CAT Sorriso 20 anos
Imagem Encontro “Boas Práticas Agrícolas – Gente Que Produz e Preserva”

CAT Sorriso promove encontro “Boas Práticas Agrícolas – Gente Que Produz e Preserva”

Compartilhe nas redes sociais

O CAT Sorriso promoveu, no dia 2 de dezembro, o encontro “Boas Práticas Agrícolas – Gente que Produz e Preserva”, evento que faz parte do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido pela associação em parceria com a IDH. Durante a edição foram entregues os certificados aos produtores que integram o Projeto de Certificação Padrão RTRS, além da apresentação do conceito para mobilizar novos agricultores interessados em fazer parte do programa de soja responsável.

A ação contou com a presença de renomados profissionais, como Cid Sanches, consultor da RTRS no Brasil, Fernando Sampaio, diretor do Programa PCI (Produzir, Conservar e Incluir), Alex Schmidt, gerente territorial IDH, Elton Caixeta, consultor da Sustenágil Consultoria, e Dudy Paiva, vice-presidente do CAT Sorriso. “Nosso intuito é valorizar a produção responsável de soja em média e larga escala, sob a diretriz da RTRS, promovendo a restauração de áreas degradadas, assegurando o atendimento ao padrão de produção mundial e garantindo que a soja seja produzida e comercializada de forma ambientalmente justa e economicamente viável”, comenta Dudy.

Desde 2015, o projeto remunera o agricultor por produzir de forma social e correta, isso porque quem faz parte do programa recebe um bônus pelos serviços ambientais: cada tonelada de grão físico produzido, equivale a um crédito que é comercializado na plataforma da RTRS. O CAT Sorriso é o gestor deste grupo e comercializa esses créditos repassando o valor total ao produtor.

“Já são cerca de 180 mil hectares certificados ou em processo de certificação. Além disso, já foram distribuídos mais de um milhão e meio de dólares em créditos de soja certificada, beneficiando os produtores rurais, que recebem essa bonificação financeira e contam com mudanças positivas dentro das propriedades”, finaliza Dudy.