MENU

Search
Close this search box.
thumb_WhatsApp_Image_2019-02-28_at_13.22.33

Diretor técnico do CAT fala como será o 5º Encontro Regional de Sistemas Produtivos e faz convite aos produtores

Compartilhe nas redes sociais

Alfeo Trecenti, diretor técnico do CAT Sorriso fez um balanço desta primeira reunião de 2019 e os projeto apresentados aos produtores. “Nós apresentamos os projetos que o CAT desenvolve, a ideia da publicação de mais uma cartilha com a história dos personagens, mostramos o desenvolvimento do projeto ‘Gente Que Produz e Preserva’ e os projetos da agroecologia, enfim, os trabalhos que o CAT vem desenvolvendo. A noite foi mais voltada para parte de entrega de crédito das fazendas que foram e que estão sendo certificadas no processo de certificação RTRS.

Também foi apresentada uma prévia de como será o 5º Encontro Regional de Sistemas Produtivos que acontecerá em abril. “A gente tá fechando o evento e fazendo os últimos contatos com as pessoas. Nós vamos abordar sobre as principais doenças que estão acontecendo, as pragas, os sistemas de cobertura. O objetivo maior do evento é apresentar os novos sistemas, que estão sendo implantados e validados, como o sistema Gravataí. A ideia é trazer os produtores para discutir e fazer sua validação prática a nível de fazenda e expor aos demais participantes do evento, o quão importante é a gente estar colocando essas plantas de cobertura, fazendo rotação de cultura, visando prevenir doenças, pragas e plantas daninhas, que estão se tornando um problema bastante sério atualmente”.

As janelas de plantio funcionam como uma verdadeira vitrine, onde o produtor vai verificar in loco o que é melhor para ser implantado em sua propriedade “São vários modelos que, então cada produtor tem de discutir, e levar para fazenda dele, aquilo que mais condiz com a realidade dele. O que ele pode colocar de plantas de cobertura, junto com as culturas que ele pratica. É uma ideia de ocupação de espaço e tempo na fazenda, porque você vai fazendo os plantios das culturas de janeiro, fevereiro, março até o término das chuvas e sempre tem uma planta de cobertura ou uma planta que você pode colocar em consórcio. Então isso que é importante a gente conhecer, quais são as plantas, quais são esses benefícios e todo o envolvimento que tem de onde adquirir sementes, os custos, todas essas questões. E a gente vai ter oportunidade de trazer pessoas especializadas nessas atividades, que vão estar esperando com muita competência e a ideia também é trazer produtores para validar essas técnicas que estão sendo desenvolvidas.

O 5º Encontro Regional de Sistemas Produtivos será realizado no dia 24 de abril “Convidamos todos os produtores, técnicos e pessoas relacionadas ao agronegócio, que vai ser mais uma oportunidade que nós vamos ter para fazer aquele ajuste fino na propriedade para a gente continuar tendo sucesso que a gente precisa ter para desenvolver atividade da melhor forma possível”.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO. CLICK NO LINK: https://catsorriso.org.br/pagina/10-inscricao-sistemas-produtivos.

Informações sobre inscrições para o encontro podem ser obtidas no Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso, que funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso. Ou pelo telefone: 3544-3379.