A produtora de grãos de Balsas-MA, Cláudia Sulzbach, ganhadora de prêmio nacional que divulga histórias femininas do setor, é uma das presenças confirmadas no Fórum Regional Mulheres do Campo.
A produtora rural da agricultura familiar, Neide Cristina Alves Fialho, virá do município de Tasso Fragoso – situado no Sul do estado do Maranhão, para participar do Fórum Regional Mulheres do Campo, promovido pelo CAT Sorriso.
O evento está marcado para acontecer no dia 11 de outubro, no Espaço Verde Esperança, reunindo mulheres que se destacam por sua história de sucesso, seja no campo ou na cidade. Neide Cristina, é uma dessas mulheres e vai contar um pouco sobre sua trajetória como produtora e também sobre a cooperativa Coopertasso, da qual é presidente. Ela ainda atua como assistente social voluntária.
Neide Cristina começou sua experiência na atividade rural há 5 anos em sua propriedade, o rancho Cerrado, trabalhando com produção de mandioca, feijão e de frutas do Cerrado, como manga, caju, jaca, laranja, limão, entre outras culturas para sua subsistência e o excedente é vendido por meio da cooperativa. À frente da Cooperativa Agro Artesanal (Coopertasso), que fornece produtos da agricultura familiar para o comércio dos municípios de Tasso Fragoso e Balsas, além do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com repasses de recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação programa do (FNDE) para a alimentação dos estudantes da educação básica pública.
Neide Atua também como assistente social junto a agricultores familiares dessa região. Participante ativa do Pacto PCI da região de Balsas no Maranhão e liderança na organização da Feira da Agricultura AgroTasso que aconteceu em abril com apoio da IDH e Fapcen no projeto de co-financiamento.
“Nosso maior desafio enquanto mulher é desmistificar o mundo da agricultura familiar que hoje é um ramo muito masculino, fazer com que a mulher possa trabalhar no campo, ser uma grande produtora e ser reconhecida pela sociedade. E a nossa meta hoje é de estar tornando o rancho Cerrado como um local voltado ao Agro Turismo. Nosso rancho tem seis hectares, mas nós plantamos em menos de um hectare, porque nós temos uma preocupação muito grande com a natureza, porque nós temos uma preocupação muito grande com a natureza e pensamos no bem-estar não só nosso, mas de toda sociedade”, afirmou a produtora.
Produtora premiada nacionalmente
A produtora de grãos de Balsas, sul do Maranhão, Cláudia Sulzbach, que já foi premiada no Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, também tem presença confirmada no Fórum Regional Mulheres do Campo.
Com uma produção de soja, trigo, milho, feijão, e sorgo, a produtora gerencia 100% da Fazenda Laruna, localizada no sul do estado, e foi uma das ganhadoras do prêmio que divulga histórias femininas do setor.
Cláudia ganhou destaque pelo seu esforço e trabalho voltado para a agricultura. Ela assumiu sozinha a liderança em sua fazenda após um processo de divórcio, ficando não só à frente da gestão da propriedade, como também acompanha de perto tudo o que acontece atrás da porteira.
“Eu sempre tive muitas ideias para a fazenda, mas às vezes eu não tinha o apoio do ‘ex-sócio’, então como eu estava à frente sozinha vi a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendi nos cursos que fiz. Eu arregacei as mangas e comecei a fazer tudo que sempre sonhei. Hoje minha fazenda, graças a Deus, é vista como um modelo. Estou fazendo mil e uma inovações, investindo no solo, fazendo manejo com adubos biológicos para melhorar o solo, fazendo integração lavoura/pecuária, e ampliando a produção, que antes era apenas de milho e hoje a propriedade também produz feijão, arroz, soja, sorgo, milheto e até melancia. ”, revela a produtora.
Tema Sucessão Familiar será abordado
Também estará presente no fórum a advogada Mariella Guerra, que vai apresentar uma temática muito relevante na atualidade que é a sucessão familiar nas propriedades rurais. Ela também reforça o seu convite a todas as mulheres que tenham interesse em participar do fórum:
“Participe conosco do Fórum das Mulheres será um evento muito enriquecedor, eu tenho certeza, trataremos de temas superinteressantes e contribuirá para o crescimento pessoal e profissional de vocês. Essas trocas auxiliaram muito no meu crescimento profissional e no meu desenvolvimento pessoal então acredito que vai ser muito interessante e muito enriquecedor para vocês também”.
Para participar do fórum que será um evento totalmente gratuito, basta acessar o link e fazer sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWyPT6w9LDpNFB86LqrWY-Zz13oHqA0k9yaL3YVfR_7hZVew/viewform
Para mais informações, acesse www.catsorriso.org.br.
- Evento: XI Fórum Regional Mulheres do Campo
- Tema: “Semeando conexões: a força da mulher em campo”
- Data: 11 de outubro de 2024.
- Local: Espaço Verde Esperança
- Horário: 15h30
Sobre a IDH
A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.
Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.
O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas
Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e Linkedin.
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]