Compartilhe nas redes sociais

Curso avançado de Produção de Abelha Rainha é realizado em Sorriso pelo CAT e Programa Vita Mel

Serão repassadas técnicas avançadas de manejo de colmeias e produção de abelha rainha com base em métodos como Cloake Board, Doolittle e Espanhol

Será realizado no dia 15 de novembro em Sorriso, o Curso avançado de Produção de Rainhas, que vai abordar as técnicas de manejo que interferem na produção comercial de abelhas da espécie Apis melífera (abelha africanizada), com ênfase nos seguintes métodos: Método Cloake Board; Método Doolittle e Método Espanhol.

Durante o curso serão abordados os conceitos como a fomentação da cadeia produtiva do mel, com assistência técnica na produção, beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos da abelha, buscando aplicação de metodologias e assistência técnica especializada a campo, produção e multiplicação de colmeias e seleção de abelhas rainhas.

O curso é promovido pelo CAT Sorriso, por meio do programa Cultivando Vida Sustentável, que conta com a parceria da Idh e apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) e do programa Vitamel Mais. E tem o objetivo de proporcionar incentivo à profissionalização dos apicultores, fazendo com que aperfeiçoem cada vez mais e desenvolvam melhor a atividade para que aumentem a produção e consequentemente a lucratividade com a comercialização do mel e seus derivados.

O CAT sempre vem buscando cursos para melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores da Agricultura Familiar em todas as cadeias produtivas, assim como na cadeia produtiva do mel. O presidente do CAT, Junior Ferrarin destaca a importância de buscar o fortalecimento da atividade no município de Sorriso: “A atividade da apicultura é muito importante, pois além de fornecer diversos produtos derivados do mel com valor de mercado, a atividade apícola traz outros benefícios econômicos, pois é um meio de manutenção do homem no campo, visto que gera renda e ocupação ao produtor, sobretudo na agricultura familiar, além de auxiliar a proteção de biomas, contribuir com a conservação e preservação da vegetação, e com o desenvolvimento sustentável”.

O coordenador do programa Vita Mel Mais, Nick Nelson Antonietti destaca a importância do curso para o apicultor: “Estamos juntamente com o CAT Sorriso trazendo esse curso, que na verdade é um ciclo de cursos que são de extrema importância, onde o apicultor vai aprender desde os conceitos básicos, como floradas, manutenção das colmeias, até técnicas mais avançadas de manejo dos apiários, que é o melhoramento genético e a produção de rainhas, com enfoque em três métodos”.

 

 

O curso será ministrado pelo instrutor técnico, o zootecnista Rodrigo Américo Ferreira Lima, que tem sete anos de experiência técnica a campo, com manejo e reprodução de colmeias, experiência em apicultura migratória, métodos de captura e multiplicação de colmeias, método de alimentação baseado na leitura do enxame, multiplicação e divisão pelo método Palmer, equalização de colmeias, produção de abelhas rainhas em larga escala, melhoramento genético, buscando os melhores indivíduos para seleção e reprodução, conhecimento em produção de pólen, própolis e geleia real.

Rodrigo Américo diz que a produção de rainhas é algo que acontece naturalmente nas colônias. Mas é possível utilizar alguns métodos que ajudam a garantir maior efetividade da produção de rainhas e consequentemente, obter maior produtividade. “Vamos abordar um pouco sobre a seleção genética das abelhas, mostrar os pontos que devem ser analisados na hora de selecionar aquela que terá a genética replicada. E falar da importância de dar sequência nessa seleção todos os anos, para renovar os indivíduos. Temos um déficit em termos de pesquisas na área de melhoramento genético, tecnologias, manejos empregados. Depois dessa aula teórica, vamos partir para aula prática, com manejos de colmeias de abelhas mais mansas, mostrar os métodos de produção, como enxertia, transferência, cúpulas, entre outros. Vamos tentar fazer um curso diferente do que se vê por aí, mostrando a importância de fazer a seleção e melhoramento genético das abelhas, melhorando a produtividade do mel e também o ganho para o apicultor”.

O curso acontece no dia 15 de novembro, no Horto Florestal, das 7h30 às 18h00.

O pré-requisito para inscrição é ter cursado o curso básico.

As vagas são limitadas. Mais informações pelo fone/WhatsApp: 3544-3379.

 

 

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados.

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.