MENU

Search
Close this search box.
WhatsApp Image 2024-03-08 at 19.30.34 (2)

Com apoio do CAT, produtoras da Poranga têm Dia da Mulher especial, com muita descontração, bingo e sorteio de brindes

Compartilhe nas redes sociais

Mulheres que fazem parte da Agricultura Familiar da Aprocel – Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio Celeste, da qual fazem parte famílias produtoras do Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso-MT, tiveram uma programação especial voltada ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

Foi um momento de descontração para as mulheres que tem uma rotina diária de muito trabalho com a terra, voltado à produção de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar. Foi uma tarde de confraternização, que reuniu cerca de 60 mulheres, com atividades culturais e de lazer,  incluindo recreação, bingo e sorteio de brindes, além de um Coffee Break, enfim, um dia festivo com muita música e animação.

Aprendendo a enxergar com os olhos do coração

Um momento especial foi o da ‘contação’ de histórias, uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação das mulheres que prestaram muita atenção no texto lido por Ana Catarina: “A toupeira que queria ver o cometa”, do escritor Rubem Alves, que conta a história de “Ceguinha”, uma toupeira que vivia em buracos escuros e sonhava em ver um cometa. A História mostra que desejar profundamente é o primeiro passo para se adquirir conhecimento, e que o encantamento com aquilo que, aparentemente, é corriqueiro e comum aos nossos olhos no nosso dia-a-dia, pode nos levar a presenciar um milagre a cada dia, e que o mundo pode se tornar mais colorido e iluminado a partir do momento que enxergamos a beleza que existe em nossa volta.

 

Parceria com o CAT Sorriso

Ana Catarina Tibaldi dos Reis, secretária da diretoria da Aprocel ressaltou a importância da parceria com o CAT Sorriso desde junho de 2022, com um amadurecimento de agosto para cá. “Tivemos uma conversa muito produtiva, solicitamos o apoio do CAT voltado para a agricultura familiar, é uma parceria ombro a ombro e a gente tem trabalhado no sentido de melhorar a documentação, auxílio em eventos, projetos e capacitações com profissionais, e realização de dias de campo, com trocas de experiência ”.

Ana Catarina comentou sobre a confraternização entre as mulheres “A gente pensou em fazer isso, para trazer as mulheres para passar uma tarde diferente, num bate-papo, troca de experiência, bingo, sorteio de brindes. Ressaltamos também a parceria com o CAT, com a Cresol e com outros apoiadores do evento que doaram os brindes. As mulheres participaram em peso e a gente fica muito feliz”.

E complementou falando sobre a organização da associação “Hoje a gente percebe uma grande organização dentro da Aprocel, com nosso estatuto atualizado e registrado, temos conta no banco, estamos procurando mais parcerias na questão de projetos. Os associados estão todos cadastrados, com fichas individuais, documentação, mensalidades dos sócios em dias, com maior participação nas reuniões, que são realizadas a cada dois meses, quando não tem reunião a gente faz as consultas e votações pelo grupo de Whatsapp”.

Aprocel 

Criada em 1999, a Aprocel – Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio Celeste vem passando por mudanças e em 2022 foi implantada uma ala feminina dentro do estatuto da associação, que criou a “Secretaria da Mulher”, justamente para um olhar mais atencioso para as questões femininas.

Atualmente a Aprocel conta com 95 associados, produzindo principalmente frutas e verduras, mas também tem produtores de frango, galinha caipira, suínos, peixe e gado de leite e de corte. E cerca de 75% dos associados conta com sua horta, seja para sua subsistência ou para a comercialização. Ana Catarina salienta que a associação tem feito novas parcerias com o CAT que tem sido parceiro de agosto para cá, para trabalhar junto em capacitações, apoio em eventos, cursos e com a Cresol, que também tem contribuído com cursos de educação financeira dos produtores que fazem parte da associação.

A tesoureira da Aprocel, Leonilda Luciana Estruzani da Silva, falou sobre a organização da parte financeira e a prestação de contas da diretoria: “Nós assumimos agora, com a nova diretoria e estamos procurando fazer tudo da melhor forma possível, fazendo reuniões para mostrar para os associados, a gente tá prestando conta de tudo, trabalhando com clareza e transparência”.

Leonilda também comentou sobre a confraternização “A gente sempre tenta fazer um momento diferente para tirar a mulher um pouco de casa, da rotina do cotidiano e distrair a cabeça , onde a gente brinca, conversa com as vizinhas. A intenção é promover um momento especial para as mulheres da nossa comunidade do assentamento”.

Para Cristina Delicato, diretora de desenvolvimento de projetos e relações públicas do Cat Sorriso: “O Cat vem promovendo há vários anos uma aproximação e um bate-papo com as mulheres do Assentamento, por meio do Projeto Mulheres do Campo e acreditamos estar fazendo a diferença em suas vidas”.

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]