MENU

Search
Close this search box.

Compartilhe nas redes sociais

Comitiva chega para dia de Campo com produtores de soja que buscam certificação

Desembarcou ontem (22), em Sorriso a comitiva composta por jornalistas e um dos palestrantes do primeiro dia de Campo sobre certificação da Soja.

O grupo foi recepcionado pelo presidente do Clube Amigos da Terra (CAT), Junior Ferrarin, a coordenadora do projeto Gente que Produz e Preserva, Cynthia Cominesi, a secretária executiva Lenira Arsego e o engenheiro Agrônomo do CAT, Rafael Borges.

O evento que está marcado para a próxima quarta-feira, dia 24 de junho, vai reunir quatro palestrantes e os produtores de soja que aderiram ao projeto de Certificação RTRS e se comprometeram a produzir com responsabilidade social e ambiental.

O processo de certificação da soja em Sorriso começou em novembro de 2013. Atualmente 9 propriedades participam das etapas que vão garantir, no futuro, que o grão vem de uma produção responsável. Para isso, a RTRS, que é uma organização da sociedade civil que promove a produção, processamento e comercialização responsável da soja em nível global, oferece aos agricultores respostas e soluções na área administrativa, econômica, social e ambiental.

Obrigações

Para ter a soja certificada, o produtor é obrigado a cumprir com os 100 indicadores do padrão RTRS e isso pode ser feito através de uma adaptação gradual, ao longo de três anos de trabalho. Os indicadores são classificados como conformidade imediata, de curto prazo e médio prazo.

Além disso, o produtor precisa seguir os cinco princípios básicos do programa: cumprir as leis e as boas práticas de negócios, oferecer boas condições de trabalho, respeitar e criar vínculos com as comunidades locais, cuidar do meio ambiente e adotar boas práticas agrícolas.

Para o casal Joacir e Conceição Missio, o processo não está sendo difícil. Muitas exigências do programa já eram realidade na fazenda as demais estão sendo organizadas. “Tem coisas que a gente sabe que tem que fazer mais vai sempre deixando pra depois. O projeto da Certificação da soja acelerou o processo de adequação e isso é bom pra todo mundo”, afirmou Joacir Missio.

Vantagens

As vantagens do programa também se refletem no bolso do produtor. O volume de soja certificada pode ser vendido fisicamente ou virtualmente, através de créditos. Essa comercialização é tema da palestra de Harry Van Der Vliet. Ele explica que a RTRS desenvolveu uma Plataforma de negócios para auxiliar o produtor. “A RTRS concede aos produtores Créditos equivalentes ao volume certificado (1 crédito por tonelada de soja certificada) é um prêmio que o produtor recebe”, explica Harry.

O presidente do CAT, Junior Ferrarin ressalta que a certificação é uma espécie de bônus para os produtores. “O Clube Amigos da Terra,é uma entidade formada por produtores e vem trabalhando com eles pra desenvolve, a gente está trazendo um bônus para o produtor que quiser certificar sua propriedade e agregar valor real por estar investindo na produção utilizando as melhores práticas. A gente acredita que esse pilar socieconomico e ambiental é importante mas precisa ser levado a sério e remunerado”, completou Ferrarin.

Muitas empresas que desejam apoiar a produção de soja responsável optam por este

método, uma vez que ele recompensa diretamente os produtores certificados que

demonstraram seu compromisso com as boas práticas agrícolas, bem como responsabilidade

ambiental e relações responsáveis com as comunidades. Essas empresas

podem fazer declarações relacionadas a tal apoio ou usar o “logotipo de Créditos”

em seus produtos, dependendo da quantidade comprada.

Programação Dia de Campo

O evento está marcado para o dia 24 de junho na fazenda Videirense, localizada na BR-163 – Km 729 – Sentido Cuiabá, após a PRF à direita.

8:00 hs – Abertura

8:30 hs – Palestra com Bruno Marin Arroyo sobre controle biológico em soja com a utilização de Parasitoides

9:15 hs – Palestra Harry Van Der Vliet sobre Mercado global e Comercialização de créditos RTRS

10:00 hs – João Luiz Crosara Abrahão sobre destinação ambientalmente correta dos resíduos produzidos em propriedades rurais

10:30 hs – Rodolfo Yanosteac sobre destinação de resíduos contaminados

11:00 hs – Troca de informações entre produtores e visitação na sede da Fazenda.

12:00 hs – Almoço e encerramento.

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

05/04/2024

Plataforma digital de monitoramento do projeto Chove-Chuva será lançada em Sorriso no dia 08 de abril

02/04/2024

Sorriso receberá representantes de outras regiões do Brasil e da Holanda na Field Trip 2024