSSEA e as informações são repassadas mensalmente para a University Rennee (França) e ao Centro Nacional de Pesquisa Científica Francês (CNRS), que desenvolvem pesquisa sobre a Dinâmicas Ambientais da Amazônia, em parceria com a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.  

No Estado de Mato Grosso foram instaladas outras estações, cujos dados se juntam em uma rede de estações cujas informações obtidas via satélite, alimentam os sistemas de informação, o que ajuda a traçar um histórico do clima na região, com isso os produtores acabam se beneficiando, utilizando os dados para o manejo das lavouras e o desenvolvimento da agricultura com mais precisão.

O projeto, que une pesquisadores e cientistas brasileiros e franceses tem o objetivo de avaliar como imagens de satélite podem ser utilizadas no monitoramento dos sistemas de produção agrícolas conta com o acompanhamento do Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso.

Pra outras informações sobre o Clube Amigos da Terea – CAT Sorriso acesse o site: www.catsorriso.com.br . Ou ligue: 3544 -3379.

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.