Temas como empreendedorismo feminino, liderança e gestão de negócios estiveram em evidência na última segunda-feira, (19/08) com a Oficina “Mulheres Empreendedoras com Sustentabilidade – Mulheres que empreendem, transformam!”.
O evento foi organizado pelo CAT – Clube Amigos da Terra, por meio do Projeto “Cultivando Vida Sustentável” e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento contou com a presença de mulheres de Sorriso e região.
O evento teve como objetivo impulsionar o empreendedorismo, a liderança e a gestão de negócios por mulheres. E foi uma grande oportunidade para as participantes desenvolverem técnicas e habilidades no mundo dos negócios.
Empreender com sustentabilidade é buscar aplicar na prática as ações para criar e desenvolver negócios que sejam sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico. Isso significa que os empreendedores devem criar negócios que sejam ecologicamente responsáveis, socialmente justos e economicamente viáveis.
A oficina ministrada pela facilitadora do Sebrae RAE, Laís Nunes, que destacou o que foi abordado: “Nós abordamos o tema do empreenderismo feminino e os impactos causados na vida financeira das mulheres, destacando as ações sustentáveis desenvolvidas nos pequenos negócios, em especial na agricultura familiar. Na oficina foram abordadas os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com um olhar especial para o empreendedorismo feminino”,
Márcia Aparecida Tibaldi é produtora de frutas e cana-de-açúcar no Assentamento Jonas Pinheiro. Ela produz rapaduras, que vende na feira e falou o que aprendeu na oficina “Eu entendi que a sustentabilidade é o princípio de equilibrar os recursos naturais e a exploração pela sociedade. Também percebi que o objetivo é garantir que as gerações atuais possam atender suas necessidades, sem comprometer as gerações futuras. Aprendi sobre a sustentabilidade, ambiental, ecológica, social e econômica, mantendo sempre o equilíbrio, cada um fazendo sua parte. Na minha chácara gosto de manter tudo sempre limpo, faço compostagem com folhas, restos de comida, para utilizar o esterco natural e não colocar nada químico na cana e nas frutas, para que chegue o mais natural para o consumidor. Também pude ver que para empreender a gente tem que sempre pensar no futuro para que possamos abrir um empreendimento e dar continuidade de forma mais ecológica possível”.
A produtora de queijos Rita Hachiya também participou da oficina e disse o que achou do evento: “Eu gostei muito da palestra, da troca de experiências, de conhecer outras histórias. Foi muito bom. Sempre bom estar com outras mulheres que inspiram a gente. Me diverti muito! Obrigada ao CAT e ao Sebrae pela oportunidade.”
Eliane Felini, enfermeira e representante de produtos suplementos vitamínicos. “Essa oficina teve um aprendizado muito proveitoso nessa parceria do CAT e Sebrae, pudemos conhecer muitas mulheres da zona rural e urbana, que contribuem para o empreendedorismo sustentável. foi muito bom, trocas de experiências, maneira de aprender como cada uma delas fazem e buscam melhorias para o próprio negócio, colocando dentro da sustentabilidade”.
Eliane complementou dizendo que já teve novas ideias para serem implantadas: “Eu por exemplo, em pesquisas, já quero implantar algo derivado aos potes de plástico dos produtos que represento, para que possam ser descartados em local apropriado, sem agredir o meio ambiente”.
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]