MENU

Search
Close this search box.
normal_grupo

Mulheres de Sorriso e região participam do Fórum “Construindo um Futuro Melhor”

Compartilhe nas redes sociais

Aproximadamente 100 mulheres participaram na última sexta-feira (13.11) da 5ª edição do Fórum “Construindo um Futuro Melhor”. Promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), o evento voltado para mulheres de Sorriso e região fez uma retrospectiva das edições anteriores. A ideia era que juntos, participantes e organizadores, analisassem o caminho percorrido pelo projeto “Mulheres do Campo” e pelo Fórum como explica a Diretora de Sustentabilidade do CAT, Cynthia Moleta Cominesi. “Onde chegamos? O que conquistamos? onde falhamos e o que precisamos para um futuro de sucesso?”.
As respostas para essas perguntas estão na avaliação feita pelo CAT durante o evento. Cada participante pode expressar a sua opinião respondendo um questionário que vai servir de diretriz para as ações daqui pra frente.

O Fórum foi realizado no auditório do centro de eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol. Na abertura do evento, o presidente do CAT, Darcy Getúlio Ferrarin, agradeceu as mulheres presentes e destacou o papel delas na sociedade. “Antigamente a mulher não participava das decisões, não acompanhava os trabalhos do marido nas propriedades rurais. Hoje muitas delas são as responsáveis pelo crescimento, a organização, o financeiro e até vão a campo quando necessário”, disse orgulhoso Ferrarin.

A primeira palestra foi sobre “O Protagonismo Feminino e Boas Práticas Campo/Cidade”. O palestrante Luis Tadeu Assad, Dr. em Desenvolvimento Sustentável e pós-doutor em Gestão de Conflitos Ambientais atraiu a atenção das mulheres trazendo vários exemplos de mulheres e associações de mulheres que estão fazendo a diferença e transformando a realidade do semiárido brasileiro.

Em seguida foi à vez de Egon Nord, mestre em agricultura tropical, engenheiro, especialista em agricultura familiar camponesa e educação no campo. Ele falou sobre a “Produção, comercialização e certificação orgânica” e mostrou as participantes como foi a trajetória de sucesso. Do início, quando apenas testava as variedades até se tornar um empresário de sucesso que hoje tem seus produtos orgânicos ocupando boa parte das gôndolas dos supermercados de Cuiabá e Várzea Grande. “Somos em sete pessoas trabalhando em um hectare de terra. Fui atrás da certificação e hoje não consigo atender todos os supermercados e restaurantes que me procuram”, comemorou Nord.

Na oportunidade a Diretora de Sustentabilidade do CAT, Cynthia Moleta Cominesi, apresentou o projeto “Gente que produz e Preserva” que além dos produtores de larga escala, tem trabalhando com os pequenos produtores. No assentamento Poranga foi montada uma vitrine agroecológica e os assentados estão produzindo cada vez mais utilizando boas práticas. “Trouxemos palestras para motivar essas mulheres. Amanhã ou depois serão elas que estarão com produtos orgânicos nas feiras, restaurantes e supermercados. Os palestrantes desmistificaram a impressão que elas tinham de que tudo era difícil e caro (certificação)”, concluiu Cominesi.

O Fórum também teve momentos de descontração com a dinâmica de grupo, comandada pela psicopedagoga Leiza Diniz Lermen, sorteio de brindes doados pelas participantes como cestas com produtos alimentícios do assentamento e artesanato.
Pra encerrar a programação, o CAT preparou um painel de discussão para falar da “Mulher e os Desafios da Sustentabilidade”. Foi o momento da tirar dúvidas, expressar opiniões e sugerir melhorias.

Como forma de agradecimento e para incentivar a preservação ambiental, cada mulher recebeu uma muda de árvore para levar e plantar em sua propriedade. Além disso, um pão de mel também foi presente do CAT para as mulheres.

Apoio

O Fórum Construindo um Futuro Melhor tem o apoio da WWF Brasil, Solidariedad, Bel e IDH. São parceiros a Prefeitura Municipal de Sorriso, O Sindicato Rural de Sorriso, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Associação de Senhoras de Rotarianas.