MENU

Search
Close this search box.
normal_WhatsApp_Image_2019-11-22_at_19.57.17__3_

Estratégias de Produção Sustentável da Mulher do Agro foi o tema do VIII Fórum Mulheres do Campo que contou com a participação de 200 mulheres de Sorriso e região

Compartilhe nas redes sociais

O Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) promoveu no dia 22 de novembro, no auditório do Centro de Eventos Ari José Riedi o VIII Fórum Mulheres do Campo – Edição Regional, com o tema: “Estratégias de Produção Sustentável da Mulher do Agro”.  O evento contou com uma extensa programação incluindo palestras, debates e cases de sucesso envolvendo a sustentabilidade e o papel da mulher no mundo do agronegócio. Na abertura estiveram presentes autoridades como a presidente do CAT Sorriso, Dudy Paiva, o prefeito municipal Ari Lafin, o vereador Dirceu Zanatta, o presidente do Núcleo Acrismat Sorriso, Pedro José Marcon, entre outros.

O fórum faz parte das atividades do Projeto Mulheres do Campo e foi voltado a todas as mulheres do campo e da cidade. O evento já se tornou tradicional e esteve em sua oitava edição contando com a participação de cerca de 200 mulheres de Sorriso e região. Além de palestrantes de renome como André Ramalho Flores, que é engenheiro agrônomo e consultor e falou sobre A Mulher frente à Gestão das Propriedades Rurais. Segundo Flores, isso vem sendo observado muito lá fora e aqui no Brasil, onde as mulheres vem tomando a frente dos negócios e se destacando devido as suas peculiaridades de ser mais atenciosa e ligada aos detalhes e ser mais organizada.

A advogada Stephanie Cordovez abordou o tema “O Olhar da Mulher do Agro na Gestão Trabalhista”, destacando a importância da mulher estar atenta a diversos pontos que podem ser trabalhados para que evite questões de causas trabalhistas.

A nutricionista e especialista em Fitoterapia, Gabrieli Comachio foi uma das palestrantes do VIII Fórum Mulheres do Campo. Ela falou para as presentes sobre “Alimentação Saudável Como Forma de Prevenção de Doenças e Busca de Qualidade de Vida”.

Também foi servido durante o evento um Brunch preparado pelo chef de cozinha Renato Costa Lima utilizando produtos da terra produzidos organicamente, como frutas, legumes, queijos e doces.

Patrícia Morari Mendes, gerente de marketing e relações públicas da Auster Nutrição animal, diretora de meio ambiente, suinocultora da região da Zona da Mata de Minas Gerais, diretora técnica e de meio ambiente ASVAPI – Associação dos Suinocultores do Vale do Ipiranga esteve apresentando seu trabalho contando um pouco sobre sua trajetória de vida, de muito trabalho e muitas conquistas e fazendo um bate-papo com as demais mulheres que participaram do painel.

A engenheira agrônoma Camila Giacomelli que trabalha na fazenda Magiana com o pai e na granja da família também esteve presente no Fórum e mostrou um pouco sobre o Caso de Sucesso da sua família ao empreender no ramo da suinocultura, instalando uma granja suína para atender o mercado frigorífico da região.

A engenheira civil Patrícia de Rossi também esteve entre as mulheres que apresentaram seus “Cases de Sucesso”. Patrícia é sócia da Granja Teles Pires, localizada em Sorriso-MT, integrada da BRF.

Maricilda Ludwig é proprietária da Chácara Ludwig, localizada no Projeto Casulo, onde juntamente com a sua família, esposo e filho produzem uma grande variedade de alimentos orgânicos, desde temperos, hortaliças, legumes, verduras e frutas como mamão, coco, acerola, citrus, milho verde, mandioca, cana, banana, pitaya, além de criação de galinhas poedeiras, suínos e peixes.

Ela também esteve apresentando seu Case de Sucesso, contando sobre seu trabalho desde a gestão da propriedade, produção e comercialização dos produtos, na feira, na merenda escolar e em forma de cestas que faz entregas diretamente para os clientes.

Outra mulher que apresentou seu trabalho foi a produtora Rita de Cássia Hachiya. Ela é proprietária do Sítio Via Láctea, localizado no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga). Na propriedade, Rita cria vacas leiteiras da raça Jersey, com o leite ela produz queijos e comercializa nos supermercados locais.

Também apresentaram seus cases de sucesso: Luciani Prante Chiarello – Vale Do Verde; Dudy Paiva, proprietária da Fazenda Santana; Luana Belusso da Fazenda Concórdia – Nova Ubiratã e Marina Carvalho Graebin – Fazenda Boa Vista E Nossa Senhora da Salete.

O evento foi uma realização do CAT Sorriso em parceria com a Acrismat, Sindicato Rural de Sorriso, Prefeitura Municipal de Sorriso, apoio da Empaer, Sebrae, Fundação Sorriso e Associação Mulheres da Poranga e do Chefe de Cozinha Renato Costa Lima que está preparando toda a parte de alimentação deste evento.

E teve como patrocinadores: IDH, Cofco, Sicoob, Syngenta, Vaccinar, Agroamazônia e Zag Seguros.

Para saber mais informações sobre os projetos desenvolvidos no CAT Sorriso acesse o site: www.catsorriso.com.br. Ou ligue 3544-3379. O CAT funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso na Marginal Esquerda, 1415, bairro Bom Jesus.