MENU

Search
Close this search box.

Compartilhe nas redes sociais

Encontro Regional de Sistemas Produtivos supera expectativas e reúne mais de 500 participantes

Mais de 500 pessoas, entre produtores rurais, engenheiros agrônomos, acadêmicos e profissionais da área agrícola, participaram na última sexta-feira (05.05) do 4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos. Realizado pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal, o evento contou com uma palestra de abertura e cinco estações tecnológicas.

Economista e consultor de mercados agrícolas, Vlamir Brandalize atraiu a atenção dos presentes ao falar das tendências do agronegócio mundial e brasileiro. Para o especialista, em se tratando de milho, os preços já atingiram o fundo do poço. “Se o produtor chegar na colheita e começar a vender tudo imediatamente, nos preços que aparecerem, certamente ele vai forçar o mercado com o excesso de oferta. É preciso buscar outras ferramentas como exportações, contratos do governo, e comercialização interna de maneira lenta. É uma grande safra, mas é preciso cautela”, garantiu Brandalize.

Depois da palestra principal foi a vez do agricultor José Eduardo Macedo Soares Junior, da fazenda Capuaba em Lucas do Rio Verde-MT, passar aos participantes um pouco da experiência em Sistemas integrados de Produção. Ele destacou a importância da rotação de cultura e a utilização da palhada como cobertura de solo.

Em uma das salas do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Instituto Mato-grossense do Algodão, o IMA, onde foi realizado o evento, a tema foi informática no campo. A palestrante Dra. Laurimar Gonçalves Vendrusculo, da Embrapa-MT, levou aos participantes as tecnologias disponíveis e aplicáveis na produção agrícola.

As outras explanações foram feitas nas estações tecnológicas montadas no campo. Manejo de solo – Nutrição, com o engenheiro agrônomo Dr. Ciro Magalhães; Manejo de doenças e Nematóides em soja, com a Dra. Dulândula Wruck e Microbiologia do Solo com o engenheiro agrônomo Anderson Ferreira, todos da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop-MT.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, o Senar-MT, também esteve presente no evento. O supervisor do Senar da regional Sorriso, Régis Bosoki, aproveitou para fazer uma apresentação institucional com os programas oferecidos ao homem do campo. Material que também foi apresentado durante o evento através de vídeos: Sucessão Familiar, Mecanização Agrícola, Inseminação artificial e

Para o presidente do CAT Sorriso, Darcy Getúlio Ferrarin, o balanço do evento é muito positivo. “Como é bom ver as cadeiras todas ocupadas. Saber que o produtor rural e os profissionais da área agrícola estão buscando conhecimento. Precisamos estar sempre atualizados para ter sucesso na atividade”, disse o presidente em seu discurso.

Realização

O 4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos é realizado pelo Clube Amigos da Terra, CAT Sorriso em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso e a Prefeitura Municipal. A parceria técnica é da Embrapa-MT e do IMA, o Instituto Matogrossense do Algodão. O apoio é da RTRS, WWF-Brasil e do Cidesa, o Consórcio de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires.

Patrocínio

São patrocinadores do evento: a APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso; SENAR-MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso; Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável; Nortox; Agro Amazônia; Bayer; Basf; Case; Dimicron; Monsanto; Agroeste; FMC; Mobil; Nidera; Syngenta; Pioneer e RST Instalações Agroindustriais.vvv

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

05/04/2024

Plataforma digital de monitoramento do projeto Chove-Chuva será lançada em Sorriso no dia 08 de abril