Compartilhe nas redes sociais

“Mercado e Certificação de Commodities” é tema de workshop gratuito em Sorriso, Mato Grosso

O Programa REM do Estado do Mato Grosso em parceria com o CAT Sorriso promoverá no dia 1º de abril (sexta-feira), o Workshop Mercado e Certificação de Commodities. Gratuito e voltado a produtores rurais e interessados no tema, o evento será realizado às 18h, no Restaurante Varandas, em Sorriso (MT).

Durante a programação, Mathias Almeida, da Natcap, ministrará a palestra Demandas Compradores Soja. “Abordaremos sobre as crescentes demandas dos mercados compradores de soja, assim como as oportunidades de diferenciação para o produtor brasileiro, que produz de maneira eficiente e sustentável, valorizando o capital natural”, afirma Almeida.

Já Juliano Gerlac, da Agrogerlach Consulting, falará sobre as Oportunidades de Diferenciação da Soja. “Serão abordados assuntos de como implementar um selo de certificação em uma propriedade rural e como funciona este processo, visando avaliar questões de sustentabilidade que envolvem temas socioambientais e agronômicos, além dos tipos de certificações disponíveis, em que o produtor poderá escolher o melhor para atender sua demanda ou do mercado atual”, explica Gerlac.

Por fim, Cid Sanches, consultor externo da RTRS no Brasil, trará em sua palestra a apresentação RTRS Associação Internacional da Soja. “Os produtores terão o pontapé inicial para o processo de certificação em suas fazendas. Contaremos com um novo grupo do Projeto Produzindo Valor, no qual os produtores poderão compartilhar experiências e aprendizados no processo de melhoria contínua nas propriedades agrícolas com o acompanhamento do CAT Sorriso”, comenta Sanches.

A iniciativa conta ainda com o apoio do PCI, GIZ, KFW, UKaid, FUNBIO, IDH e o Governo do Estado do Mato Grosso. Para se inscrever, ligue: (66) 3544-3390.

 

Projeto Produzindo Valor 

O Produzindo Valor é um projeto desenvolvido pelo CAT Sorriso, diretamente apoiado e financiado pelo REM do Estado do Mato Grosso, e ancorado por dois grandes parceiros, a Sustenagil e a Natcap. O programa tem como objetivo principal difundir e auxiliar produtores rurais à adoção de boas práticas agrícolas, sociais e ambientais.

Com duração total de 12 meses, foi estruturado da seguinte forma: mobilização e seleção de 30 produtores/propriedades, diagnóstico situacional das propriedades, suporte técnico especializado e capacitação para implantação das ações estratégicas com foco na sustentabilidade e na rentabilidade das fazendas, além de assistência para venda dos produtos voltados, principalmente, ao mercado externo.

Durante o projeto, as fazendas participantes recebem apoio na implementação de protocolo de produção de soja responsável seguindo o padrão da Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (FEFAC), com base nas diretrizes requeridas para fornecimento de soja ao mercado europeu, sendo elas: conformidade legal, condições de trabalho responsáveis, responsabilidade ambiental, boas práticas agrícolas, uso legal da terra e relações com a comunidade.

O aumento na produção de soja responsável é uma das metas do Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) de Sorriso-MT. A iniciativa vem proporcionando ao município um ambiente favorável para a demonstração de como é possível conciliar produção sustentável de commodities em larga escala, conservação dos recursos naturais e inclusão de pequenos produtores, atraindo o interesse de investidores e compradores.

Além disso, a adoção de princípios e critérios de boas práticas agrícolas e de sustentabilidade para produção de soja são fundamentais para o acesso ao mercado externo, em especial o Europeu. Um selo atesta que a soja vem de propriedades que obtém sua produção de forma socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.

“É uma grande oportunidade para os produtores participarem de um programa como este, já que eles poderão elevar o padrão de produção de suas propriedades. O projeto vem ajudando a avançar ações sustentáveis e a promover o desenvolvimento de muitas áreas, principalmente, de toda nossa região”, finaliza Darci Ferrarin Junior, presidente do CAT Sorriso.

12/06/2024

CAT e parceiros promovem oficinas e visitas técnicas para Agricultura Familiar de Sorriso e região

09/06/2024

IFMT e CAT reativam viveiro de mudas nativas

07/06/2024

Apesar dos benefícios, Sistema do Plantio Direto ainda é pouco utilizado em MT

06/06/2024

Sustentabilidade: venda de créditos certificados traz rentabilidade para produtores rurais

03/06/2024

Palestra apresenta como funcionam os Sistemas Agroflorestais (SAF)

31/05/2024

CAT lança Selo de Origem da Agricultura Familiar e livro didático sobre o Agro e o Desenvolvimento de Mato Grosso

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.