Participação dos produtores foi viabilizada pelo CAT Sorriso, por meio do Projeto Cultivando Vida Sustentável
Produtores da Agricultura Familiar do Assentamento Jonas Pinheiro, Rita de Cássia Hachiya (sítio Vila Láctea) e José Reis (sítio Cristo Rei) estiveram presentes na segunda edição do Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira em Sistemas Integrados de Produção (ILPF) promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril.
O evento aconteceu no campo experimental da Embrapa, em Sinop e visou levar aos produtores de leite, profissionais de assistência técnica e estudantes informações que possam trazer melhorias para a produção leiteira em Mato Grosso. A programação contou com palestras que abordaram temas de interesse do produtor, como qualidade do leite, manejo de forrageiras, genética do rebanho e uso de sistemas de integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) na pecuária leiteira.
A participação dos produtores foi viabilizada com o apoio do CAT Sorriso, por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável. Os dois foram acompanhados pela técnica de campo, a engenheira florestal Bruna Valério, que destacou a importância do evento. “O dia de campo da Embrapa sobre ILPF e gado leiteiro foi muito produtivo, destacando a importância da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta como uma estratégia para aumentar a eficiência e a sustentabilidade da pecuária leiteira. Participar desse tipo de evento é essencial para conhecer novas técnicas e manejos aplicáveis às realidades locais. Além disso, levar produtores da região para vivenciar essas experiências possibilita a troca de conhecimento e incentiva a adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis na pecuária leiteira”.
O sistema ILPF melhora a qualidade das pastagens, proporciona conforto térmico para os animais e otimiza o uso da terra ao integrar diferentes componentes produtivos. Essas condições favorecem a saúde do rebanho e o aumento na produção de leite, além de gerar benefícios ambientais e econômicos para os produtores.
Rita já possui uma unidade demonstrativa de ILPF e Sistemas Agroflorestais em seu sítio e José Reis está em fase de implementação em sua propriedade. Os dois seguem na jornada de busca por conhecimento e pesquisa, com apoio do CAT Sorriso, por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável.

Rita relatou como foi sua experiência em participar desse dia de campo: “Foi uma experiência muito enriquecedora participar desse dia de campo. Tive oportunidade de conhecer novas tecnologias, boas práticas, melhoramento genético, incluindo manejo alimentar. Consegui tirar muitas dúvidas, poder ver onde estou errando e onde estou acertando e onde posso melhorar. Um momento muito valioso essa troca de experiência entre produtores, técnicos e pesquisadores. E saber que muitas coisas que a Embrapa desenvolve lá a gente já faz na nossa propriedade, uma delas é o melhoramento genético, nosso rebanho é 100% leite A2A2, que é mais saudável e a Embrapa está mudando o rebanho para leite A2A2. Fiquei feliz em saber que estamos no caminho certo e podemos ser referência para outros produtores. E quero agradecer a parceria do CAT pelo apoio e da Bruna que me acompanhou nesse dia de campo”.
José dos Reis agradeceu todo apoio recebido do CAT e parceiros e destacou o que chamou sua atenção durante o dia de campo, em relação aos trabalhos desenvolvidos pela Embrapa. “Há vários anos eles vêm trabalhando essa questão do Agrossilvipastoril, integração lavoura pecuária floresta, com a arborização, é um trabalho inovador e que vem trazendo resultados fantásticos para todos os produtores que tenham interesse em copiar. É um trabalho brilhante que vale a pena e traz resultados positivos tecnicamente, economicamente, ambientalmente e socialmente e prezando pelo conforto dos animais com o sombreamento das pastagens que traz resultados para os animais e para os produtores que visam equilibrar a atividade leiteira de forma rentável com o meio ambiente. É uma integração interessantíssima. Com base em tudo isso podemos repensar nossa atividade e ver no que podemos melhorar para aumentar nossa produtividade e melhorar a posição de Mato Grosso para ser um dos maiores produtores de leite do País”.
Sobre a IDH
A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.
Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.
O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas. Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @idh.br no Twitter e Linkedin.
Sobre a Cargill
Cargill oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo.
Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ajuda as pessoas a prosperar com a aplicação de nossas ideias há mais de 155 anos. Tem 155.000 funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atua.
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]
Acesse também nossas redes sociais: @catsorriso