MENU

Search
Close this search box.
WhatsApp Image 2021-11-26 at 09.36.28

CAT Sorriso realiza semana de eventos técnicos voltados à agricultura familiar

Compartilhe nas redes sociais

Semana Cultivando Vida Sustentável acontece de 29 a 03 de dezembro; programação reúne temas como compostagem, plantas medicinais, gestão de propriedades, ações sociais entre outros

Com propósito de levar informação de qualidade e capacitação aos pequenos produtores da agricultura familiar de Sorriso, no Mato Grosso, o CAT (Associação Clube Amigos da Terra CAT – Sorriso), promove entre os dias 29 de novembro a 03 de dezembro, a Semana Cultivando Vida Sustentável.

A programação extensa contará com diversas iniciativas em campo e orientações técnicas sobre agroecologia, restauração florestal, compostagem, plantas medicinais, desafios e oportunidades, gestão de propriedades, ações com a comunidade, segurança alimentar, entre outros.

Nos cinco dias de evento, o CAT irá promover iniciativas juntos aos produtores, mas também com as Secretarias Municipais a fim de fomentar o desenvolvimento sustentável do município, discutindo pautas como políticas públicas regionais e municipais, além da produção e consumo local de alimentos.

Os interessados podem se inscrever pelo link ou acompanhar virtualmente pelo Canal CAT no YouTube. “Queremos promover um momento de compartilhamento de informações relevantes para todos os elos da cadeia. A Semana Cultivando Vida Sustentável é uma grande oportunidade para promover e incentivar o desenvolvimento sustentável de Sorriso e região, por meio da agricultura familiar que é tão relevante”, destaca a presidente do CAT Sorriso, Dudy Paiva.

O Projeto Cultivando Vida Sustentável tem por objetivo valorizar a produção responsável de soja, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para pequenos produtores da Agricultura Familiar. A iniciativa conta com o aporte financeiro do IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável), além de recursos oriundos de contrapartidas em treinamentos e investimentos privados, liderados pelo CAT Sorriso.

Já a Semana Cultivando Vida Sustentável também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, o CIDESA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires) e o Instituto Federal do Mato Grosso.

Confira a programação completa do evento:

29/11

14h às 17h – Palestra Desafios e Oportunidades para a Agricultura Familiar no âmbito do CIDESA

19h – Abertura oficial do evento

 

30/11

07h30 – Dia de Campo Restauração Florestal – Fazenda Santana

14h – Dia de Campo – Campus Experimental IFMT

 

01/12

08h às 11h30 – Palestra Cultivo e uso popular e tradicional de plantas medicinais e panc’s

14h às 17h – CIDESA – Estratégias de bem-estar social a partir de uma alimentação saudável

20h – Webinar sobre gestão das propriedades certificadas RTRS

 

02/12

08h às 11h30 – Palestra Fitoterapia e plantas medicinais na atenção à saúde no SUS

14h às 17h – Reunião com secretarias municipais de saúde sobre práticas integradas e complementares na atenção à saúde

 

03/12

08h às 11h30 – Palestra políticas públicas regionais e municipais de seguranças alimentar e nutricional

14h às 17h – Reunião com as secretarias municipais de educação e agricultura sobre produção e consumo regional de alimentos e o papel das compras públicas

 

SOBRE O CAT SORRISO

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 19 anos de atuação, a Associação Clube Amigos da Terra (CAT) preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.