Compartilhe nas redes sociais

Compostagem, gongocompostagem e minhocultura são temas de oficina

A primeira oficina da Semana Cultivando Vida Sustentável foi sobre compostagem, gongocompostagem e minhocultura, ministrada pelo Professor Elio Barbieri Junior, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na terça-feira (30).

A compostagem é o processo controlado de decomposição da matéria orgânica na presença de oxigênio, por meio da ação de microrganismos. A Congocompostagem consiste na compostagem de resíduos vegetais mediada pelo diplópode (classe do subfilo Myriapoda, vulgarmente conhecido como piolho-de-cobra) da espécie Trigoniulus Corallinus. E a minhocultura é a decomposição de resíduos vegetais e animais previamente compostados por meio da ação das minhocas.

“Ministramos uma oficina prática, destacando a relevância do uso dessas técnicas no aproveitamento de resíduos orgânicos dentro da propriedade rural, o que favorece a produção de insumos orgânicos de alta qualidade e que podem ser muito importantes para produção vegetal”, informa Elio.

A oficina uniu teoria, prática e a troca de experiência entre os participantes. Iara Petri, que tem sítio no assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), em Sorriso, pretende incrementar o sistema de compostagem que está em andamento na propriedade com as novas informações adquiridas no encontro. “Sempre temos algo há aprender, que nos acrescenta. Vou aplicar os novos conhecimentos para melhorar o que já estou fazendo lá no sítio”, reforça Iara.

Elbio explica que todas as técnicas abordadas durante a oficina não necessitam de grande estrutura para serem realizadas. “São atividades que podem ser desenvolvidas em ambiente residencial. Dentro da sua propriedade o produtor já tem todos os ingredientes e ferramentas disponíveis para produzir esses materiais, esses insumos para a produção vegetal”, esclarece o professor do IFMT.

A bióloga Francisca Linalva veio em busca de novos conhecimentos e acompanha a programação do evento, inclusive as oficinas. “A linguagem simples e direta facilita para que qualquer pessoa entenda o uso da técnica e se interesse. A união de teoria e prática deixa a oficina mais dinâmica”, complementa Linalva.

Elio destaca ainda a importância da capacitação do pequeno produtor e o acesso prático as técnicas sustentáveis. “Temos que conscientizar o produtor de que aquilo que ele considera lixo, o resíduo orgânico, os restos culturais, são importantes fontes de nutrientes que não podem ser queimados e perdidos, e se adequadamente processados se transformam num incrível substrato para o cultivo de plantas”, finaliza o professor.

O segundo dia de programação da Semana Cultivando Vida Sustentável integrou também visita ao campo experimental do IFMT Sorriso.

Nesta quarta-feira (01), as palestras giram em torno do cultivo e uso popular e tradicional de plantas medicinais e plantas PANC’S, acompanhado de oficina. Representantes das secretarias municipais de ação social dos municípios que integram o Cidesa também se reúnem para debater estratégias de bem estar social a partir de uma alimentação saudável.

A programação noturna inclui a realização de Webinar com o tema “Gestão das propriedades certificadas RTRS”, a partir das 20h. As inscrições podem ser feitas no site do CAT Sorriso www.catsorriso.org.br.

A Semana Cultivando Vida Sustentável é realizada pelo Clube Amigos da Terra (CAT) de Sorriso e IDH com apoio do Cidesa, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e prefeitura municipal de Sorriso.

Confira a programação para os demais dias da semana:

02/12 – Quinta-feira

Local: IFMT Campus Sorriso

08h às 11h30 – Fitoterapia e plantas medicinais na atenção a Saúde no SUS

Palestrante: Dr. Euclides de Lara Cardoso – Sustentec (Toledo/PR)

14h às 17h – Reunião com secretarias municipais de saúde

Cidesa – Práticas Integrativas e complementares na atenção à saúde

Oficina de práticas plantas medicinais e plantas PANC’s

 

03/12 – Sexta-feira

Local: IFMT Campus Sorriso

08h às 11h30 – Políticas Públicas e Municipais de segurança alimentar e nutricional

Palestrantes:

Dra. Jaciara Reis – Consea – Paraná

Jhony Luchmann – CAPA – Paraná

14h às 17h – Reunião secretarias municipais de Educação e Agricultura

Cidesa – Produção e consumo regional de alimentos e o papel das compras públicas

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.