MENU

Search
Close this search box.

Compartilhe nas redes sociais

Novo projeto do CAT vai incentiva a separação do lixo e coleta seletiva nas escolas

Com objetivo de orientar as crianças  desde pequenas a darem o destino correto aos resíduos sólidos produzidos em casa, diminuindo a poluição ambiental e melhorando a qualidade de vida, o CAT – Clube Amigos da Terra deu inicio a um novo projeto, que ganhou o nome do próprio clube: Projeto Amigos da Terra “Aprendendo a Reciclar”.

Inicialmente esse projeto está sendo implantado em quatro escolas: Escola Municipal Francisco Donizetti, Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva e na Escola Municipal Primavera. Todas as turmas serão contempladas, do pré ao 9º ano, nos períodos matutino e vespertino.

A bióloga do CAT, Jussara Giaretta, é quem está conduzindo o trabalho, e com uma linguagem adaptada a cada idade, está explicando para os estudantes, a problemática da destinação inadequada dos resíduos sólidos e da degradação ambiental, a importância da reciclagem no meio em que vivemos e também de que forma é feito esse processo de transformação dos resíduos em novos produtos. Dessa forma, os alunos estão se sensibilizando a começar fazer a diferença mudando seus hábitos, e separando os resíduos em casa. “Toda segunda feira eles poderão levar esse material para a escola, onde daremos destino correto, preservando desta forma o meio ambiente.”, explicou a bióloga.

Os  materiais coletados são:  plástico, como garrafa pet, embalagens de produtos alimentícios, de higiene e limpeza, sacolas de mercado entre outros tipos de plásticos;  e também materiais de alumínio, como latas de cerveja, suco, energético  e refrigerante. “Os professores e funcionários das escolas também estão sendo incentivados a levar os materiais, para dar exemplo aos alunos. Todos são orientados a lavar as embalagens em casa, e levá-las para a escola limpas, a fim de evitarmos a proliferação de insetos.

Segundo Jussara, esse material arrecadado será vendido semanalmente as empresas que farão a pesagem, triagem e prensagem. E posteriormente será comercializado a empresas recicladoras do país. O dinheiro obtido através da venda dos materiais será revertido em atividades recreativas para os próprios alunos, como forma de incentivá-los a levar mais materiais para a escola.

Todo o material coletado será anotado em planilhas. “Dessa forma saberemos quanto material teve o destino ambientalmente correto, diminuindo assim a poluição do solo, das águas e os focos do mosquito da dengue, melhorando a limpeza da cidade e a qualidade de vida das pessoas.

É importante destacar que esses materiais voltam a ser matéria prima para a produção de novos produtos, preservando desta forma os recursos naturais e energéticos fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentável.  “As garrafas pet, por exemplo, depois de processadas, podem ser utilizadas para produção de novas garrafas, ou para confecção de camisetas de algodão sintético.” 

Além de incentivar a separação e a coleta seletiva entre os alunos, a bióloga do CAT também vai trabalhar a gestão dos resíduos dentro da escola através de oficinas com as cozinheiras e zeladoras. O projeto, que será desenvolvido até junho de 2015, conta com apoio da Agro Baggio, Secretaria Municipal de Educação e Recicla Sorriso.

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024