MENU

Search
Close this search box.

Compartilhe nas redes sociais

Encontro Regional de Sistemas Produtivos em Sorriso abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 7º Encontro Regional de Sistemas Produtivos. O evento é promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT) e pela Embrapa e será realizado no dia 20 de maio na fazenda Santana, em Sorriso (MT). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CAT Sorriso, que é o catsorriso.org.br.

O Encontro Regional de Sistemas Produtivos é um evento bianual promovido pelo CAT Sorriso. “Temos como objetivo divulgar resultados com coberturas de solo, novas tecnologias e melhoramentos ao produtor rural”, diz Cristina Delicato, coordenadora de Projetos e Eventos do CAT Sorriso.

A programação desta edição terá como foco a apresentação de resultados de pesquisas realizadas pela Embrapa Agrossilvipastoril e UFMT em sistemas integrados de produção agropecuária. Ao longo de três safras estão sendo acompanhados sistemas de integração lavoura-pecuária e sistemas de plantio direto na palha na fazenda Santana, de propriedade de Fernando e Dudy Paiva. “Nos sentimos honrados em colaborar e participar deste momento, que vem para trazer muitos benefícios para a agricultura da nossa região”, comenta Dudy Paiva, que também é vice-presidente do CAT Sorriso.

De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Wruck, a safra atual é a terceira avaliada pela equipe de pesquisadores e os resultados obtidos até aqui trazem grandes avanços em relação às recomendações técnicas para uso de consórcios de segunda safra. “Estamos fazendo em escala comercial aqueles consórcios que iniciamos as pesquisas em áreas menores. Conseguimos ajustar as taxas de semeadura e confirmamos que é possível fazer bem feito em escala de fazenda”, afirma Wruck.

Programação

O evento terá início às 8h e irá até às 16h. Contará com palestras em uma estação central e dois circuitos técnicos a campo. Um deles terá foco em sistemas de plantio direto na palha e outro em integração lavoura-pecuária.

Os palestrantes mostrarão os trabalhos desenvolvidos na fazenda Santana e os principais resultados do uso de consórcios forrageiros em segunda safra e seus impactos na produção de soja nas safras 21/22 e 22/23.

Serão abordados dados sobre química, física e microbiologia do solo, qualidade de grãos, ocorrência de inimigos naturais, incidência de nematóides, doenças foliares, quebramento de hastes e apodrecimento de vagens de soja. Também serão mostrados os resultados dos consórcios forrageiros utilizados e números da pecuária na ILP.

Projeto REM MT

Os dados apresentados pela equipe da Embrapa, professores da UFMT e parceiros são fruto de um projeto de pesquisa e Transferência de tecnologia custeado pelo REM Mato Grosso, liderado pela Embrapa Agrossilvipastoril e realizado em conjunto com a universidade, CAT Sorriso e a Fazenda Santana.

Além das ações de pesquisa na Fazenda Santana, foram realizadas atividades de pesquisa e validação na vitrine tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril, capacitação de técnicos e estudantes em dois polos na região Médio Norte de Mato Grosso e a realização de eventos, como o 6º Encontro Regional de Sistemas Produtivos, em 2021, o Workshop de Integração Lavoura-Pecuária e o 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, ambos em 2022.

Com a prorrogação do projeto, será possível realizar avaliações até a primeira safra de 2023/2024. Só então todos os resultados serão compilados com dados de três anos agrícolas completos.

Parcerias

O 7º Encontro Regional de Sistemas Produtivos é promovido pelo CAT Sorriso e pela Embrapa Agrossilvipastoril. Conta com patrocínios do REM Mato Grosso, ADS Agrodrones Solution, Associação Rede ILPF, Effectus Fertilizantes e Soesp. Conta ainda com apoio do Imea, Simbiagro, Laboratório Solos & Plantas e Vida Rural MT.

*Escrito por Gabriel Faria.

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024