Nesse 21 de setembro é uma oportunidade para refletir sobre a importância das árvores para o meio ambiente, para os seres humanos e para a vida no Planeta.
O Dia da Árvore é celebrado em todo o mundo, porém, em datas diferentes. No Brasil, comemoramos no dia 21 de setembro. A data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro, sendo o período em que as plantas florescem em maior abundância.
Origem do Dia da Árvore
A data foi instituída pelo decreto 55.795, de 1965, assinado pelo então presidente Humberto Castelo Branco, pelo qual foi definida a celebração da “Festa Anual das Árvores”. O objetivo da comemoração é “difundir os ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, além de divulgar a importância das árvores para o progresso do País e para o bem-estar dos cidadãos”.
Grave ameaça
As queimadas e incêndios florestais tem revelado um cenário alarmante em quase todos os municípios brasileiros. Segundo um levantamento do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o estado de Mato Grosso teve 56,34% do território atingido por fogo, sendo registrados 39,6 mil focos de incêndios neste ano, liderando o ranking no Brasil. A Amazônia e o Cerrado foram os biomas mais atingidos pelo fogo, com extensas áreas devastadas e inúmeras vidas de animais silvestres perdidas. Com tantos focos de incêndios e queimadas, o “nosso céu não está tão formoso, tampouco risonho e límpido”, pelo contrário, o céu de nossa “Terra adorada” tem estado constantemente encoberto por fumaça. O que nos chama a atenção para algo extremamente preocupante: a degradação ambiental.
O CAT lançou, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a cartilha intitulada “Amigos da Terra Contra o Fogo” para conscientizar crianças e adolescentes sobre os prejuízos ao meio ambiente causados pelas queimadas urbanas e incêndios florestais. O CAT também incentivou a implantação do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos em Sorriso, composto por várias instituições, que fomentam ações de prevenção, resposta, fiscalização e responsabilização contra incêndios no período proibitivo.
O Dia da Árvore é, portanto, uma grande oportunidade para pararmos e refletirmos sobre os impactos na natureza e na vida dos animais silvestres e dos próprios seres humanos gerados pela remoção de árvores, com o avanço do desmatamento, seja pela derrubada ou pelos incêndios florestais.
É momento de se promover uma conscientização massiva sobre a importância deste bem tão precioso e refletir sobre a necessidade de se preservar aquilo que realmente faz do nosso País um “gigante pela própria natureza“: nossas árvores e nossa imensa biodiversidade.
As árvores são essenciais ao Planeta
A data é um convite para a reflexão sobre o respeito à própria VIDA e ao meio-ambiente e ao nosso Planeta. Serve para tratar de assuntos ligados à ecologia e educação ambiental, o cuidado com as nossas florestas, o equilíbrio dos ecossistemas, o combate à poluição, ao desmatamento, entre outros temas.
Todos nós sabemos da importância das árvores, mas vale lembrar de algumas de suas utilidades, podendo ser empregadas em projetos de reflorestamento e ações de preservação ambiental, para fins de arborização urbana, embelezam as ruas com o paisagismo, ou plantios domésticos. Fornecem sombra e regulam a temperatura do meio ambiente, além de oferecerem abrigo e alimento para animais e seres humanos. Absorvem a água das chuvas, servem de barreira para o vento, reduzem a poluição sonora, equilibram a temperatura ambiente, absorvem gás carbônico e liberam oxigênio. Além de serem fontes de matérias-primas e medicamentos.
Projetos voltados à preservação ambiental
Desde sua fundação, em 2002, CAT Sorriso tem desenvolvido diversos projetos com foco na preservação ambiental, entre eles: o “Sorriso Vivo”, “O Agro na Escola” e o projeto “Águas do Lira”, com trabalhos voltados a conscientização ambiental, com o plantio de mudas de espécies nativas da região para promover a restauração de áreas que precisam ser revitalizadas.
Desde 2005, quando o projeto “Sorriso Vivo” foi lançado, são realizadas visitas de alunos e professores das redes pública e particular de ensino para conhecer de perto a Vitrine Tecnológica de Reposição Florestal, além de biólogos, engenheiros agrônomos, e outros profissionais ligados às questões ambientais. O objetivo é mostrar para as crianças e adolescentes a importância da preservação ambiental. Mais de 70 mil crianças já visitaram as áreas demonstrativas de restauro, inúmeras palestras, concursos de redação, desenho, videocast, mais de 80 mil cartilhas “Amigos da Terra” já foram distribuídas nas escolas.
O Projeto Águas do Lira já conta com seis nascentes revitalizadas, onde também são realizadas visitas de estudantes e professores nas áreas de revitalização de nascentes do Rio Lira (um rio considerado patrimônio histórico, cultural, paisagístico, ecológico e turístico do município de Sorriso).
Viveiro de mudas de espécies nativas
O CAT também desenvolve em parceria com o IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso, o projeto de produção de mudas de espécies nativas, no viveiro “Cultivando Vida Sustentável”, que serão utilizadas para o plantio nas áreas de revitalização de nascentes e recuperação de Áreas de Reserva Legal. Para isso, já foram realizados cursos de produção de mudas de espécies nativas para incentivar produtores do Assentamento Jonas Pinheiro e outras propriedades a produzirem suas mudas para utilizar em programas de PRAD – Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas.
O Clube Amigos da Terra também trabalha com a conscientização de pequenos, médios e grandes produtores sobre a importância da preservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos. E principalmente para a proteção e ou recuperação das áreas de reservas florestais.
Missão
Ao longo de sua jornada, o CAT promove a sustentabilidade na produção de alimentos e protege o meio ambiente. Em 22 anos de história, por meio de seus projetos e incentivos, o CAT já plantou milhões de mudas de árvores, cada uma delas como um lembrete vivo de que o futuro é construído com raízes firmes e folhas verdes e bons frutos.
Nesse Dia da Árvore, a equipe do CAT Sorriso convida a todos a adotarem atitudes que tragam benefícios à natureza, que contribuam para a preservação das árvores e das florestas.
“Esse Dia da Árvore é dedicado à conscientização sobre a importância das árvores para o meio ambiente e a vida no nosso Planeta, além de incentivar a preservação das florestas e o plantio de mudas de árvores, mas o objetivo global permanece o mesmo: promover a preservação ambiental. E o CAT Sorriso trabalha para levar esta mensagem a todos para que possamos inspirar toda a comunidade a trabalhar para garantir um futuro mais verde e mais sustentável para todos”.(Cristina Delicato – Diretora de Projetos do CAT).
“No Dia da Árvore, celebramos um dos nossos maiores aliados na luta pela sustentabilidade. As árvores são essenciais para a saúde do planeta: elas purificam o ar, regulam o clima e preservam as nascentes de água. Além disso, oferecem habitat para inúmeras espécies e melhoram a qualidade de vida das comunidades. O CAT vem contribuindo com práticas sustentáveis e o reflorestamento de nascentes, reafirmando seu compromisso com um futuro mais verde. Cada árvore plantada é um passo vital para um mundo mais sustentável e equilibrado. Vamos valorizar e proteger essas maravilhas da natureza!” (Andréia de Sousa – zootecnista do CAT).
“Além de sua própria beleza, as arvores tem funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, mantem o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais. É preciso que todos nós façamos uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente. O Brasil é muito rico em diversidade, principalmente dentro do estado de Mato Grosso e em Sorriso, onde se produz alimentos com abundância e qualidade, sem esquecer de cuidar das nossas reservas florestais e riquezas naturais”.(Alfeo Trecenti – Diretor Técnico do CAT).
Fundador do CAT Sorriso, Darcy Getúlio Ferrarin também reforça sobre a importância da preservação das árvores e matas: “Eu sempre falo que o planeta Terra sem água não tem vida, vira um deserto. O que protege nossas águas, nossas nascentes são as árvores. É muito importante para mantermos a quantidade e qualidade de nossas águas. Toda cabeceira de água, se não tiver mata ao seu redor, ela seca. Nossos rios se não tiver mata ao seu redor, bem protegido, podem reduzir em 60% a quantidade de água. ”
E completa falando da importância das árvores para a preservação das espécies: “As árvores servem de abrigo e de alimento para animais. O que que seriam das espécies de animais silvestres, se não fossem a nossas matas? Certamente nós não teríamos tantas espécies de animais. É lá que eles vivem, se reproduzem, se alimentam através de frutas, sementes, de flores, onde as abelhas se alimentam e produzem o mel para o ser humano também. As árvores são extremamente importantes também para nós seres humanos”. (Darcy Getúlio Ferrarin – Sócio fundador do CAT).
Algumas ações podem ajudar nosso planeta:
- Plantar uma árvore;
- Revitalizar alguma área que necessite de restauração;
- Conhecer o horto florestal da sua cidade;
- Reduzir, reutilizar e reciclar;
- Utilizar fontes de energia limpa;
- Evitar o uso de papel;
- Não provocar poluição e queimadas;
- Realizar campanhas de educação ambiental;
- Ajudar projetos de entidades que promovam a preservação da natureza.
Saiba algumas curiosidades relacionadas às árvores:
Árvore símbolo do Brasil
O Brasil tem uma árvore que é o seu símbolo, o Pau-Brasil (Caesalpinia echinata). A árvore foi declarada árvore nacional através da Lei nº 6.607, de 7 de dezembro de 1978. Nativa da mata Atlântica, sua altura pode alcançar até 15 metros. Seu tronco é absolutamente reto e suas cores fazem distinção entre as demais: cinza-escuro.
Árvore mais antiga no Brasil
A árvore mais antiga do Brasil é um jequitibá de mais de 600 anos, localizado no interior do Estado de São Paulo, em Santa Rita do Passa Quatro. Sua copa mede 36 metros de diâmetro e serve de abrigo para diversas espécies de animais, como aves e macacos. O jequitibá-rosa é chamado de Rei da Mata Atlântica e também pode atingir 50 metros de altura e mais de 500 anos de idade.
As gigantes mais antigas no mundo
A sequoia é sem dúvida a mais destacada e conhecida pelo seu tamanho, mas também pela sua longevidade. É uma das árvores mais antigas e mais altas do mundo. Uma sequoia localizada na Califórnia – EUA é considerada a mais antiga datada com 2.200 anos, podendo atingir até 115 metros de altura e 31 metros de circunferência, pesando em torno de 1.385 toneladas.
Mais valiosa
A árvore da espécie jacarandá é considerada a mais valiosa do Brasil, pois a sua madeira tem grande durabilidade e desde os tempos coloniais é procurada para confecção de mobiliário de luxo.
A mais colorida
A típica árvore de Ipê é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus, ambos da família Bignoniaceae. É muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e muito utilizada no paisagismo brasileiro, sendo comum na arborização de ruas e avenidas e projetos de reflorestamento. Existem várias espécies e suas cores podem apresentar coloração branca, roxa, rosa ou amarela.
Em extinção
Conhecida como o pinheiro brasileiro, a araucária, originária dos continentes americano e africano e posteriormente disseminada pela América do Sul, especialmente no Brasil. É considerada a árvore símbolo do estado do Paraná, onde tem maior incidência, mas pode ser encontrada também nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Infelizmente está ameaçada de extinção.
Fonte de medicamentos
Um exemplo é o ácido acetilsalicílico, oriundo da casca do salgueiro, embora a aspirina moderna contenha um derivado sintético. O remédio foi descoberto há cerca de 3.500 anos, quando foi verificado que o pó amargo extraído da casca e das folhas do salgueiro era capaz de aliviar as dores e diminuir a inflamação.
Purificam o ar
As árvores absorvem gases poluentes (óxidos de nitrogênio, amônia, dióxido de enxofre e ozônio) e filtram as partículas do ar prendendo-as nas folhas e na casca, melhorando assim, a qualidade do ar que respiramos.
Fornecem matéria-prima
Elas nos fornecem celulose, resina, fibra, madeira, cortiça, biomassa, bioenergia e outros produtos. Existem as chamadas árvores industriais, que são cultivadas especificamente para a produção de matéria-prima sustentável. Elas representam uma alternativa viável para reduzir a pressão sobre as florestas naturais,
Abrigo para muitas espécies
As árvores oferecem condições de sobrevivência para toda a vida selvagem. Elas fornecem folhas, frutos, habitat seguro para nidificação, sombra e abrigo, além de altura para a segurança de muitas espécies, desde insetos, répteis, pássaros e mamíferos. Por isso é tão importante a preservação das árvores, pois o ciclo da vida depende muito das florestas.
Mais atraente para a fauna brasileira
A embaúba é uma árvore pioneira da mata atlântica brasileira. Por possuir frutos muito apreciados por pássaros, é muito atrativa para a fauna brasileira, principalmente para aves, que ao comerem os frutos dispersam as sementes.
Árvores trocam mensagens
As árvores são conectadas por uma rede de fungos que crescem dentro e ao redor de suas raízes. Através dessa conexão, elas compartilham recursos, trocam nutrientes e mensagens de alerta – quando se sentem ameaçadas.
Não existiam nos primórdios da Terra
A Terra possui 4,5 bilhões de anos e estima-se que as plantas tenham surgido há cerca de 500 milhões de anos, sendo as primeiras espécies provavelmente de musgos e hepáticas, sem raízes profundas. O aparecimento dos primeiros organismos capazes de realizar fotossíntese, conhecidos como cianobactérias, (que viviam em águas rasas do mar e produziam oxigênio para o planeta primitivo), remonta a 2,7 bilhões de anos. Somente no período Devoniano (419 – 358 milhões de anos) é que surgiram as primeiras plantas e árvores do mundo, formando os primeiros bosques.
Sobre a IDH
A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.
Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.
O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas
Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e Linkedin.
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]