Compartilhe nas redes sociais

Ciclo de palestras apresentou os Desafios da Avicultura na Agricultura Familiar

O evento foi realizado pela SEMASA em parceria com o CAT Sorriso e apresentou assuntos como criação, manejo correto e descartes de aves no abatedouro

O Encontro com o tema: “Os Desafios da Avicultura na Agricultura Familiar” aconteceu no dia 15/09, na Escola Municipal Matilde Zanata, localizada no Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso. O evento foi uma realização da SEMASA – Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, em parceria com o CAT Sorriso. O evento teve como objetivo levar esclarecimentos aos produtores sobre temas de grande importância, desde a criação dos frangos e os manejos corretos e a correlação desse manejo com os descartes dentro do abatedouro.

O público alvo foram os produtores já ativos cadastrados no programa de Avicultura e também novos produtores. Durante o encontro as médicas veterinárias de campo e as responsáveis pelo abatedouro da SEMASA falaram sobre assuntos de manejo sanitário adequado e explicaram os motivos das condenações de aves no abatedouro para ter um produto final de qualidade. “O evento foi um sucesso, atendendo todas as expectativas, os produtores conseguiram entender a importância do manejo e como ele influencia economicamente no bolso do produtor”, frisou a médica veterinária e palestrante Keila Magalhães.

 

 

Avaliação positiva:

 

O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella comentou sobre o evento: “Foi um evento extremamente importante, onde falamos sobre o nosso Abatedouro Municipal de Aves que oferece o abate de frangos com inspeção estadual , com o selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte), obedecendo uma série de normas e os veterinários orientam sobre o manejo das aves , com informações de como deve ser feito esse manejo, como escolher o melhor local para as aves ficarem alojadas, informações sobre sanidade animal, as regras para fazer o abate . fazemos uma avaliação positiva, pois tivemos uma participação grande dos produtores nessa reunião que foi muito útil para a cadeia produtiva de aves, principalmente de aves caipiras”.

O vice-prefeito Gerson Bicego esteve acompanhando o evento e falou da importância da participação dos produtores da Agricultura Familiar, que fazem parte da cadeia produtiva do frango para a busca de conhecimentos e acompanhamento técnico. “Acompanhamos de perto esse ciclo de palestras promovido pela Prefeitura Municipal, através da SEMASA e em parceria com o CAT. Gostaria de parabenizar as famílias, que através da busca do conhecimento, do acompanhamento técnico, desenvolvem em nosso município essa cadeia produtiva tão importante que é a do frango caipira. Todos que estiveram lá com certeza, tiveram a oportunidade de entender o quanto é necessário o ciclo completo desde a escolha do melhor lugar dos mini aviários, a escolha dos pintainhos , o acompanhamento da zootecnista até o resultado final, um produto de qualidade que possa chegar não somente ao mercado municipal, nossas feiras e demais pontos de venda, como também através do SUSAF atingir todo estado de Mato Grosso”. Destacou o vice-prefeito.

 

O CAT Sorriso sempre apoia os projetos da Agricultura Familiar e está sempre presente contribuindo para o crescimento das cadeias produtivas.  “É de suma importância que eventos como esse aconteçam para o fortalecimento da nossa agricultura familiar. O evento foi um sucesso, atendou nossas expectativas. As palestras foram bem estratégicas e abordaram assuntos do dia-a-dia dos produtores, além de esclarecer diversas dúvidas sobre o Abatedouro Municipal de AVES. A nosso ver, a principal abordagem foi o quanto um manejo inadequado reflete diretamente na qualidade do produto final e na lucratividade da produção”, avaliou Andreia Sousa, zootecnista do CAT Sorriso.

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

 

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

12/06/2024

CAT e parceiros promovem oficinas e visitas técnicas para Agricultura Familiar de Sorriso e região

09/06/2024

IFMT e CAT reativam viveiro de mudas nativas

07/06/2024

Apesar dos benefícios, Sistema do Plantio Direto ainda é pouco utilizado em MT

06/06/2024

Sustentabilidade: venda de créditos certificados traz rentabilidade para produtores rurais

03/06/2024

Palestra apresenta como funcionam os Sistemas Agroflorestais (SAF)

31/05/2024

CAT lança Selo de Origem da Agricultura Familiar e livro didático sobre o Agro e o Desenvolvimento de Mato Grosso

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.