Compartilhe nas redes sociais

O segredo está nas coisas mais simples do manejo, diz campeão do Cesb que colheu 118,82 sacas por hectare

Os grandes campeões de produtividade da safra de soja 2019/2020 foram revelados nesta terça-feira (14/07) no Canal Rural. De acordo com o vencedor nacional, Laércio Dalla Vechia, de Mangueirinha no Paraná, o segredo de uma alta produtividade está nas coisas mais simples do manejo.

“Ano após ano tenho mudado a visão sobre alguns conceitos no campo, no jeito de lidar com a terra, a fim de conseguir sempre um bom resultado. Todos os anos saímos do convencional, nos desafiando diariamente e tudo isso resultou nesse cenário fantástico de produção, e claro, aliado a sustentabilidade”, afirmou o produtor.

O sojicultor colheu 118,82 sacas por hectare, em uma área de sequeiro. Essa produtividade é mais do que o dobro da média nacional estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra, que ficou em 55,5 sacas por hectare.

“Essa safra foi favorecida também pelo clima, aliado com boas condições físicas e biológicas, que nos proporcionaram uma excelente safra. Não há segredos. O cuidado deve estar na rotação de cultura, no manejo e monitoramento. Precisamos conhecer a realidade do solo em que trabalhamos, precisamos tratar a lavoura como a nossa indústria”, completou o produtor vencedor.

Para o consultor da Phytus Group Ricardo Balardin, são várias as lições deixadas pelos produtores campeões, mas a principal é importância do manejo correto do solo. “Exemplo disso é que os produtores deixam bem claro o quão importante é dar atenção no preparo do solo, de traçar o perfil correto desse solo, na distribuição dos nutrientes no momento de rotação da lavoura”, disse.

27/04/2024

CAT e parceiros realizam visitas técnicas do projeto de Sistemas Agroflorestais

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.