Compartilhe nas redes sociais

Dia de Campo “A importância da Revitalização das Nascentes com o Reflorestamento” marca Dia Mundial da Água

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22/03, será realizado o Dia de Campo com o tema: “A importância da Revitalização das Nascentes com o Reflorestamento”. A realização é do Cat – Clube Amigos da Terra, em parceria com a Idh, com apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretária Municipal de Educação, IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, com patrocínio da Earthworm Foundation e da ADM.

O evento, que traz a mensagem de que “Água é Vida”, será realizado no Sítio Bela Vista, onde está localizada a nascente 53, com início a partir das 8 horas da manhã. A nascente passou por um processo de revitalização para recuperação de suas características naturais, com o plantio de mudas de espécies nativas da região e recuperação da vegetação nativa existente.

Alunos da Escola Municipal Papa João Paulo II, do IFMT- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, além de professores e técnicos vão participar do Dia de Campo, que faz parte das atividades do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido pelo CAT Sorriso, em parceria com a Idh.

O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de revitalizar as áreas de preservação permanentes das nascentes através do reflorestamento e promover a conscientização sobre a conservação da água, um bem tão precioso e fundamental para a vida no planeta, mas que pode se tornar escasso, se não forem tomados os cuidados necessários.

A água é considerada um recurso renovável devido à sua capacidade de se recompor em quantidade, principalmente pelo ciclo de evaporação da água dos oceanos, rios e lagos, formação de nuvens, precipitação na forma de chuva e retorno à superfície terrestre. E também pela absorção de poluentes. Porém, apesar de ser renovável, pode se tornar limitado no diz respeito à sua quantidade disponível e à sua qualidade, daí a necessidade de se promover uma conscientização sobre o uso racional da água e sobre a preservação dos recursos hídricos e suas nascentes.

A coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação de Sorriso (Semed), Ivanete Ferro destaca a relevância da realização do Dia de Campo para a conscientização dos alunos: “Para nós da Secretaria Municipal de Educação, a palestra e a visita a uma nascente é um momento importante para nossos alunos para promover a conscientização e a mudança de atitude, pois as nascentes são fontes de água potável e se faz necessário cuidar do seu entorno, e além do mais, o meio ambiente necessita de ações como essa”.

 

 

 

 

 

 

Evento: Dia de Campo

Tema: “A importância da Revitalização das Nascentes com o Reflorestamento”.

Data: 22 de Março de 2024

Horário: 08h00

Local: Sítio Bela Vista – Nascente 53, Sorriso – MT

 

 

 

 

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

 

 

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.