MENU

Search
Close this search box.

Compartilhe nas redes sociais

Curso de manutenção e regulagem de colheitadeira capacita colaboradores de fazendas em Sorriso

As máquinas que tiram os grãos do campo estão cada vez mais modernas e eficientes. Porém, é preciso saber opera-las para garantir eficiência e evitar desperdícios. A manutenção e a regulagem das colheitadeiras foi tema de um curso oferecido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, o Senar- MT.

Ao todo, 14 pessoas participaram da programação. São colaboradores das novas fazendas inscritas no processo de certificação RTRS. Foram 40 horas, divididas em três dias de teoria e dois de prática. Ministrado pelo instrutor do Senar/MT, Cristiano Adames, curso abordou temas como:

  • Segurança e Saúde no trabalho;
  • Meio Ambiente;
  • Regulagem de plataformas;
  • Regulagem de mecanismo de alimentação;
  • Regulagem do mecanismo de trilha;
  • Regulagem do mecanismo de separação;
  • Regulagem do mecanismo de limpezal;
  • Regulagem do mecanismo de transporte e armazenamento;
  • Manutenção periódica;
  • Limpeza e armazenamento;
  • Noções de gestão (administração, comercialização e marketing).

A parte teórica foi realizada no auditório do Sindicato Rural de Sorriso. Depois os participantes foram até a fazenda Santo Antonio, aqui mesmo no município, para colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula.

O instrutor do curso, Cristiano Adames, explica que as pessoas que fazem os cursos do Senar têm mais chances de se colocar no mercado de trabalho já que os cursos são reconhecidos nacionalmente. “É um certificado diferenciado. O Senar oferece cursos de formação profissional e promoção social voltados para mais de 300 ocupações no campo. Sai ganhando quem aproveita as oportunidades”, garantiu o instrutor.

Qualificar trabalhadores, além de uma exigência da lei, evita ações trabalhistas por desvio de funções, acidentes no campo e principalmente prejuízo ao produtor rural. O curso de manutenção e regulagens de colheitadeiras de grãos dá noções básicas para que o operador possa desenvolver a função de forma profissional. O curso é uma das exigências do processo de Certificação da Soja do Projeto “Gente que Produz e Preserva”.

Apoio: 

O projeto “Gente que Produz e Preserva”, do Clube Amigos da Terra, o CAT, está sendo desenvolvido em parceria com a WWF Brasil, Bel, Solidariedad e IDH.

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024