MENU

Search
Close this search box.

Compartilhe nas redes sociais

Participe da capacitação online sobre Cultivo Hidropônico

Participe você também da capacitação online “Cultivo Hidropônico”. Será no dia 18/06, à partir das 19 horas. O tutor será o biólogo Nesvaldo Bento de Oliveira, especialista em Hidroponia e pesquisador da EMPAER-MT

As vagas são limitadas. O curso será ministrado em duas etapas: a primeira online, nesta quinta-feira (18/06) e a segunda fase será presencial, assim que possível devido a pandemia. Para participar da segunda necessário participar desta fase.

A capacitação é voltada aos produtores da Agricultura Familiar, seja dos assentamentos ou cinturão verde, alunos, professores e demais interessados.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (66) 99902-7027 (Leane Horn – CAT Sorriso). A realização é por meio do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido pelo CAT Sorriso, em parceria com a Idh – Iniciativa Para o Comércio Sustentável.

Durante a capacitação o participante irá conhecer as técnicas de Hidroponia para o cultivo sem solo, que apresenta várias vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como o crescimento mais rápido; maior produtividade; aumento da proteção contra doenças, pragas e insetos nas plantas; economia de água de até 70% em comparação ao cultivo tradicional; possibilidade de plantio fora de época e rápido retorno econômico; além de menores riscos perante às adversidades climáticas.

De acordo com o biólogo Nesvaldo são inúmeras as vantagens do cultivo hidropônico: “Na hidroponia, a planta não entra em contato com o solo e recebe os sais minerais que precisa em proporção equilibrada, dissolvidos em água. O resultado é uma planta mais forte e sadia, com qualidade nutricional e sabor equivalente, ou superior, aos vegetais produzidos nas práticas tradicionais de cultivo. Permite um melhor controle dos fatores que regulam o crescimento das plantas (luz, nutriente, umidade, etc.).

Mas, segundo Nesvaldo, o maior atrativo do sistema hidropônico é a isenção de resíduos agrotóxicos. “Ao utilizar a hidroponia, o agricultor evita a degradação dos solos e a agressão ao ambiente, além de economizar, pois reduz o uso de produtos químicos e a preocupação com a desinfestação de áreas para o plantio.

A modernização na produção de hortaliças vem passando por transformações necessárias para melhorar a sua rentabilidade e competitividade. “Isso tem exigido dos agricultores a utilização de tecnologias para melhorar a eficiência produtiva do sistema e aumentar a competitividade dos produtos”.

E completou, dizendo que é preciso buscar sempre mais conhecimento e conhecer as tecnologias empregadas para agregar mais valor ao produto. “Dessa maneira, é preciso reduzir ao mínimo, o custo unitário de produção, agregando qualidade e valor ao produto, e aumentando a receita do produtor. É preciso conhecer a tecnologia. É aconselhável que se faça cursos e visitas às estruturas hidropônicas em funcionamento, procurar ler todo material sobre os assuntos (apostilas, livros, publicações). Realizar um levantamento da demanda de mercado e quais produtos tem mais aceitação pelo consumidor e o que será mais lucrativo”.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos e apoiados pelo CAT Sorriso, acesse a página: www.catsorriso.com.br. Ou ligue: 3544-3379. O CAT Sorriso funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso, na Avenida Marginal Esquerda, 1415, bairro Bom Jesus.

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

05/04/2024

Plataforma digital de monitoramento do projeto Chove-Chuva será lançada em Sorriso no dia 08 de abril