Conforme Márcio, ambos sinalizaram de forma positiva ao pedido. “Tanto o deputado quanto o governador se comprometeram em nos auxiliar financeiramente. Um espaço apropriado para abater é uma demanda de outros municípios também”, pontua.

Márcio acrescenta que também foi debatida a possibilidade de simplificar as normativas que regem a regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf). A intenção é viabilizar assistência técnica via consórcio para atender não só Sorriso, mas municípios da região. O Susaf foi criado pela Lei 10.502 de 18 de janeiro de 2017.

O gestor lembra que Sorriso aderiu ao Susaf ainda em dezembro de 2019. “Desde então, temos sete famílias cadastradas. A partir da adesão, as famílias podem comercializar sua produção em todo o Estado, o que aumenta as possibilidades de novos mercados”, destaca.

Além disso, também foram debatidas formas legais de flexibilizar o acesso ao Susaf. “Flexibilizando, temos certeza de que outras famílias também poderão aderir ao Sistema; além disso, dará oportunidades para que outros municípios também possam aderir”, frisa. Márcio explica que para aderir ao Susaf, o produtor precisa primeiro fazer a adesão ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A partir da certificação municipal é que o produtor pode solicitar à Prefeitura à adesão ao Sistema do Estado. “É um processo integrado”, diz. “O governador e o deputado nos atenderam e se comprometeram em buscar formas de simplificar esse acesso”, relata. Além de Sorriso, no fim de 2020 Juscimeira também aderiu ao Susaf.

Ainda com Mauro Mendes e Dal’Bosco, o gestor adjunto da SAMA, solicitou apoio para a rede produtiva da agricultura familiar como um todo. “Hoje temos vários programas voltados para a agricultura familiar em andamento; estamos buscando recursos tanto para fortalecer como para ampliar”, frisa.

No Indea

Já na reunião com a coordenadora de Inspeção e Fiscalização de Produtos e Subprodutos de Origem Animal, do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso  (Indea), Fernanda da Silva Rocco, Márcio voltou a destacar a necessidade de apoio técnico do Instituto. “Discutimos um convênio para contratação de veterinários, o que, possibilitaria tanto a ampliação do Abatedouro Municipal de Aves quanto o acesso ao Susaf”, completa.