CAT Sorriso 20 anos
Imagem Fundo de Aval - Projeto Cultivando Vida Sustentável

Fundo de Aval garante acesso ao crédito aos agricultores familiares de Sorriso-MT

Compartilhe nas redes sociais

Foi a partir da proposta elaborada por meio do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido pelo CAT Sorriso em parceria com a IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável), que o Município de Sorriso-MT instituiu o Fundo de Aval, que graças aos esforços do executivo e legislativo começou a ser operacionalizado junto às instituições credenciadas, Cresol e Sicredi.

“A partir da decisão da Prefeitura para a criação do Fundo de Aval, houve um intenso trabalho para elaboração da Lei e do Decreto Municipal, do termo de referência e da chamada pública. Por fim, estes fatores ajustados às instituições financeiras resultaram na garantia de acesso ao crédito por parte dos agricultores familiares, que não têm à disposição as garantias legais exigidas pelo sistema financeiro”, explica o consultor do Cultivando Vida Sustentável, Jair Kotz.

Segundo a produtora familiar, Daiana Cantoni, o recurso vem em boa hora e é de extrema importância para aumentar a produção e estimular os agricultores familiares a permaneceram na atividade. “O mecanismo de garantia de crédito permite aumentarmos nossa oferta, a variedade de alimentos e também nossa renda. Gostaria de agradecer todos envolvidos que acreditaram na proposta e que fizeram acontecer”, comenta Daiana.