MENU

Search
Close this search box.
WhatsApp Image 2023-09-21 at 21.01.37

Dia de Campo no Assentamento Jonas Pinheiro vai apresentar as Boas Práticas de Manejo e Alimentação do Gado Leiteiro

Compartilhe nas redes sociais

 Serão apresentados os procedimentos para a certificação SIM/SUSAF e sobre o Selo Arte. E a produtora Rita Hachiya vai falar sobre produção sustentável e sua relação com os animais

 

No dia 27/09 será realizado o primeiro Dia de Campo na unidade demonstrativa do sitio Vila Láctea, no Assentamento Jonas Pinheiro, com várias palestras e apresentação do case de sucesso da produtora Rita Hachiya.

A organização é da SEMASA – Secretaria Municipal de Agricultura de Segurança Alimentar, em parceria com o CAT Sorriso, Cresol, KRAPP Melhoramento Genético, Idh, Empaer e a Rede Rural.

Serão apresentadas  palestras com os temas como o Serviço de Inspeção Municipal SIM, Selo Arte e o manejo da propriedade.

O técnico da EMPAER, José Reis, pontua o que será abordado em sua palestra e faz um convite a todos os interessados: “Estamos fazendo um convite especial para todos os produtores de Sorriso e região na propriedade da Rita. Ela tem uma propriedade produtora diferenciada , onde se produz o leite A2A2, lá nós vamos explicar sobre isso, é uma unidade demonstrativa. todos estão convidados a participar na próxima quarta-feira. todos os agricultores familiares que tiverem interesse em conhecer um pouco mais sobre  as técnicas e práticas que ela está utilizando, vamos repassar aos que estiverem presentes.”

A  médica veterinária Mariana Pinto Sartori será uma das palestrantes e vai explicar os procedimentos para a certificação SIM/SUSAF.  “Na oportunidade vamos falar sobre a propriedade Vila Láctea, que possui duas certificações: a primeira é o SIM – Serviço de Inspeção Municipal e o SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte), que é um selo que consolida ainda mais a certificação do SIM dando autonomia para que os produtos da queijaria Vila Láctea possam ser comercializados em todo território de MT. Vamos falar sobre o que são essas certificações , qual a importância delas dentro de um estabelecimento de produtos de origem animal, salientou.

O queijo ‘Poranga’, produzido no sítio Vila Láctea, é o primeiro queijo artesanal, a receber o Selo Arte no Estado de Mato Grosso.

 

A veterinária explica que propriedades de produtos de origem animal precisam ter pelo menos uma certificação. A mais simples é o SIM para ser comercializado em nível municipal. “Nós também vamos falar sobre o SUSAF e esclarecer as principais dúvidas dos produtores que tenham interesse em ter seu produto certificado, ter a qualidade e sanidade dos seus produtos garantida. A certificação SUSAF permite que seus produtos possam ser comercializados em supermercados, padarias, entre outros estabelecimentos onde a vigilância faz um trabalho de fiscalização e somente produtos com certificação podem ser comercializados  nesses locais“.

E fez um convite a todos os produtores para participar do evento: “A gente convida todos os produtores que ainda não possuem que vão participem e tirem suas dúvidas para poder entrar na legalidade e os que já possuem pra ver o trabalho desenvolvido lá. É uma grande oportunidade tanto para produtores, como consumidores dos produtos Vila Láctea para conhecerem como são produzidos e o que existe por traz dessas certificações, que tem um peso para sanidade, qualidade e segurança de estar consumindo um produto muito bem feito“.

Carine Baggio, médica veterinária também estará presente e vai palestrar sobre o Selo Arte, e como os produtores rurais podem obter essa certificação e as vantagens para os  seus produtos.

Uma história de amor aos animais

 

                                         

 

A proprietária do Sitio Vila Láctea, Rita Hachiya falará um pouco sobre sua trajetória de sucesso e como foi sua experiência desde o início da atividade na produção de queijos a partir da criação de vacas Jersey: “Será um prazer receber todos os produtores de Sorriso e região, agrônomos, estudantes da área e demais interessados na área. Falaremos sobre como produzir de forma sustentável e minha relação com os animais. Será um dia muito especial, fica aqui o meu convite para esse grande evento que está sendo preparado com muito carinho. Conto com a presença de todos”.

 

Com uma receita exclusiva da Rita, o queijo Poranga (que significa bonito na língua Tupi Guarani) é produzido de forma artesanal, respeitando as normas sanitárias, e com característica tradicional, regional e cultural.

 

A propriedade produz o queijo Poranga, que foi certificado pelo INDEA com o Selo Arte como primeiro produto artesanal para venda nacional. Rita vai destacar também seu trabalho no dia-a-dia, sua persistência em vencer as dificuldades e obstáculos e sua relação com suas vacas Jersey, demonstrando o verdadeiro amor e respeito aos animais.

 

O evento é gratuito, porém as vagas são limitadas e é importante que as inscrições sejam feitas com antecedência pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQ6B7QU-jUtcRDjWtwbnSeQDvvl6nKoBQjYclDM4aWki4zNg/viewform

 

Temas das palestras:

Certificação SIM/SUSAF (médica veterinária Mariana Pinto Sartori)

Manejo e Alimentação do Gado Leiteiro (José Reis e Jéssica Coutinho – EMPAER)

Boas Práticas de Ordenha (Raquel de Mattos Cazonato  – EMAPAER)

Selo Arte (Dra. Carine Baggio Cavalcante – INDEA/MT)

 

Confira a programação do evento:

Inscrições e café da manhã 7h30

Abertura – 8h00

Início das Palestras – 8h30

 

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]